IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 9. Psicologia Experimental

efeito flanker e Temporização da focalização atentiva em figuras ilusórias.

Joaquim Carlos Rossini 1
(1. Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia / IPUFU)
INTRODUÇÃO:

Muitos modelos cognitivos consideram que o processo de focalização atentiva é baseado no espaço. Nesta concepção, o foco da atenção é metaforicamente comparado, ou a um holofote com dimensão relativamente constante, que se desloca pelas posições ocupadas pelos objetos no campo visual (Posner, Snyder, & Davidson, 1980), ou ao zoom de uma poderosa lente de aumento (Eriksen & Yeh, 1985; Eriksen & St. James, 1986) com a capacidade de ajustar o seu tamanho a uma área específica no campo visual. Nos dois modelos a capacidade de processamento da informação é maior no interior da área focalizada do que fora dela. No presente estudo, duas questões foram investigadas: uma possível mobilização dos recursos atentivos por figuras ilusórias de Kanizsa em estágios iniciais do processamento da informação visual, e a temporização deste processo de ajuste atentivo. Estes aspectos foram investigados através de uma tarefa flanker (Eriksen & Eriksen, 1974). Nesta tarefa, os participantes são solicitados a identificar uma letra acompanhada de letras flankers compatíveis ou incompatíveis com a letra alvo. Invariavelmente o desempenho do participante é prejudicado pela apresentação da letra alvo acompanhada por letras flankers incompatíveis (efeito flanker). Neste estudo foi investigado se a presença de um limite ilusório entre a letra alvo e as letras flankers, bem como o tempo de exposição da figura ilusória, pode apresentar uma influência significativa no processo de discriminação da letra alvo.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado por nove participantes, de ambos os sexos, sem nenhuma experiência na tarefa, com visão normal ou corrigida. A tarefa do participante era pressionar, o mais rápido possível, a tecla que correspondia à letra alvo determinada (W ou O) sempre apresentada no centro da tela dentro de um retângulo ilusório de Kanizsa (DI). A DI era induzida pela apresentação simultânea de um arranjo de quatro estímulos indutores que produziam a percepção subjetiva de um retângulo ilusório com 1,7° x 0,7° de ângulo visual. A letra alvo sempre era acompanhada por letras flankers compatíveis (ex. O O O) ou incompatíveis (ex. W O W) em arranjos de 3 letras apresentadas com uma orientação horizontal ou vertical. As letras flankers eram apresentadas dentro ou fora da área delimitada pela DI. A DI era apresentada por oito intervalos de exposição (SOA) antes da apresentação do arranjo de letras (50, 100, 150, 200, 250, 500, 750, e 1000ms). Em 50 % das provas as letras flankers (compatíveis e incompatíveis) eram apresentadas fora da DI. No restante das provas todo o arranjo de letras era apresentado dentro da DI. Os estímulos visuais e o registro dos tempos de reação foram realizados pelo programa SuperLab Pro (Cedrus, 2001). Cada participante foi submetido a uma sessão experimental com dois blocos de 640 provas, totalizando 20 provas por condição experimental.

RESULTADOS:
Os seguintes fatores foram analisados: Orientação do arranjo das letras (horizontal e vertical), Compatibilidade das letras flankers (compatível e incompatível), Posição das letras flankers (dentro e fora da DI), e SOA (50, 100, 150, 200, 250, 500, 750, e 1000ms). O tempo de reação médio (TR) foi submetido a uma análise da variância (ANOVA) para medidas repetidas com o seguinte resultado: houve um efeito significativo para os fatores Orientação (F (1,8) = 10,69; p < 0,02); Compatibilidade entre a letra alvo e a letra flanker (F (1,8) = 88,76; p < 0,01); Posição das letras flankers (Dentro e Fora da DI) (F (1,8) = 6,36; p < 0,04); e SOA (50, 100, 150, 200, 250, 500, 750, 1000) (F (7,56) = 5,65; p< 0,001). Não houve interações significativas. Na condição em que as letras incompatíveis eram apresentadas fora da DI o tempo de reação médio foi mais rápido do que nas condições em que estes estímulos eram apresentados dentro da DI (Dentro: TR médio = 391ms; EP= 1ms; Fora: TR médio = 386ms, EP= 1ms). A análise do efeito do SOA indicou uma diferença significativa na discriminação da letra alvo em momentos iniciais do processamento da informação (50, 100 e 250ms) quando as letras flankers incompatíveis eram apresentadas fora da DI.
CONCLUSÕES:
0s tempos de reação para a discriminação da letra alvo foram menores nas condições em que as letras flankers incompatíveis eram apresentadas fora da forma ilusória. Este resultado sugere uma atenuação do efeito deletério das letras flankers incompatíveis apresentadas fora da DI. Este ganho temporal, no entanto, apresentou uma característica temporal oscilatória ao longo dos intervalos de exposição da DI. 
 
Palavras-chave: Atenção Visual; Efeito Flanker; Focalização da Atenção Visual.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006