IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ARTE COMO PARCEIRA NO TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA APLICADA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SÃO JOSÉ-SC

Marilene Vilhena de Oliveira  1
Antonio Villaca Torres  2
Maclovia Corrêa da Silva  2
Elisete Ferreira 1
(1. Gerência de Ensino/CEFETSC ; 2. PPGTE/UTFPR)
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa consiste numa proposta pedagógica para as atividades de Educação Ambiental envolvendo a disciplina de Artes como parceira no processo de tratamento de resíduos sólidos, no CEFET-SC, Unidade de São José. As atividades desenvolvidas envolvem alunos do Ensino Médio ao Tecnológico, cujo tema converge para a integração das atividades de Educação Ambiental (doravante EA), realizadas por uma comissão de Gestão Ambiental da Unidade de São José e as aulas de artes, tendo como objetivo principal possibilitar um estudo interdisciplinar nas atividades práticas de criação de obras de artes com utilização de diversos materiais (resíduos sólidos), apreciação e análise de produções artísticas que em suas composições tratam das questões ambientais, oficinas de aproveitamento de resíduos de alimentos (talos, cascas, sementes e outros), reciclagem de papel, palestras, peças teatrais e visitas (Lixão, CEASA/SC e cooperativas de catadores) para conhecer e refletir sobre a problemática ambiental.

Na medida em que a arte atua como parceira da EA transitando no âmbito da educação média e tecnológica, garante mudanças conceituais e práticas percebendo e codificando as questões sociais e ambientais, numa educação voltada para a cidadania. Nesta perspectiva, apresenta-se a disciplina de Artes numa concepção contemporânea, apontando para temas que possibilitam a articulação da arte com outras formas de saber numa metodologia para a inserção da EA nas escolas

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa in loco, com experimentação e qualitativa. O local é a unidade do CEFET-SC de São José e a trajetória consiste em três etapas: A primeira, planejamento conjunto com a comissão de Gestão Ambiental do CEFET dos temas abordados, objetivos, escolha das turmas (duas turmas entre ensino médio e tecnológico). O planejamento engloba a descrição da EA no Brasil e no mundo, sua importância para os problemas ambientais atualmente vividos, os tratamentos dados aos resíduos sólidos, a importância da inserção da arte nas atividades de EA e o resgate da responsabilidade sócio-ambiental; A segunda, execução das atividades através de seminários, visitas em locais específicos (lixão do município, CEASA/SC e cooperativas de catadores), oficinas de reciclagem de papel e aproveitamento de resíduos sólidos (retalhos, cascas, sementes, folhas secas, barbantes, papéis, revistas...) aplicados em obras de arte (pinturas em telas, canos de PVC, caixas, suportes), produções de peças teatrais e análise de obras que trazem a temática ambiental. Nesta etapa mostra-se a importância do envolvimento constante da comunidade escolar na continuidade da coleta seletiva na escola, com disposição correta dos resíduos nos contêineres que se encontram em locais específicos (corredores e salas de aulas).

A terceira, avaliação das atividades destacando relevância, participação dos envolvidos, repercussão e resultados na comunidade escolar e compilação dos dados para futuros estudos.

RESULTADOS:

O trabalho representou uma importante contribuição para a instituição, pois se apresentou como uma proposta pedagógica inovadora tendo como foco um tema de interesse coletivo. O processo de construção para um trabalho dessa natureza requer ações conjuntas e muitos desafios. Durante a fase de execução pôde-se observar que a arte em suas diferentes linguagens possibilitou maior participação dos atores envolvidos. Assim, o trabalho atuou de forma a sensibilizar a comunidade quanto às questões ambientais. Na educação tecnológica, a participação maior aconteceu nas palestras sobre temas relacionados aos resíduos sólidos e nas apresentações teatrais. Essas atividades serviram de contraponto na formação do técnico-profissional entre os conhecimentos meramente tecnológicos e os conhecimentos de formação geral. Os alunos do ensino médio participaram ativamente das oficinas de reciclagem de papel, pinturas com aplicações de diversos resíduos, teatro e oficina de aproveitamento de resíduos de alimentos. Na visita ao CEASA/SC, se interessaram em conhecer os locais que depositam as sobras de alimentos para doação às famílias carentes. Fotografaram o momento de chegada dessas famílias aos locais. Finalmente, houve maior colaboração dos alunos no processo de coleta seletiva do lixo, na escola. Para o ensino de Artes, há de se aprofundar essas experiências, apresentando futuramente estudos que auxiliem numa proposta inovadora quebrando assim os paradigmas que impedem essas ações.

CONCLUSÕES:

As possibilidades de realização das atividades e criações artísticas propostas nesta pesquisa mostraram a capacidade que a arte tem na articulação com os temas relacionados ao meio ambiente. O potencial da disciplina de artes, numa visão contemporânea de articular e trabalhar os conteúdos com suas múltiplas manifestações artísticas contribuiu de forma satisfatória nas atividades de Educação Ambiental. A criação de obras de arte que trazem em suas composições a temática ambiental, tanto em relação à valorização, o emprego e reutilização de diversos materiais (sucatas e orgânicos), quanto à denúncia de degradação ambiental, possibilitam o foco de ensinar e educar para a natureza compreendendo a ação correta de interação do homem com o ambiente, sua relação com a tecnologia e seu papel para a formação de uma sociedade mais justa e solidária. Nesta perspectiva, a aplicação da proposta no âmbito do CEFET-SC, torna-se indispensável para o processo de formação técnico-profissional com face mais humanística. Assim, o processo educativo passa a ser apresentado numa nova concepção, associando-se ao uso das tecnologias a valorização dos recursos naturais, possibilitando assim, contribuições para a aquisição de hábitos e atitudes que apontam para uma responsabilidade sócio-ambiental.

 
Palavras-chave: EDUCAÇÃO AMBIENTAL; RESÍDUOS SÓLIDOS; ARTES.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006