G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
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De um "estalo" surge a idéia de utilizar o microfone em sala de aula |
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Sueli Rodrigues Anacleto 1 |
Marinalva de Souza Teixeira Silva 2 |
Regina Pereira Cotrim 3 |
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(1. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma; 2. Grupo Escolar Laert Ribeiro; 3. Grupo Escolar Colônia Agrícola de Ceraíma) |
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INTRODUÇÃO: |
INTRODUÇÃO: Sabemos que a comunicação é inerente ao ser humano, que se processa a todo instante, em qualquer lugar, dependendo do entendimento social, familiar e profissional. Uma comunicação eficaz e hábil é a base para o sucesso de qualquer atividade profissional. E no contexto social, percebemos que a comunicação por meio do uso do microfone é essencial, principalmente pela imprensa, pelos anunciantes e outros. E na escola não pode ser diferente, o professor deve oportunizar ao aluno uma série de atividades de expressão verbal, conduzindo-o a perceber a importância da voz e da fala microfonada no cotidiano. Então, objetivamos incluir em nossa metodologia de trabalho, atividades que envolva a expressão do estudante num tom microfonado, tendo ele oportunidade de expressar seus sentimentos e sensações, sem medo de censura, entre a expressão do EU e o conhecimento do OUTRO. |
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METODOLOGIA: |
METODOLOGIA: A partir de experiências vivenciadas no cotidiano escolar, o uso do microfone passou a ser um grande aliado pedagógico em sala de aula, e no embalo das atividades, a garotada coletaram informações e trocaram idéias complementares aos seus estudos. Com todo o roteiro pronto, os estudantes da 7ª série “A”usaram suas habilidades para incluir na apresentação dos conteúdos enfocados na disciplina de História a apresentação do programa “AGORA É SUA VEZ”, em que se sentiram livres para usar o microfone em seminários, debates, jograis e atividades espontâneas. Com o uso desse recurso, notamos que o aluno encontrou forma de expressar seus conhecimentos, percebendo que o microfone pode ser tão educativo quanto os livros e outros recursos didáticos. |
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RESULTADOS: |
RESULTADOS: No desenrolar dos trabalhos, identificamos que o microfone é visto como um instrumento de comunicação que estar sempre presente em qualquer reunião, sessão ou outro tipo de atividade, que seu uso seja imprescindível. A iniciativa de ter levado esse instrumento para a sala de aula, teve boa aceitação da comunidade escolar, servindo para a garotada passar a ter maior habilidade para conquistar as pessoas da platéia, desenvolvendo também a autocrítica sobre comportamentos, linguagens e a expressão oral; contribuindo para um posicionamento diante da realidade, analisando o uso de uma linguagem em situações reais, como mostra a rotina dos radialistas, repórteres, cantores, apresentadores e a imprensa de forma geral; proporcionando ao estudante um estudo que venha atender as suas necessidades de conteúdo, despertando a atenção do aluno para dominar os temas representados, que, sem dúvida, foi de grande relevância para a idealização do trabalho. |
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CONCLUSÕES: |
CONCLUSÕES: Concluímos que foi uma oportunidade ímpar, a atividade que envolveu o uso do microfone, para que a garotada pudesse expressar por meio da oralidade, demonstrando talento na arte de falar em público, podendo exteriorizar seus sentimentos e suas observações pessoais pelo exercício do movimento e de tom de voz, formando ao mesmo tempo seu senso social e seu caráter; aumentando a auto-estima para expressar suas idéias de forma sincera e harmoniosa. A expressão oral utilizada pelo estudante, contribui para a descoberta do seu ritmo da linguagem em diversas maneiras. E o trabalho que idealizamos ampliou esse alcance. Nossa meta é que esse projeto seja um veículo a mais no projeto pedagógico da escola, que se transforme em um aliado importante e divertido na comunicação oral do aluno e se estenda para as demais entidades escolares que o apreciar.
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: De um "estalo" surge a idéia; de utilizar o microfone; em sala de aula. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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