IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

ATCHIM! SAÚDE IDOSO! DESVELANDO ÍNDICES DE MORBI-MORTALIDADE

Déborah Danielle Tertuliano Marinho 1
Inácia Sátiro Xavier de França 1
Jeová Alves de Souza 1
(1. Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:
O campo da Geriatria vem ganhando destaque no decorrer dos tempos devido ao aumento da expectativa de vida da população que cresce a cada década. O objetivo do estudo foi analisar a tendência da mortalidade por doenças respiratórias em idosos e observar o impacto da vacinação contra influenza nos indicadores de mortalidade da população idosa de Campina Grande-PB no período de 1998 a 2003.
METODOLOGIA:
O estudo foi do tipo quantitativo, descritivo e transversal, foi realizado na Secretaria de Saúde de Campina Grande, utilizando os arquivos do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Sistema de Internações Hospitalares (SIH) e do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB). Foram agrupados os dados pertinentes à mortalidade dos idosos, a morbidade por doenças respiratórias, as principais causas de doenças respiratórias, tendo como foco principal à gripe, descrevendo o impacto da vacinação pneumocócica na população de idosos campinenses.
RESULTADOS:
Observou-se no período de 1998 uma tendência crescente das taxas de mortalidade por infecções respiratórias, principalmente a partir dos 70 anos, havendo um aumento da proporção de óbitos nessa faixa etária. No período de 1999 a 2003, as doenças mais prevalentes foram Pneumonia, Bronquite Enfisema, Asma e outras doenças do aparelho respiratório, tais como Gripe, Resfriados e Alergias. Em 1998 e 1999 a faixa etária mais atingida foi de 60 a 69 anos, de 2000 a 2002 a mais prevalente foi a faixa de 70 a 79 anos, e em 2003 o número de ocorrência teve maior predominância na faixa etária de 60 a 69 anos. Tomando como base o ano de 1998 observamos que o número de internações aumenta no período chuvoso da cidade, que corresponde principalmente aos meses de Junho, Julho e Agosto. A partir do ano de 1999, foi observada uma crescente diminuição de internações por doenças do trato respiratório nesse período, passando de 619 casos, em 1998, para 298 casos, em 2003, apesar do numero de vacinados ter diminuído a cada ano, caindo de 6.371 em 1999 para 104 vacinados até 2003. Notou-se ainda uma maior prevalência das doenças respiratórias nos idosos do sexo feminino, exceto nos anos de 1998 e 1999 com uma diferença mínima de 12 e 10 internações respectivamente em relação ao sexo masculino.   As doenças respiratórias são causas preocupantes de hospitalizações e mortes nessa população.
CONCLUSÕES:
O estudo aponta a necessidade de uma maior investigação etiológica, e maiores intervenções preventivas, tais como o aumento da cobertura vacinal contra a influenza acompanhado de orientações preliminares, que previne a gripe evitando maiores complicações, sendo observado ainda o contexto epidemiológico da saúde no município. Os dados indicam a importância das doenças respiratórias entre os idosos e sugerem que a proteção especifica contra influenza tem se refletido positivamente na prevenção da morbi-mortalidade por essa doença.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Idosos; vacinação; gripe.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006