IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População

ANALISANDO A NUTRIÇÃO SOB O OLHAR DA COMUNIDADE

Maycon Bruno de Almeida 1
Bethânia Estevam Moreira Cabral 1
Emerson W. A. Moreira Campos 1
Eliana Carla G. de Souza 1
Ludmila Gonçalves da Matta 1
(1. Faculdade de Minas)
INTRODUÇÃO:

Dentre as questões que permeiam a sociologia atual, a análise da relação entre os seres humanos e os alimentos tem-se tornado cada vez mais relevante.

As dificuldades econômicas e a turbulência da vida moderna se apresentam como principais empecilhos de uma alimentação saudável. Diante destas questões, temos como objetivos nesta pesquisa: avaliar a alimentação das famílias da Microrregião de Muriaé, cidade da zona da mata mineira, com cerca de 100 mil habitantes, avaliação esta que foi realizada a partir de um questionamento quanto a alimentação diária de um de seus membros; encontrar os principais motivos que impedem as famílias de obterem uma alimentação saudável e buscar alternativas para uma mudança nos hábitos alimentares das famílias.

METODOLOGIA:

Foram realizadas 85 entrevistas em PSFs e Postos de Saúde de toda a cidade, com pais ou mães que foram a esses locais participar de uma campanha de vacinação infantil. Foram feitas perguntas que pudessem demonstrar a qualidade do aporte alimentar dos entrevistados e os fatores sociais que poderiam interferir na alimentação.

Para avaliar essa qualidade, foi utilizada a Pirâmide Alimentar, que é um instrumento utilizado para classificar os seis grupos de alimentos: 1 - pães, cereais e massas, 2 - vegetais, 3 - frutas, 4 - laticínios, 5 - carnes, ovos e peixes, 6 - gorduras e açúcares.

Os alimentos da pirâmide fornecem certos nutrientes-chave, e uma dieta em que os alimentos de cada grupo estão presentes indica uma alimentação saudável qualitativamente.

A qualidade alimentar foi classificada de acordo com a cobertura dos grupos da pirâmide, (excluindo gorduras): muito bom (5 grupos); bom (4 grupos); regular ( 3 grupos); ruim (2 grupos); péssimo (1 grupo).

 

RESULTADOS:

Enquadraram-se na classificação muito bom, 41% dos entrevistados; no grupo bom, 32%; entre o regular, 19%; no grupo de classificação ruim, 8% dos entrevistados e 0%(nenhum entrevistado) no grupo péssimo. Diante do exposto, fica a alimentação caracterizada como qualitativamente satisfatória, já que todos os grupos de alimentos foram contemplados na dieta da maior parte dos participantes da pesquisa. Mostrando assim, a diversidade do aporte alimentar dos moradores de Muriaé. A partir da caracterização da qualidade nutricional, fizemos uma relação com as questões sociais. Entre os entrevistados, 48% disseram encontrar algum tipo de dificuldade alimentar; sendo que 42% deles afirmaram que a falta de tempo e de dinheiro são os grandes responsáveis por essas dificuldades.

 

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados encontrados no trabalho, concluímos que em média, a alimentação dos entrevistados estava saudável. No entanto, quase 50% dos entrevistados apresentaram alguma dificuldade para obter uma alimentação saudável, onde os maiores problemas apontados foram a falta de tempo e dinheiro. A solução para esses problemas seria a melhor organização do tempo, melhores condições financeiras, mais informações e melhores preços. Eles também indicaram que a ajuda profissional poderia auxiliar na melhoria da qualidade alimentar. É importante ficar claro que a pesquisa abrange-se à área qualitativa, desprezando portanto, qualquer análise quantitativa.

 

Instituição de fomento: Faculdade de Minas
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: qualidade nutricional; dificuldades econômicas ; vida moderna.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006