IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional

ANÁLISE DA COMPATIBILIDADE DE OBJETIVOS ENTRE: PESSOAS E ORGANIZAÇÃO

Alex Bruno Ferreira Marques do Nascimento 1
Maria de Lourdes de Melo Salmito Mendes 1
(1. Universidade Estadual do Piauí/UESPI)
INTRODUÇÃO:
O atual mercado mostra que muitas pessoas estão insatisfeitas com rotinas desgastantes, motivadas apenas pela remuneração e, por outro lado, o objetivo da organização é prioritariamente a obsessão pelo lucro. Considerando este cenário e a complexidade humana, como aliar objetivos pessoais com interesses organizacionais? Este trabalho tem por escopo, confrontar os objetivos das empresas com os de seus funcionários, tendo por base a Abordagem Comportamental. Sempre ressaltando a importância das pessoas como diferencial competitivo, e apresentar práticas satisfatórias que promovam o bem-estar atingindo o sucesso do todo, concomitantemente.
METODOLOGIA:
Pesquisa bibliográfica exploratória e trabalho de campo para observar o clima organizacional das 03 (três) empresas de Teresina-PI que tem maior destaque nos ramos: automobilístico, logístico e indústria têxtil. Foram aplicados questionários com perguntas objetivas e subjetivas, aos funcionários de ambos os sexos, com idade média de 28 anos e de diversos setores (priorizando aqueles que têm maior tempo de serviço e estavam mais próximos dos clientes). Todas as respostas deram base para a formulação de traços do comportamento humano e, para maior veracidade da pesquisa, as informações levantadas foram confrontadas com o depoimento dos diretores de Recursos Humanos das empresas. As visitas foram registradas através de fotografias, que retrataram a rotina de trabalho e, logo após o levantamento de todos os dados, houve um debate com a orientadora da pesquisa, a fim de elaborar as conclusões.
RESULTADOS:
Somente uma das empresas mostrou-se preocupada com a relevância de aliar seus interesses aos dos funcionários. Porém o bom relacionamento interpessoal, encontrado em todas, justificou um expressivo número (41%) de colaboradores que estão atingindo seus objetivos pessoais e profissionais. Por outro lado, 39% não souberam descrever os principais caminhos da empresa para o ano de 2006, o que denuncia uma grande deficiência da comunicação organizacional. Os objetivos predominantes entre as pessoas entrevistadas foram: desenvolvimento profissional (48%), e equilíbrio entre vida profissional com pessoal (33%). O medo do desemprego pode explicar o fato de que 42% falam pouco, com seus chefes, sobre objetivos em geral. Mas a grande maioria (89%) tem orgulho da empresa em que trabalha e costuma falar bem do emprego.
CONCLUSÕES:
Constatou-se a utopia de convergência total de interesses entre as partes conflitantes desse assunto, todavia pode-se concluir que o grau de compatibilidade dos objetivos foi “bom”, haja vista o alto nível de realização das pessoas. No entanto, esses colaboradores estão cada vez mais informados, exigentes e com anseios instáveis; na busca de valorização pessoal o dinheiro não é mais prioridade, é necessidade básica. Apesar do bom clima organizacional, observou-se que os subordinados não se sentem à vontade para falar com os chefes quando não estão alcançando metas de vida. De uma forma geral, isto é explicado pela insegurança do emprego. A solução mais plausível encontrada para a problemática da pesquisa está na simples ação de estimular a comunicação interna, considerando as pessoas como principal componente do sucesso, sempre seguindo alguns quesitos como: reconhecimento, ética, acompanhamento, confiança, disponibilidade de recursos para o alcance de objetivos. E, acima de tudo, pregar o respeito como meio de entender as limitações do outro lado estimulando as potencialidades.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Organização; Pessoas; Comportamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006