IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
O LÚDICO E SUA RELAÇÃO PARA COM A CRIANÇA HOSPITALIZADA
Lis Amanda Darróz 1
Isabel Cristina de Oliveira Monteiro  1
Aparecida Meire Calegari Falco  2
(1. Universidade Estadual de Maringá; 2. Universidade Estadual de Maringá - UEM, Depto de Teoria e Prática da Educação)
INTRODUÇÃO:

As presentes transformações na sociedade pós-moderna impõem preocupações nas diversas áreas do conhecimento, inclusive na educacional em investir na formação do homem para a atualidade. Assim, cresce a ingerência de atividades lúdicas em diversos lugares com o intuito de cooperar com o desenvolvimento da criança.

Diante disso, o papel dos pedagogos ganha relevância em ambientes pouco explorados, à guisa tem-se os hospitais, os quais são lugares propícios tanto para pesquisa quanto para as atividades práticas relacionadas ao lúdico, isso levando em consideração que “brincar é um direito de qualquer criança, inclusive daquela que se encontra hospitalizada” (FRIEDMANN, 1998, p.58).

Várias são as atividades que podem ser realizadas neste espaço, como por exemplo: jogos de faz-de-conta, contar e recriar histórias infantis, jogos pedagógicos, teatro de fantoches entre outras. Entretanto, ressalta-se que esses brinquedos utilizados devem ser confeccionados com materiais próprios, como o EVA que pode ser facilmente desinfetados.

Convém salientar, que a animação lúdica empregada pelos pedagogos visa aliviar o stress causado por patologias e, também pelo distanciamento da criança de seus familiares, pois segundo Friedmann “(...) o hospital é para a criança uma experiência difícil: ela tem que viver a separação da família, precisa adaptar-se a outros ritmos e a confiar em desconhecidos” (1998, p.59). Tamanha é a importância destes que brinquedotecas passaram a ser obrigatórias, conforme a lei 11.104/05.

METODOLOGIA:

Tratou-se de uma proposta de pesquisa de caráter teórico-prática, a qual realizou-se na ala pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá, a qual teve como pretensão analisar a importância do pedagogo neste ambiente. Foram realizados estudos por meio de referências bibliográficas, bem como uma intervenção prática desenvolvida semanalmente, por meio de atividades lúdicas, cujo intuito aliviar é aliviar o stress causado devido a existência de uma patologia conjuntamente com o distanciamento da criança do ambiente familiar, situações impostas pela hospitalização.

RESULTADOS:
Embasando-se nos estudos realizados de cunho teórico-prático destaca-se resultados satisfatórios no sentido de ter verificado que o lúdico teve um papel preponderante no auxílio das crianças hospitalizadas, levando-se em consideração que as mesmas se apresentavam com mais vitalidade, disposição, alegria, interação com outras crianças e seus familiares, contribuindo para uma recuperação terapêutica positivo.
CONCLUSÕES:

Com supedâneo na metodologia utilizada e resultados obtidos concluiu-se que os pedagogos atuando conjuntamente com a equipe médica, contribuem sobremaneira para uma significativa melhora no estado de saúde da criança enferma. As brinquedotecas se constituem em espaços extremamente valorizados, tanto que a Lei 11.104/05, dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de brinquedotecas em unidades hospitalares. Além disso há que se ressaltar a importância na formação do futuro pedagogo, uma vez que o mesmo pode ampliar seu campo de atuação profissional, uma vez que a educação não é um elemento exclusivo da escola. 

Instituição de fomento: Universidade Estadual de Maringá
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Criança; Lúdico; Ambiente Hospitalar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006