IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 2. Lingüística Histórica

CONSIDERAÇÕES SOBRE PARTICÍPIOS E NOMES DEVERBAIS NO FORO REAL.

Luís Henrique Alves Gomes 1
Américo Venâncio Lopes Machado Filho  2
(1. Universidade Federal da Bahia / UFBA (IC/GD); 2. Departamento de Letras Vernáculas / DLV-UFBA (Orientador))
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida por bolsistas e voluntários de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa Programa para a História da Língua Portuguesa − PROHPOR, que teve por objetivo global descrever e analisar a estrutura morfossintática e o comportamento de itens deverbais em diversos textos do período arcaico da língua portuguesa, cujo arco temporal abrange os séculos XIII, XIV, XV e inícios do XVI. Inserido na linha de pesquisa Constituição histórica da língua portuguesa, do Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da Universidade Federal da Bahia, tem como recorte observacional o século XIII, momento em que o português começa a atingir o estatuto de língua escrita, em um cenário cultural em que, até então, toda produção textual se resumia, secularmente, ao registro em latim. Pretende, pois, com seus resultados, servir de contributo, ainda que modesto, para o conhecimento ainda incompleto do passado do português e das mudanças gramaticais pelas quais essa língua passou, em sua longa trajetória histórica, sobretudo nos primeiros momentos de sua escrita.
METODOLOGIA:
Embora se possa afirmar que o espólio documental histórico do português seja, no geral, relativamente amplo, são poucos, entretanto, os textos dos primeiros séculos do período arcaico que resistiram à ação do tempo e que mereceram, na atualidade, edições cuidadas por parte dos filólogos da língua. Nesse sentido, para a composição do corpus, optou-se por eleger o Foro Real – Afonso X , que conjuga as qualidades fundamentais para análise proposta: dimensão textual adequada, rigor da edição  e disponibilidade em versão digital. Com base na edição de José de Azevedo Ferreira (1987), que integra a base de dados do Projeto Banco Informatizado de Textos do PROHPOR (Projeto BIT-PROHPOR) − cujo trabalho de digitalização e revisão precedeu à presente pesquisa, como iniciação aos estudo filológicos −, procedeu-se ao levantamento de itens deverbais focalizando especialmente as estruturas nominais formadas a partir de particípios, propondo uma distinção entre substantivos, adjetivos e particípios, ou seja, como se daria a passagem de um elemento com traços verbais para um elemento com traços nominais. Os vocábulos, extraídos do texto, foram analisados quanto ao potencial funcional, a partir das categorias propostas por Perini (1997) e Brito (2003). Após verificar o potencial funcional dos vocábulos, observou-se a estrutura sintática, em que se encontravam, sob a ótica gerativa e comparou-se com a classificação apresentada por Ferreira (1987) no Glossário do Foro Real.
RESULTADOS:

Foram encontrados no corpus 219 vocábulos deverbais, 20 itens considerados particípios com entrada específica no glossário, 127 classificados como particípios com entrada no glossário a partir do verbo de origem, 25 substantivos deverbais com formação em particípio e 14 adjetivos deverbais também com formação em particípio. Dos itens lexicais arrolados na pesquisa, alguns dos particípios propriamente nomeados pelo glossário apresentaram estrutura e potencial funcional prototípico de nome adjetivo, ou seja, sem a carga semântica esperada de um verbo. Foram também encontradas estruturas que, originadas de particípio, exercem a função de núcleo nominal, função prototípica de nomes substantivos, constatando-se a passagem de um elemento de uma categoria mais gramatical para uma categoria mais verbal.

CONCLUSÕES:

A partir do estudo, observou-se que alguns vocábulos percorreram o continuum que perpassa por classes de palavras como: substantivo, adjetivo, particípio e verbo, na respectiva ordem, atingindo uma posição mais nominal. Outros vocábulos foram classificados como particípios apesar de sua estruturação sintática ser semelhante a de um elemento com características de modificador ou núcleo nominal. Observou-se também que diversos vocábulos foram descritos e analisados morfossintaticamente, traçando um panorama dessas estruturas deverbais, em especial as estruturas em particípio, em um corpus ducentista.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Lingüística Histórica; Particípios; Deverbais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006