IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
AVALIAÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DO EXTRATO AQUOSO DO LEITEIRO (Euphorbia heterophylla L.) SOBRE A GERMINAÇÃO E ESTABELECIMENTO DE ALFACE (Lactuca sativa L.)
Juliany Gripp Sathler 1
Priscila Gomes Nóbrega 1
Alexandre Horácio Couto Bittencourt 1, 2
Silvane Vestena 1, 2
(1. Faculdade de Minas- FAMINAS; 2. Faculdade de filosofia,ciencias e letras Santa Marcelina-FAFISM)
INTRODUÇÃO:

Compostos alelopáticos podem ser liberados na natureza por exsudados ou por decomposição das plantas ou parte delas. Estas substâncias aleloquímicas podem inibir a germinação e, ou o crescimento de outras plantas, resultando em sérios problemas para a agricultura. Dentre as espécies invasoras e com potencial alelopático, verifica-se a ocorrência do leiteiro ou amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla). Assim, teria importância ecológica e econômica verificar a possível existência de atividade alelopática de Euphorbia heterophylla L. sobre a germinação e estabelecimento de alface (Lactuca sativa L.).

 

METODOLOGIA:

Folhas de leiteiro (Euphorbia heterophylla) foram coletados em Alto Jequetibá, MG. O material fresco foi colocado em estufa a 80ºC, por 72 horas, obtendo-se o material seco. Para os testes de germinação foram usadas sementes alface (Lactuca sativa). Para a obtenção dos extratos aquosos, o material seco na concentração de 1g 10mL-1 foi triturado em um liquidificador. Os extratos foram diluídos em sete concentrações diferentes (0, 10, 30, 50, 70, 90, 100%).

Para os testes de germinação foram usadas placa-de-petri forradas com dois discos de papel-filtro. Para umedecer as placas foram utilizados 10 mL de água destilada (tratamento controle) ou do extrato vegetal. Cinco sementes por placa-de-petri com cinco repetições constituíram a unidade amostral. Foi considerada germinada, a semente que emitiu radícula e, o experimento foi mantido por um período de 10 dias.

Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e, as médias discriminadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.

RESULTADOS:

Depois de realizado o experimento e submetido os dados ao teste de Tukey a 5%, observou-se que o extrato aquoso do leiteiro reduziu fortemente a germinação e o estabelecimento de alface. Foi observado redução na germinação com o aumento das concentrações do extrato aquoso, sendo que os maiores efeitos foram observados a partir da concentração de 50% e, principalmente nas últimas concentrações (90 e 100%), quando comparado ao tratamento controle.

Para os testes de estabelecimento, foi observado o mesmo comportamento, ou seja, redução no estabelecimento com aumento das concentrações do extrato aquoso utilizadas. Para o sistema radicular o extrato atuou a partir das concentrações de 30% e, para a parte aérea o seu efeito foi observado a partir da concentração de 50%.

 

CONCLUSÕES:

Os dados obtidos demonstram que o extrato aquoso doe leiteiro afeta significativamente a germinação e o estabelecimento de alface, evidenciando o potencial alelopático desta planta frente a uma cultura economicamente viável.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Efeito Alelopático; Euphorbia heterophylla; Lactuca sativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006