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A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 6. Inteligência Artificial e Redes Neurais
Simulação da conversação com personalidade da cantora Elis Regina. Resultados técnicos e experiência adquirida na criação e desenvolvimento do experimento em Inteligência Artificial, o chatterbot E.L.I.S.
Antonio Gil Vicente de Brum 1
Domingo Antonio Menescal Pinto Sanches Rodriguez 1
(1. Laboratório de Gestão do Conhecimento e Inteligência Artificial - LGCIA/UniFMU)
INTRODUÇÃO:
O projeto E.L.I.S., Experimento Lingüístico com Interface Semiótica, constitui o primeiro experimento brasileiro de que se tem notícia que visou a criação de um chatterbot temático para simular uma grande personalidade da história do Brasil. O E.L.I.S. foi concluído em 2005 e atingiu todos os seus objetivos iniciais, dentre eles, a identificação das características fundamentais necessárias à implementação do experimento em Inteligência Artificial, no setor de vida artificial, o "chatterbot" E.L.I.S., para simulação da conversação da grande intérprete da MPB, Elis Regina, via bate papo por computador (chat/internet).Este trabalho discute o conhecimento adquirido nos estudos empreendidos, apresenta os resultados relativos às características levantadas, lista os quesitos necessários, em termos de hardware/software, para a operação do chatterbot, além de apontar soluções para as dificuldades enfrentadas na instalação, configuração e ajustes do programa, seu banco de dados personalizado e a relação destes com a operação da interface semiótica, criada para enriquecer a experiência do contato do usuário com o E.L.I.S.
METODOLOGIA:
Os estudos foram divididos em 3 etapas. Ao final da primeira fase, a decisão por chatterbots de AIML foi tomada e parte da documentação para sua implementação foi reunida. Na segunda fase, as primeiras implementações foram realizadas e envolveram, além de todo o conteúdo relativo ao bot base (A.L.I.C.E. - Artificial Linguistic Internet Computer Entity), a criação de um banco de dados inicial sobre a cantora e uma interface provisória. Esta fase culminou com um protótipo do E.L.I.S. instalado em um computador provisório. Na fase final, foram realizadas: a implementação definitiva do E.L.I.S. em servidor do recém criado LGCIA, a otimização de parâmetros técnicos para melhor operação do bot, a inserção de dados de discografia e novos dados pessoais no banco de dados que representa o conhecimento do bot, a implementação de respostas vinculadas a “estados emocionais” com imagens relacionadas (feliz, triste, irritada), melhoramentos na interface para tratamento de perguntas e respostas formuladas com acentos e, por fim, a colocação do bot em operação online para testes pela comunidade acadêmica. Por ser esta uma área relativamente nova e em constante avanço, um dos mais utilizados instrumentos de pesquisa foi a internet e suas ferramentas de comunicação para acesso a especialistas. A informação adicional necessária para solução dos conflitos práticos surgidos quando das implementações foi obtida em listas de discussão específicas do mundo do software livre, disponíveis na internet.
RESULTADOS:
A decisão por chatbots de AIML foi motivada por: 1) Software livre: o bot base, AL.I.C.E., utiliza a linguagem de marcação A.I.M.L., ambos criados para a realização de experimentos como o proposto, bem difundidos pelo mundo e com farta disponibilidade de documentação na internet; 2) o sucesso alcançado por este tipo de chatterbot, ganhador de 3 prêmios Loebner (2000, 2001 e 2004). S.O.: GNU/Linux, livre e com robustez comprovada em ensaios computacionais para agüentar grandes volumes de dados. A distribuição utilizada, Fedora Core 4, dispõe de uma versão própria do Java Virtual Machine, necessária para operação do interpretador A.I.M.L. escolhido, o ProgramD. Problema: o ProgramD (origem inglesa) não aceita caracteres acentuados, comuns na língua portuguesa. Solução: i) um tratamento nas bases de conhecimento do bot resultou na conversão dos acentos para seu equivalente em HTML, dentro da tag AIML <![CDATA[]]>; ii) como parte do trabalho de desenvolvimento da interface, a criação de um javascript dedicado possibilitou a remoção da acentuação existente nas perguntas feitas ao bot convertendo-as para seu equivalente sem acentos, antes de enviá-las para o interpretador e acionar a busca por uma resposta. Para a alternância de imagens da cantora (feliz, triste, irritada), dentro do ProgramD e relacionado às propriedades do bot, foram criadas variáveis de ambiente. Uma delas (emotion) define o estado emocional do bot e sua manipulação, via A.I.M.L., permite alternar esse estado.
CONCLUSÕES:

Os objetivos iniciais do projeto E.L.I.S. foram todos cumpridos. Dentre eles, a aquisição do conhecimento relativo à criação de chatterbots com personalidade fazendo uso somente de software livre e a inserção do grupo de pesquisa recém criado neste setor de inteligência artificial, culminando com a criação, implementação e colocação do bot para operação online em www.elis.fmu.br, onde a documentação completa do projeto pode ser consultada. As principais dificuldades enfrentadas estiveram relacionadas com a grande quantidade de dados necessária para boa execução da tarefa de simulação de uma personalidade conhecida, com a manipulação deste volume de dados, com a não interpretação de acentos da língua portuguesa pelo ProgramD e com a implementação de diferentes estados emocionais acionados durante a experiência de contato com o bot. Cada um destes problemas foi enfrentado e resolvido satisfatoriamente.

A utilização de chatterbots na área da educação, com a construção de tutores inteligentes para ensino e aprendizagem de assuntos diversos, constitui uma das aplicações possíveis para os estudos realizados e o conhecimento adquirido. Como aplicação imediata do E.L.I.S., a divulgação da vida e obra da grande intérprete da MPB, por um sistema especialista, para um público jovem que não teve a oportunidade de conhecê-la em vida, constituindo assim material de pesquisa e estudo de grande valor educacional e cultural.
Instituição de fomento: UniFMU - Diretoria de Pesquisa.
 
Palavras-chave: inteligência artificia; chatterbot ; A.I.M.L..
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006