IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DO ESPAÇO  SOB UMA VISÃO SOCIOECONÔMICA. PLANEJAMENTO SUSTENTÁVEL E ECOTURISMO NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS - PB

Carlos José Duarte Pereira 1
Lucas da Silva 1
Romero Duarte de Andrade, 1
Daniel Duarte Pereira 2
(1. Depto. de Historia e Geografia / Universidade Estadual da Paraiba - UEPB; 2. Depto. de Solos e Engenharia Rural da Universidade Federal da Praiba - UFPB)
INTRODUÇÃO:

O município de Cabaceiras fica localizado na Mesorregião da Borborema, Microrregião do Cariri Oriental do estado da Paraíba. Com uma área de 516Km² e população estimada em 4.450 hab, é o pólo xérico do Brasil com  índices pluviométrico médios de 312 mm/ano. Como atividades produtivas, destacaram-se o cultivo do tomate, às margens do açude de Boqueirão, e o de alho no distrito de Ribeira às margens do Rio Taperoá. Há duas décadas, várias experiências de desenvolvimento regional têm sido implantadas, destacando-se  o turismo de eventos e no espaço rural. Ligados a esta atividade, nas suas vertentes ecológica e cultural,  podem-se destacar o artesanato em couro e madeira, a culinária e eventos tipo o Bode Rei, além dos sítios arqueológicos e cenários de rara beleza como o Lajedo de Pai Mateus.

METODOLOGIA:

O trabalho contou inicialmente com um levantamento bibliográfico em jornais, revistas, livros e outros documentos com vistas ao embasamento teórico pertinente ao tema em questão.  Em seguida, foram realizadas coletas de dados através de entrevistas e consultas a diversas Secretarias municipais, entre elas, as de Ação Rural e Meio Ambiente e a de Turismo. Por fim, os dados foram tabulados, sistematizados e interpretados.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos denotam que a produção do espaço do município de Cabaceiras resultou do núcleo inicial  fazenda/capela, donde o  surgimento de uma vila,  passando a entreposto de gado e caminho de tropeiros. Posteriormente, se partiu para o aproveitamento de peles de bovinos, caprinos e ovinos, destacando-se como referência no curtimento do couro ao natural, utilizando-se o tanino oriundo das cascas do angico Anadenanthera macrocarpa. Do curtimento, se passou ao beneficiamento do couro na forma de artesanato e artefatos, constituindo os rudimentos de uma cadeia produtiva baseada no “ciclo do couro”. Atualmente, uma nova vertente econômica se evidencia através do turismo no espaço rural, tendo como ponto principal o Lajedo de Pai Mateus e outros cenários de rara beleza. Observou-se que grande parte da população local sente-se incluída dentro destas atividades econômicas e que pouco mais da metade vive exclusivamente das mesmas. Acreditam que é possível viver sustentavelmente com que dispõe o município, mas grande parte, os cuidados com o meio ambiente, demonstrando que para se ter  desenvolvimento local, se tem que planejar as atividades econômicas sem prejuízo dos recursos naturais.
CONCLUSÕES:
Foi verificada a importância da preservação dos recursos naturais, pela maior parte dos entrevistados. Pode-se verificar a preocupação quanto a  aplicação dos recursos e a tomada de conhecimento na valorização dos sítios arqueológicos, do artesanato em couro e dos casarios urbano e rural. Com o potencial existente  e com vários parceiros dedicados ao desenvolvimento do turismo no município, se faz necessário que estes planejamentos e  decisões sejam inseridos no cotidiano local, no sentido de garantir que as lacunas que forem surgindo, devido a constante mutabilidade das atividades, sejam rapidamente preenchidos.
 
Palavras-chave: Turismo; Desenvolvimento Sustentavel; Produção do Espaço.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006