IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
INSERÇÃO E ATUAÇÃO DO GRUPO PET/BIOLOGIA ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU-SC
Josias Alan Rezini 1
Andressa Franzoi Sgrott 1
Elisa Carolina Ferreira 1
Juliane Andressa Chicatto 1
Suelen Cristina Grott 1
Zelinda Maria Braga Hirano 1
(1. Dept. de Ciências Naturais, Universidade Regional de Blumenau/FURB,PET/Biologia)
INTRODUÇÃO:

A CAPES - MEC criou, no ano de 1979, o Programa de Educação Tutorial (antigo Programa Especial de Treinamento) objetivando melhorar a graduação, apoiado sempre no tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão. Baseado nisso, organiza e promove atividades extracurriculares sob a supervisão de um professor tutor. Além de promover a melhoria dos cursos em que está inserido, o PET aproxima os alunos da universidade e da comunidade, incentivando o trabalho em equipe, bem como ações comunitárias. A importância do grupo na instituição se dá por meio da organização e realização de diversos eventos direcionados ao aprimoramento dos petianos e dos demais acadêmicos. O PET é um programa completo e  abrangente, não podendo ser avaliado apenas pelo número de pessoas que atinge diretamente assim como a comunidade em geral. A ênfase do Programa se dá na atuação da graduação, na extensão e na melhoria da grade curricular e, portanto do curso. O presente trabalho visa verificar a percepção dos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas em diferentes épocas (2001 e 2006), em relação ao grupo PET/Biologia/FURB, suas atividades e projetos desenvolvidos.

 

 

METODOLOGIA:

Para realização deste trabalho foi elaborado e aplicado um questionário entre os acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da FURB/Blumenau/SC. Foram aplicados do 1o ao 9o semestre no ano de 2001, abrangendo 48 acadêmicos, bem como no ano de 2006, com 177 acadêmicos. O questionário era composto por onze perguntas, sendo destas dez objetivas, relacionadas com a importância do grupo PET, atividades promovidas, desempenho dos bolsistas e a melhoria do curso de Ciências Biológicas. Havia ainda uma questão discursiva, onde os acadêmicos sugeriam atividades, tais como cursos, palestras e demais eventos a serem promovidos pelo grupo. A aplicação dos questionários realizou-se nas salas de aula pelos bolsistas do grupo PET/Biologia. A pesquisa teve um intervalo de 5 (cinco) anos entre uma e outra aplicação, justamente para que se possa avaliar o desempenho do grupo entre os acadêmicos, visando sempre à melhoria do curso.

RESULTADOS:

Verificou-se que os acadêmicos do curso de Ciências Biológicas reconhecem o papel do grupo PET na Universidade, representando 72,92% em 2001 e 84,18% em 2006. Os graduandos concordam parcialmente (2001-59,57%; 2006-49,4%) que o grupo atua na melhoria do curso. Em 2001, 62,5% e em 2006, 74,43% dos acadêmicos sabem que o PET/Biologia é o único existente na FURB. Os estudantes reconhecem que qualquer curso pode ter um grupo PET e da existência de cerca de 300 grupos no Brasil, totalizando 60,42% em 2001 e 65,34% em 2006. Dos acadêmicos, 39,58% em 2001 e 49,42% em 2006 teriam interesse em ingressar no programa. Das atividades que o grupo vem desenvolvendo junto ao curso, as que obtiveram maior participação em 2001 foram: Projeto Intervalo Científico (29,31%), Cursos (24,14%) e Painel Itinerante (22,41%), já em 2006, foram: Palestras (30,97%), Cursos (27,73%) e Recepção de Calouros (14,45%). As atividades mais sugeridas pelos acadêmicos em 2001 foram a continuidade do intervalo científico, maior divulgação do grupo e temáticas ambientais, com 13,63% para cada item descrito. Já em 2006, foram cursos (36,98%) e palestras (34,24%). Dos alunos bolsistas, verificou-se em 2001, que 53,19% dos estudantes não notam diferença em relação aos demais acadêmicos, enquanto em 2006 o percentual foi de 57,31%. Em 2001 e 2006, cerca de 96% dos graduandos acha importante a existência do grupo PET, para pelas atividades desempenhadas, melhoria de seu currículo e do curso.

CONCLUSÕES:

Os bolsistas do Grupo PET/Biologia/FURB têm conseguido conscientizar os demais acadêmicos sobre a  importância do Programa dentro da Universidade, sendo reconhecido por atuar no crescimento e melhoria do curso de graduação. Os acadêmicos têm conhecimento que qualquer curso pode possuir um grupo PET, e que dentro da Universidade o PET/Biologia é o único existente. Com o passar dos anos, houve um aumento no número de alunos interessados em ingressar no programa e uma grande participação dos acadêmicos nas atividades desenvolvidas pelo grupo, no decorrer do ano. É possível afirmar que o grupo alcançou os resultados a que se propôs oferecer, com uma formação mais completa dos bolsistas, sem isolar os mesmos do corpo discente da graduação, mantendo seu reconhecimento após cinco anos, repercutido por suas atividades desenvolvidas.

 

Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial - PET/Biologia
 
Palavras-chave: Inserção; PET/Biologia/FURB; Ciências Biológicas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006