IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 6. Medicina Veterinária

A INTERAÇÃO HUMANO-ANIMAL E O USO DE HOMEOPATIA EM BOVINOS DE LEITE

Luciana Aparecida Honorato  1
Maria José Hötzel 2
Karen Follador Karam 1
Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho 2
(1. Pós-graduação em Agroecossistemas/ PPGAGR; 2. Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Rural/ DZDR)
INTRODUÇÃO:

Um fator importante para o bem-estar de animais de produção é a forte interação humano-animal, a qual é norteada pelas atitudes dos humanos em relação aos animais. A rotina de manejo diário e o trabalho com os animais são influenciados pelas condições de produção, que pode afetar a percepção das pessoas que lidam com os animais e sua conduta para com os mesmos. O pressuposto que embasa este trabalho é que a adoção da homeopatia estaria associada a alterações na rotina de manejo, na percepção das pessoas em relação aos animais e a propriedade como um todo. Essas alterações se refletiriam em diferenças na interação humano-animal nessas propriedades, quando comparado com propriedades convencionais, favorecendo o bem-estar animal. Somando-se a isso, os medicamentos homeopáticos podem exercer alguma ação terapêutica sobre o comportamento dos animais. O objetivo deste trabalho foi estudar aspectos da interação humano-animal que possam ser influenciados pelo uso de homeopatia em bovinos de leite, a sua influência sobre a saúde e sobre o bem-estar animal.

METODOLOGIA:

Foram escolhidos 20 estabelecimentos de agricultores familiares envolvidos na atividade leiteira nos municípios de Antonio Prado e Ipê- RS, sendo que 9 desses produtores usavam medicamentos homeopáticos no seu rebanho e 11 não usavam. As propriedades tinham em média 20 hectares e rebanhos em torno de 15 vacas, com uma média de produção de 3886 litros/vaca/lactação. A metodologia adotada envolveu observações do comportamento humano (nomear e falar com os animais, contatos positivos e negativos com os mesmos, uso de maneias na ordenha e uso de objetos e de cachorro na condução dos animais), entrevistas com 27 manejadores dos animais, e observações do comportamento dos animais (teste de docilidade e distância de fuga das vacas em lactação) e exames clínicos dos mesmos. A efetividade dos dois modelos terapêuticos foi comparada, através de uma análise de variância, avaliando-se alguns aspectos da saúde dos animais nas propriedades homeopáticas e não homeopáticas. O comportamento dos agricultores foi contraposto com as suas opiniões e declarações a respeito dos animais, inferidas a partir da análise de entrevistas semi-estruturadas conduzidas com os mesmos, utilizando-se do método de análise de conteúdo. O tratamento principal estudado – uso de homeopatia ou não na propriedade – foi relacionado com as variáveis de comportamento humanas e animais, onde foram aplicados testes de regressão, e estas relações foram discutidas em relação às atitudes dos agricultores.

RESULTADOS:

As condições de saúde dos animais foram semelhantes nos dois grupos; porém, pôde-se verificar diferenças comportamentais nos animais: a distância de fuga média dos rebanhos sob uso de homeopatia foi de 0,94 metros e do rebanho convencional foi de 1,94 metros (p=0,04). Houve também uma tendência à maior docilidade nos animais sob uso de homeopatia, onde o escore médio foi de 1,33, e de 1,69 para os que não usavam homeopatia (p=0,08). Uma das possíveis explicações para a diferença encontrada seria que, com o uso de medicamentos homeopáticos na alimentação, o que exigem uma menor movimentação para fins de tratamentos veterinários e procedimentos dolorosos e de contenção, as interações negativas dos tratadores com os animais seriam reduzidas, evitando assim o estresse dos animais. Houve uma tendência (p=0,13) a haver menos comportamentos negativos dos manejadores que usavam homeopatia do que os que não usavam. Além disso, os medicamentos homeopáticos, apesar de administrados visando o combate de doenças específicas, podem ter agido também no comportamento dos animais. Não houve diferença estatística entre os dois grupos quanto às atitudes dos entrevistados com relação aos animais nem correlação entre as atitudes e os comportamentos dos mesmos. Porém, na análise de conteúdo, algumas opiniões sobre características positivas das vacas tiveram correspondência com comportamentos positivos dos manejadores.

CONCLUSÕES:

Apesar do uso de homeopatia não ter mostrado estar relacionado às atitudes das pessoas com relação aos animais, os manejadores das propriedades homeopáticas mostraram uma tendência a ter menos comportamento negativos com os animais, o que pode estar relacionada ao próprio comportamento dos animais, que se mostraram menos reativos, comparados aos animais tratados convencionalmente. A partir destes resultados é possível sugerir que a homeopatia, por sua aplicação menos aversiva e seu efeito terapêutico, em combinação com o comportamento dos manejadores, tenham atuado sobre o bem-estar dos animais reduzindo o estresse, num processo de retroalimentação positiva.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: Homeopatia; Atitudes; Interação humano-animal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006