IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

Tecnologia E ENSINO SUPERIOR: AS NOVAS EXIGÊNCIAS DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL

 

Aloysio Marthins de Araujo Junior 1
(1. Departamento de Metodologia de Ensino/Centro de Estudos da Educação/UFSC)
INTRODUÇÃO:

No Brasil, a partir do início da década de 1990, o discurso e a prática de governos, instituições internacionais e de Organizações Não-Governamentais em relação às Universidades foi o de transferir sua função de produtoras de conhecimento científico, para se voltarem ao mercado de trabalho. Nos campos social e educacional, isto torna o ensino uma mercadoria, reprodutora das necessidades de grandes grupos empresariais. O discurso neoliberal da escolarização inclusiva condiciona a resolução dos problemas sociais a partir da lógica do mercado, levando os professores a buscar uma formação individual, sendo responsabilizados pelos fracassos no processo ensino-aprendizagem. Entretanto, o professor e o educando estão num contexto que foge às leis de mercado. Isto tem induzido o docente a ser um reprodutor de conhecimentos originados fora do seu contexto educacional e além do ambiente de sua comunidade. Dessa forma, questiona-se: qual o papel das Universidades diante das necessidades do grande capital? Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi investigar o papel das Universidades e do Ensino Superior (que formarão os professores para o ensino fundamental e médio) diante de um mundo em rápida transformação conjugado com as determinações do grande capital, que muitas vezes não coadunam com as necessidades da sociedade. A relevância desta pesquisa insere-se no aperfeiçoamento do ensino de geografia, especificamente, e sua relação com a sociedade e suas demandas.

METODOLOGIA:

A metodologia de um trabalho de pesquisa é o caminho pelo qual o pesquisador exerce seu pensamento e prática na abordagem da realidade. Inclui as diferentes interpretações teóricas acerca de um determinado problema, sendo o conjunto de técnicas seus instrumentos de compreensão da realidade. Esta pesquisa teve um caráter documental, exploratória, com abordagem interpretativa dialética da realidade, na forma de análise documental e indutiva. O procedimento para a coleta de dados foi efetivado através de fontes primárias documentais e bibliográficas, tais como livros, revistas científicas, periódicos, páginas em internet etc. É imperioso ter rigor metodológico no seguimento da análise; desta forma os dados coletados foram analisados de acordo com o referencial teórico. O método de investigação utilizado deve ser acertado frente ao objeto e objetivos do projeto, estabelecendo uma coerência entre a pergunta original, o caminho perseguido e a conclusão resultante deste processo. A apresentação dos resultados foi feita por meio de relatórios parciais e relatório final. A análise e o tratamento dos dados partiram do pressuposto de que existe uma relação intrínseca entre quantidade (informações estatísticas, quadros, gráficos etc.) como uma das qualidades dos fatos e fenômenos sociais. Consideradas dessa maneira, as análises buscaram encontrar, na parte, a compreensão e a relação com o todo.

RESULTADOS:

Buscou-se com este trabalho contribuir fundamentalmente na formação inicial e continuada dos profissionais da educação e no aperfeiçoamento dos profissionais da área de geografia, considerando a importância da Pedagogia da Educação Superior, a partir das exigências atuais da formação de docentes do Ensino Fundamental e Médio, que propiciem elevar qualitativamente o nível do ensino.

CONCLUSÕES:

As exigências que o capital nacional e internacional têm feito ao Brasil, em particular, principalmente desde a última década, têm transformado o ensino superior em um simples reprodutor das necessidades de empresas multinacionais, que, para a redução de custos de produção, inserem no setor produtivo novíssimas tecnologias. No entanto, questões básicas, como saneamento e erradicação do analfabetismo devem, antes de tudo, privilegiar os setores sociais menos favorecidos, como é a maioria da população brasileira. Atualmente a economia nacional procura adaptar-se às exigências de uma base industrial calcada num modelo exportador e importador de produtos com alta intensificação tecnológica. Dessa forma, as instituições de ensino superior são instadas a oferecer às empresas um profissional capacitado a enfrentar os desafios cotidianos das organizações. Entretanto, a Universidade não pode submeter-se aos ditames do mercado, pois este é instável e dinâmico, do ponto de vista empresarial. A Geografia e outras ciências devem criar e utilizar metodologias e instrumentos que busquem a interação entre a construção e a reconstrução do conhecimento, numa perspectiva de totalidade, de tal modo que o educando possa refletir sobre o passado/presente e discutir o futuro numa ação recíproca entre a sociedade e a natureza e a comunidade na qual está inserido. Não se pode pretender que o sistema de ensino apenas forme técnicos para suprir as necessidades imediatas do grande capital.

 
Palavras-chave: Inovação tecnológica; Formação docente; Ensino de Geografia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006