IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 6. Morfologia

EXPRESSÃO DE GLICOSAMINOGLICANAS DURANTE A ROTA MIGRATÓRIA DE CÉLULAS GERMINATIVAS PRIMORDIAIS EM EMBRIÕES DE Gallus

Tiago Dutra Pereira Ramos 1
Priscila Tavares Guedes 1
Luana Silva Fraguas 1
Ellen Cortez Contreiras 1
Maurício Wilson Soto Suazo  2
Terezinha de Jesus Sirotheau-Corrêa 1
(1. Departamento de Morfologia/ UFF; 2. Escuela de Medicina/ Universidad de Santiago del Chile)
INTRODUÇÃO:

Durante a embriogênese, as células germinativas primordiais (CGP), progenitoras da linhagem gametogênica dos vertebrados, migram por uma rota bem definida para alcançarem as gônadas em desenvolvimento. Dentre os mecanismos implícitos nesta migração, é sugerido que a expressão diferencial e coordenada das macromoléculas da matriz extracelular (MEC) desempenham um papel crucial para o deslocamento dessas células. O busulfan, um agente citotóxico potente, age seletivamente nas CGP em estádios de migração.  Contudo, não é sabido se este processo seletivo pode alterar o comportamento da MEC. Assim, o presente estudo teve como objetivo verificar se as CGP regulam a expressão de glicosaminoglicanas (GAGs) da MEC.

METODOLOGIA:

Para atender o objetivo proposto, utilizou-se uma concentração de 25mg de busulfan, diluído em 20ml de óleo de gergelim, inoculado no interior do vitelo de embriões de Gallus gallus domesticus L. Controles foram realizados. Os embriões não tratados e tratados com busulfan foram incubados por períodos variáveis de 2 a 6 dias; fixados em solução de methacarn; estadiados conforme critérios morfológicos de Hamburger & Hamilton (1951); clivados transversalmente, em diferentes níveis da rota migratória das CGP; processados e incluídos em Paraplast. A seguir, os cortes histológicos foram corados pelos métodos histoquímicos do ácido periódico-reativo de Schiff (PAS) para identificação do glicogênio de CGP e do Alcian Blue pH 2,5 (AB pH 2,5) para a verificação da expressão de GAGs da MEC. As CGP foram contadas a cada 20mm. Utilizou-se o teste Mann-Whitney para comparar o número de CGP entre os grupos, ao nível de significância P<0,05.

RESULTADOS:

No presente estudo, verificou-se que os embriões tratados com busulfan apresentaram uma redução estatísticamente significativa quando comparados com aqueles não tratados. Nos embriões do estádio 17, moderada positividade para GAGs no mesoderma esplâncnico (onde a maioria das CGP foram observadas) e fraca positividade notada no mesênquima das futuras cristas gonadais. Nos embriões tratados. Forte positividade no mesoderma esplâncnico e moderada positividade nas cristas genitais. Nos embriões não tratados do estádio 19, moderada e homogênea positividade para o AB pH 2,5 tanto no mesentério dorsal (onde a maioria das CGP foram identificadas) quanto nas cristas (onde algumas já estão colonizando), enquanto que naqueles tratados com busulfan , forte positividade nos locais de rota migratória. Nos embriões do estádio 21, em ambos os grupos, forte positividade ao longo da rota migratória (a maioria das CGP colonizando o esboço gonádico). Durante o estádio 26, forte e moderada positividade para GAGs no mesentério dorsal e fraca reação nas gônadas em desenvolvimento (onde as células estão concentradas).

CONCLUSÕES:

Nossos resultados sugerem que o número de CGP está correlacionado com a expressão de GAGs da MEC em sua rota migratória. Contudo, não sabemos se esta modulação é produzida pelas próprias células precursoras dos gametas, ou se estas células estimulam outros tipos celulares a produzir em estes componentes da MEC.

Instituição de fomento: CAPES; CNPq/PROPP/UFF
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: células germinativas primordiais; matriz extracelular; busulfan.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006