IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física

PROPOSTA METODOLÓGICA APLICADA PARA A CONFECÇÃO DE MOSAICO AEROFOTOGRAMÉTRICO SEMICONTROLADO DIGITAL: ESTUDO DE CASO NA PLANÍCIE DO PÂNTANO DO SUL

Alexandre Felix 1
Jasiel Neves 2
(1. Geógrafo. AMBIENS Consultoria e Projetos Ambientais; 2. Geógrafo. Programa de Pós-graduação em Geografia – PPGG/UFSC)
INTRODUÇÃO:
Entende-se por mosaico aerofotogramétrico, um conjunto de fotografias aéreas, montadas segundo uma seqüência lógica, para obtenção de visualização sinóptica de determinada área que se constitui objeto de pesquisa. Podem ser subdivididos em três tipos: mosaico-índice, proveniente de montagens grosseiras, servindo apenas como índice de posição de cada fotografia no conjunto total de um aerolevantamento; mosaico semicontrolado, que possui uma edição mais apurada, com eliminação de emendas das fotografias e inserção de pontos de controle que orientam as aerofotos em relação a um referencial cartográfico ou de campo; e mosaico controlado, que apresenta maior precisão cartográfica que os anteriores, onde fotografias são retificadas sobre uma base controlada, com utilização do maior número de pontos de apoio possível e de referenciais geodésicos. O presente trabalho apresenta um procedimento metodológico prático para confecção de mosaicos aerofotogramétricos semicontrolados digitais, aplicando-se algumas ferramentas oferecidas por softwares em sistema CAD (Computer Aided Design ou Desenho Auxiliado por Computador) e de edição de imagens. A área escolhida para execução do estudo é a planície do Pântano do Sul, localizada ao sul do município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, Brasil.
METODOLOGIA:
O mosaico aerofotogramétrico semicontrolado digital foi elaborado sobre duas fotografias aéreas métricas, tomadas no padrão pancromático colorido ou RGB (Red/Green/Blue), cedidas pelo Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, pertencentes à cobertura aerofotogramétrica realizada no ano de 2002, em escala 1:15.000. Os métodos utilizados têm como base a digitalização destas fotografias aéreas métricas através de scanner, bem como a criação da imagem sinóptica de base para o mosaico, além das correções radiométrica (com auxílio de software editor de imagens) e geométrica (a partir da orientação das fotografias em sistema CAD por meio de pontos de apoio coletados nos arquivos digitais de 14 plantas planialtimétricas cadastrais do Mapeamento Sistemático do Município de Florianópolis, em escala 1:2.000). A cobertura aerofotogramétrica, bem como o mapeamento sistemático referidos foram executados pela empresa Aeroconsult Aerolevantamentos e Consultoria Ltda. Esta área foi escolhida por critérios didáticos, devido à unidade territorial ser bem definida e estar compreendida em apenas duas fotografias, de acordo com a escala 1:15.000. O limite exterior da área foi determinado pela isolinha correspondente a curva de nível de 15 metros, obtida através das plantas planialtimétricas. Os softwares utilizados para correção geométrica e radiométrica das imagens foram, respectivamente, o MicroStation (Bentley Systems Incorporated) e o Photoshop (Adobe Systems Incorporated).
RESULTADOS:
O módulo Descartes do software MicroStation trabalha com transformações polinomiais em duas etapas: a primeira consiste em estabelecer uma relação matemática entre as coordenadas dos pixels da imagem (coluna, linha), com suas coordenadas correspondentes no terreno (latitude e longitude), de acordo com a projeção cartográfica escolhida; na segunda etapa, a imagem de entrada é recodificada em uma grade regular, estabelecendo-se como uma reamostragem no sistema de projeção. O modelo de transformação polinomial utilizado no módulo Descartes foi o (4 points or +) projective (project)”. Após a inserção de 105 pontos de apoio, verificou-se um resíduo de erro médio nestes pontos superior aos 16 m. Eliminando-se aqueles que apresentaram erros grosseiros e efetuando-se um novo processamento, agora com 97 pontos de apoio, atingiu-se o resíduo de erro médio nestes pontos de 6,832 m, fator considerado aceitável em vista dos objetivos propostos neste estudo. O resultado final, constituído pelo mosaico aerofotogramétrico semicontrolado digital, foi considerado satisfatório, haja vista a plausível sobreposição das informações planialtimétricas contidas nas plantas cadastrais, de maneira uniforme sobre a imagem da área mosaicada. A associação entre o mosaico e estas informações planialtimétricas resulta em um material importante e de utilidade prática, recomendado a diversos estudos, sobretudo quando da ausência de ortofotocartas de determinadas áreas de interesse.
CONCLUSÕES:
O mosaico aerofotogramétrico semicontrolado digital constitui-se em um produto adequado para visualização total de grandes áreas em imagens únicas, bem como para se efetuar análises qualitativas e quantitativas (fotointerpretação e mensuração de áreas e distâncias). Contudo, ressalta-se que um mosaico aerofotogramétrico não se equivale a uma ortoimagem (produto de alta precisão, onde cada pixel é ortoretificado em relação à latitude, longitude e altitude, em um sistema de projeções, enquadrando-se a padrões de exatidão cartográfica de excelência). A exatidão de um mosaico depende da acuidade visual e técnica do operador em selecionar os pontos de controle, da precisão e acurácia destes pontos, e das características do modelo de retificação de imagens no software a ser utilizado. Embora possam ser alcançados valores muito precisos nos pontos de controle, as distorções e as deformações presentes na base cartográfica (dilatações e retrações) e na fotografia (distorções geométricas e deslocamentos) não são corrigidas, acarretando em erros geralmente grosseiros, em comparação com padrões cartográficos. Finalizando, considera-se que a Cartografia Digital representa um grande avanço para a ciência cartográfica e para a geografia em geral, propiciando inovadoras ferramentas constituídas pelas tecnologias no campo da Informática, criando e adaptando hardwares e softwares ao processo cartográfico, culminando em novos recursos e metodologias de análise, como as citadas neste trabalho.
Instituição de fomento: AMBIENS Consultoria e Projetos Ambientais e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Palavras-chave: Mosaico aerofotogramétrico semicontrolado digital; Planície do Pântano do Sul (Florianópolis - SC); Geoprocessamento.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006