IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional

EPISIOTOMIA: IMPLICAÇÕES NO ASSOALHO PÉLVICO E QUALIDADE DE VIDA EM PUÉRPERAS IMEDIATAS.

Pauline Folador 1
Aline Folador  1
Soraia Cristina Tonon  1
Gesilani Júlia da Silva Honório  1
(1. Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC)
INTRODUÇÃO:

Situações que exigem aumento da pressão intra-abdominal, como a gravidez e o parto normal sobrecarregam a musculatura perineal e favorecem desordens no assoalho pélvico. Durante o trabalho de parto a gestante poderá apresentar lacerações perineais de variados graus devido a diversos fatores maternos e fetais. A episiotomia é uma incisão realizada no períneo com o intuito de facilitar a saída do feto e evitar lacerações, mas ao mesmo tempo pode causar dor, edema, eritema e enfraquecimento dessa musculatura. No período imediato ao parto, a episiotomia pode acarretar alterações agudas no assoalho pélvico que repercutirão nas atividades diárias da nova mãe, prejudicando desde hábitos corriqueiros como a movimentação e troca de posturas no leito, as eliminações e higiene pessoal até suas relações afetivas, interferindo diretamente na sua qualidade de vida. Por esses motivos este estudo buscou verificar as implicações da episiotomia no assoalho pélvico e na qualidade de vida de puérperas imediatas.

METODOLOGIA:
A amostra foi colhida na Maternidade Carmela Dutra em Florianópolis, SC e na Maternidade do Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes de São José, SC, sendo composta por 30 pacientes que foram submetidas ao parto normal, 15 delas com episiotomia e as outras 15 sem episiotomia. Após as pacientes assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, as mesmas foram questionadas sobre queixa principal, estado emocional e quadro álgico. A avaliação funcional do assoalho pélvico foi composta por inspeção, seguida pela consciência perineal, através da contração objetiva da musculatura do assoalho pélvico. Para avaliação da qualidade de vida aplicou-se o questionário WHOQOL-bref, em sua versão curta em português desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde e traduzido pelo Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul composto por 26 questões fechadas que abordam quatro domínios da vida de uma pessoa: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente.
RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa revelaram que o edema, o hematoma e a laceração foram as alterações mais freqüentes no assoalho pélvico das puérperas. Nas pacientes com episiotomia, o edema correspondeu a 87% da amostra e o hematoma 80%. Nas 15 pacientes que não realizaram a episiotomia observou-se laceração espontânea (grau I ou II) em 40%. A dor no pós-parto foi estatisticamente maior nas puérperas com episiotomia (média= 4,4 vs 1,2, p£0,05). Não houve diferença quanto à contração perineal objetiva e a utilização da musculatura parasita entre os dois grupos avaliados. A qualidade de vida apresentou melhores índices nas puérperas sem episiotomia quanto ao domínio físico (74 vs 63, p=0,004, numa escala de 0 a 100, onde escores próximos a zero correspondem a uma pior qualidade de vida).

CONCLUSÕES:
Conclui-se que as alterações funcionais do assoalho pélvico podem influenciar a qualidade de vida no período do puerpério imediato, onde as puérperas com episiotomia, que apresentaram maior incidência de dor e alterações no períneo tiveram menores índices em relação às mulheres sem episiotomia.
Instituição de fomento: Universidade do Estado de Santa Catarina / UDESC
 
Palavras-chave: Episiotomia; Assoalho Pélvico; Qualidade de Vida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006