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G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 6. Ciência Política
MÍDIA E ELEIÇÕES: A COBERTURA DA MÍDIA IMPRESSA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE CURITIBA EM 2004
Fábio Pendiuk 1
(1. DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ / UFPR)
INTRODUÇÃO:

O estudo dos processos políticos e do comportamento de seus atores encontra na mídia, tanto a impressa quanto a televisiva, um caminho sólido para realização de análises empíricas. Os estudos dos veículos de comunicação impressa no Brasil, sendo este um país de poucos leitores, se justificam pelo fato de os jornais de circulação nacional serem fontes de notícias para rádios e emissoras de tevê em todo o País, gerando uma influência indireta da mídia impressa mesmo para aqueles que não lêem jornais. Outro motivo é o poder de agenda dos veículos de comunicação impressa, que segundo McCombs e Shaw, é maior do que o dos eletrônicos, o que está relacionado à alta fragmentação dos conteúdos nos meios eletrônicos e a menor capacidade que o rádio e a tevê têm de aprofundar os debates. Acredita-se ainda que o esclarecimento dos processos políticos, em especial o eleitoral, e suas relações com a mídia, venha a contribuir para o debate com novas constatações sobre o tema.

A partir da hipótese de que a mídia impressa apresenta padrões em seu comportamento quando na cobertura do período eleitoral, buscou-se neste trabalho fazer uma análise comparativa do comportamento apresentado por três jornais de grande circulação em Curitiba durante o período que precede as eleições municipais de 2004, através da observação das reportagens e seus respectivos enquadramentos, quando estas se referem aos candidatos à prefeitura de Curitiba, buscando desta forma, identificar tais padrões.

METODOLOGIA:

A análise se dá a partir de três jornais de grande circulação em Curitiba, sendo dois com sede na capital (Gazeta do Povo e O Estado do Paraná) e um com sede no interior do Paraná (Folha de Londrina), e visa a observação de suas reportagens e seus respectivos enquadramentos, que definem os princípios de seleção, ênfase e apresentação utilizados pelos meios de comunicação para organizar o noticiário, sendo objeto de análise somente as reportagens que se referem ao processo de campanha eleitoral dos principais candidatos à prefeitura de Curitiba, ou seja, aqueles com maior número de aparições, no período compreendido entre 1º de maio e 31 de outubro de 2004 (1º e 2º turno). Os dados utilizados neste trabalho foram coletados durante o período eleitoral pelos pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Comunicação Política do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Para a elaboração do trabalho foi utilizado o seguinte método: classificação das notícias apresentadas pela mídia impressa segundo seus formatos, temas gerais, temas específicos e enquadramentos, além da revisão bibliográfica da literatura referente ao tema, seu fichamento e a devida revisão de seus conceitos.
RESULTADOS:

Através desta análise introdutória dos formatos, temas gerais e específicos das notícias, foi possível notar que os três jornais não apresentaram grandes diferenças em suas coberturas, com algumas exceções, como a do jornal O Estado do Paraná que apresentou uma quantidade significativa de reportagens em relação aos outros jornais. Um fato que evidencia o comportamento pouco variável entre os jornais é o grande número de entradas com o tema Campanha Eleitoral apresentado por eles, o que mostra a princípio uma cobertura voltada para a agenda dos candidatos, deixando de lado assuntos mais aprofundados como as propostas e posições dos candidatos.

A análise dos enquadramentos mostrou que o período eleitoral recebeu da mídia impressa uma cobertura mais descritiva e menos personalista, apresentando um grande número de reportagens que tratavam dos acontecimentos das campanhas e um número muito pequeno de reportagens que abordavam as características pessoais dos candidatos. Também o jornal do interior do Paraná, Folha de Londrina, se destacou por sua cobertura, com características muito próxima da cobertura feita pelo jornal da capital O Estado do Paraná. Relevante também foi o fato de os dois jornais da capital terem apresentado um número maior de entradas com o enquadramento temático, dando mais atenção aos debates a respeito das propostas dos candidatos do que o jornal Folha de Londrina.
CONCLUSÕES:

Através da análise dos enquadramentos evidenciou-se que os três jornais analisados apresentaram como padrão uma cobertura descritiva voltada para o relato dos acontecimentos de campanha, com um predominante número de reportagens enquadradas como episódicas, comprovada pela igual predominância de entradas com o tema campanha-eleitoral. É possível especular que apesar do pequeno número de reportagens com enquadramento personalista, o fato de a maioria das reportagens pertencerem ao enquadramento episódico pode estar relacionado com a tendência personalista da política brasileira ao tratar da cobertura do dia-a-dia dos candidatos.

Foi visto, na análise das aparições dos candidatos por enquadramento, que não houve grandes diferenças entre os três jornais no tratamento dado aos candidatos, tendo estes recebido espaços proporcionais à suas colocações nas pesquisas de intenção de votos. Visto que os jornais não apresentaram grandes diferenças em seus comportamentos, tendo estes adotado uma postura mais descritiva em detrimento dos assuntos substantivos da campanha, limitando-se a reproduzir a situação política, evidenciou-se um padrão comercial e desideologizado em suas coberturas. Porém, é relevante destacar que se houve um padrão em relação a Vanhoni (PT), Richa (PSDB), Bueno (PPS) e Moraes (PL), comparado com o desempenho eleitoral, o mesmo não poder ser dito de Bertoldi (PFL), tendo os jornais apresentado um comportamento menos apático em relação a este candidato.

 
Palavras-chave: Mídia; Eleições; Enquadramento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006