IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes

EFEITOS DE UM PROGRAMA PERSONALIZADO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ASSOCIADO AO TRATAMENTO CLÍNICO NUM  SUJEITO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL: UM ESTUDO DE CASO

Ricardo de Azevedo Klumb Steffens 1
Joseani Paulini Neves Simas  2
(1. Universidade Veiga de Almeida - RJ; 2. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC)
INTRODUÇÃO:

Sabe-se através da literatura que o exercício físico provoca mudanças positivas em relação à hipertensão arterial. Realizou-se então este estudo de caso com o objetivo de analisar a importância de um programa personalizado de exercícios físicos associado ao tratamento clínico sobre a hipertensão arterial. Procurou-se descrever o quadro clínico do sujeito, prescrever o programa personalizado de exercícios físicos, descrever o tratamento medicamentoso e averiguar os níveis de pressão arterial durante o programa personalizado de exercícios físicos.

METODOLOGIA:
O participante do estudo foi do sexo masculino, de 50 anos de idade, residente em Florianópolis (SC), com hipertensão arterial, fazendo uso de 240 mg de medicação. O programa personalizado de exercícios físicos iniciou em abril de 1997 e terminou em agosto de 2004 e constou das seguintes fases: aquecimento, exercícios aeróbios, exercícios neuro-musculares, exercícios de alongamento e relaxamento. A diminuição da medicação foi avaliada através de consultas periódicas ao cardiologista.
RESULTADOS:
Verificaram-se as seguintes alterações no uso da medicação: abril de 1997 (240 mg); junho de 1998 (120 mg); março de 2001 (70 mg); outubro de 2001 (45 mg); maio de 2002 (25 mg).
CONCLUSÕES:

Conclui-se que houve uma diminuição da medicação e redução da pressão arterial de repouso do sujeito,  respondendo às hipóteses do estudo.

 
Palavras-chave: programa personalizado de exercícios físicos; tratamento clínico; hipertensão arterial.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006