IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
INFLUÊNCIAS POSITIVAS DA INTUIÇÃO NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
José Carlos Xavier da Silva  1
Soraia Rodrigues de Azeredo 1
Paula Rocha Pessanha  1
Liliane Paiva Panetto 1
(1. Dep. Eletrônica Quântica, Inst. Física, Univers. do Estado do RJ / UERJ)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo a análise dos relatos de alunos sobre um conjunto de experiências de Física, que são apresentados para eles sem uma explicação teórica, visando descobrir as influências positivas da intuição no aprendizado da Física no Ensino Fundamental. O estudo tem como base ainda, o questionamento do que levou os grandes inventores e teóricos a descobrirem as leis que regem a natureza, sem antes ter conhecimento de nenhum modelo, postulado ou qualquer outra explicação que eles conhecessem à priori, usando apenas as suas observações do mundo e o já descoberto por outros (Mason, Stephen, 1986). Sendo intuição a “percepção imediata sem necessidade de intervenção do raciocínio” (Aurélio), verificamos quando ela influencia no aprendizado do aluno e se o desenvolvimento dela facilita a compreensão dos fenômenos físicos. As experiências utilizadas foram construídas com materiais de fácil aquisição e baixo custo, envolvendo os conceitos da hidrostática.
METODOLOGIA:
Utilizamos uma metodologia investigativa através de experimentos simples apresentados ao conjunto de estudantes de duas séries do Ensino Fundamental (6ª e 7ª séries). Os alunos envolvidos produziram redações sobre cada experimento. Esses escritos foram analisados, usando o critério de causa-efeito (Bakhtin), que percebesse se a intuição levava, esses estudantes, a explicação correta do fenômeno envolvido em cada experimento. Foram destacadas entre várias redações àquelas que continham explicações corretas dos fenômenos envolvidos em dada experiência. A análise foi baseada no conceito de intuição: “Um saber desse modo construído (intuitivo) é aceito assim que uma primeira compreensão vem à mente sem o estudo prévio" (Laville & Dionne, 1999).
RESULTADOS:
Como resultado podemos observar que dos estudantes analisados, 32% da turma de 7ª série e 20% da 6ª série explicaram corretamente, pela intuição, os fenômenos ocorridos nos experimentos, usando vocabulários pertinentes à Física, tais como: pressão, peso, empuxo, “mais pesado” designando “mais denso”, etc. Tendo, portanto, uma média de 26%, dos alunos analisados, dentro do critério usado.
CONCLUSÕES:
Os resultados desse trabalho mostram que a intuição leva o estudante ao conhecimento dos fenômenos físicos. Desta maneira, é possível desenvolver positivamente a intuição no aprendizado de Física. Esta forma de aprender, através da observação de experiências simples, pode ser aplicada a qualquer forma de ciências. Sendo assim, podemos já durante o Ensino Fundamental apresentar experimentos e vocabulários da Física ou de qualquer outra ciência que necessite e queira ser ensinada por este método, pois este procedimento, facilitará a formação de um modelo mental de como funciona a natureza.
 
Palavras-chave: Intuição; Ensino de Física; Experimento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006