IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
DIFERENCIAÇÃO DE SALMONELLAS ISOLADAS DE FEZES DE GAIVOTAS E DE OSTRAS DE CULTIVO POR PCR-RFLP
Jonas Dutra Albarnaz 1
Javier Toso 1
Adriana de Abreu Corrêa 1
Vanessa Moresco 1
Cláudia Maria Oliveira Simões 2
Célia Regina Monte Barardi 1
(1. Lab. de Virologia Aplicada, Depto de Microbiologia e Parasitologia/CCB/UFSC; 2. Lab. de Virologia Aplicada, Depto de Ciências Farmacêuticas/CCS/UFSC)
INTRODUÇÃO:

O cultivo de moluscos bivalves constitui uma importante atividade econômica do Estado de Santa Catarina, que concentra cerca de 80 % da produção nacional. Como esses organismos são bioacumuladores de patógenos presentes no ambiente aquático, a sua qualidade microbiológica deve ser constantemente avaliada a fim de assegurar o seu consumo sem riscos à saúde pública. Salmonella spp. está entre os principais patógenos bacterianos causadores de doenças transmitidas ao homem por água ou alimentos contaminados, sendo que os moluscos bivalves figuram como transmissores potenciais de gastroenterites causadas por este patógeno. Muitas espécies de aves, incluindo as gaivotas, são assintomáticas a infecções por Salmonella, tornando-se reservatórios desta bactéria e excretando-a continuamente nas fezes. Devido à grande quantidade de gaivotas nos sítios de cultivo de moluscos de Florianópolis, faz-se míster o estudo do papel destes animais na contaminação das águas de cultivo de ostras por Salmonella. O objetivo do presente trabalho foi comparar, através de PCR-RFLP, o segmento gênico amplificado de Salmonella spp isoladas de tecidos de ostras e de fezes de gaivotas provenientes de um sítio de cultivo de Florianópolis.

METODOLOGIA:

As fezes de gaivotas foram coletadas nos próprios locais de cultivo de ostras ao mesmo tempo em que as ostras foram também coletadas. 25g de fezes e de tecido de ostras homogeneizado passaram por um pré-enriquecimento, seguido de enriquecimento em meio de cultivo seletivo para Salmonella spp. A partir do enriquecimento seletivo, o DNA genômico bacteriano foi extraído pelo método fenol-clorofórmio e precipitado em etanol. Para a amplificação gênica (PCR), utilizou-se iniciadores específicos para o gênero Salmonella, que geram um produto de 387 pb, sendo S. Typhimurium (ATCC 14028) utilizada como controle positivo de amplificação. Os produtos de PCR provenientes das amostras de fezes e ostras positivas para Salmonella foram então digeridos com as endonucleases de restrição AluI e HinfI. Amostras de S. enterica sorotipos Enteritidis, Pulorum, Gallinarum e subspécie diarizonae também foram amplificadas por PCR e digeridas com estas mesmas enzimas de restrição. Os produtos de PCR submetidos ou não ao tratamento enzimático foram visualizados por eletroforese em gel de agarose corado com brometo de etídeo e fotodocumentados.

RESULTADOS:

As amostras de fezes de gaivotas coletadas nos meses de janeiro, abril, maio, julho, agosto e outubro de 2004, e as amostras de ostras coletadas nos meses de janeiro, março e abril de 2004 foram positivas para a contaminação por Salmonella spp., através do PCR. Observou-se que todas as amostras apresentaram o mesmo perfil de restrição quando tratadas com as duas enzimas de restrição, perfil este igual ao observado para S. Typhimurium. Entretanto, o tratamento com a enzima  HinfI permitiu a diferenciação do sorotipo Typhimurium quando comparado aos sorotipos Enteritidis, Gallinarum, Pullorum e à subspécie diarizonae, ao passo que AluI apresentou o mesmo perfil de restrição para todos os sorotipos. Estudos de sorotipagem dessas amostras fazem-se necessários para confirmar estes achados.

CONCLUSÕES:

A presença do mesmo perfil de restrição de S. Typhimurium nos isolados de Salmonella spp. provenientes das amostras de fezes de gaivotas e de ostras de cultivo remete à semelhança genética entre eles. Assim, pode-se inferir que há contaminação das gaivotas e das ostras do sítio de cultivo estudado por S. Typhimurium e que as gaivotas têm relação com a contaminação das ostras de cultivo por Salmonella spp. Medidas sanitárias para o controle populacional dessas aves nas áreas de cultivo de moluscos bivalves fazem-se muito importantes.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Cararina (FAPESC) Projeto 4.642/2004
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Salmonella spp.; ostras de cultivo; PCR-RFLP.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006