IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 2. Nutrição e Alimentação Animal

UTILIZAÇÃO DE EXTRATOS HERBAIS EM DUAS DIFERENTES DIETAS PARA COELHOS EM FASE DE ENGORDA

Andréia Letícia Engelmann 1
Alexandre Mossate Gabbi 2
Adriana Luiza Iora  1
Julio Viégas 1
Geni Salete Pinto de Toledo 1
(1. Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Santa Maria; 2. Pronutra do Brasil)
INTRODUÇÃO:

A produção de coelhos é uma alternativa para pequenas propriedades e apresenta-se como uma forma de produção animal baseada na alimentação com volumosos. Para expressar o máximo desempenho produtivo de coelhos comumente utilizado uma dieta baseada na mistura de forragens e concentrado, pois estes animais necessitam uma fonte de fibra, como forma de prevenção de problemas entéricos. O uso de aditivos alimentares, tais como enzimas, acidificantes, probióticos, entre outros, atuam como ferramentas para aumentar a efetividade da utilização dos volumosos na dieta de coelhos.  Atualmente, o uso de extratos herbais ganha relevância na produção animal como forma de produzir carne, pele ou pêlo proveniente da criação de coelhos de forma natural e sustentável, adequando-se às normativas internacionais de produção animal sem a inclusão de promotores de crescimento sintéticos. Este experimento teve por objetivo avaliar a inclusão de uma mistura comercial de extratos herbais em duas diferentes dietas destinadas a coelhos na fase de engorda.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, de julho a agosto de 2003, com um período experimental total de 47 dias. Foram utilizados no experimento, 20 coelhos da raça Nova Zelândia Branco, machos e desmamados, com idade média no início do período de 34 dias e peso médio de 640 gramas. Os animais foram dispostos em gaiolas individuais, com cochos apropriados para fornecimento de concentrado, água e feno. Os tratamentos propostos foram T1- 100 % concentrado; T2- 100 % concentrado e extrato herbal; T3 – 70 % concentrado mais 30 % feno de rami ( Boehmeria nivea ) e T4- 70 % concentrado mais 30 % feno de rami e extrato herbal. A mistura de extrato herbal utilizado foi um produto comercial (BiostrongÒ 510), produzido pela Delacon® G.m.b.H, sendo constituído da mistura combinada de cebola, alho, tomilho, pimenta, menta e Yucca, incluso na dieta na quantidade de 500 gramas/ tonelada de dieta total.  Durante o experimento foram avaliados parâmetros zootécnicos, como ganho de peso total, ganho de peso diário, consumo total da dieta e conversão alimentar e parâmetros de carcaça, como peso vivo, peso de carcaça, peso de pele e peso de vísceras. O desenho experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e cinco repetições para cada tratamento. Os dados foram submetidos a análises de variância e as medias comparadas pelo Teste de Tukey. Para análise estatística foi utilizado o programa SAS 6.11.

RESULTADOS:

Os tratamentos T1, T2 e T4 foram estatisticamente similares para os tratamentos ganho de peso total ( T1- 1533,60 gramas; T2- 1417 gramas e T4- 1462,80 gramas) e ganho de peso diário ( T1- 32,63 gramas/ dia; T2- 30,14 gramas/ dia e T4- 31,12 gramas/ dia) e estatisticamente superiores (P<0,0489 para ganho de peso total e P< 0,0487 para ganho de peso diário) ao tratamento T3 ( 1343,40 gramas de ganho de peso total e 28,58 gramas/ dia de ganho de peso diário). Para os parâmetros consumo total da dieta e conversão alimentar, não houve diferença significativa entre os tratamentos (P>0,05), onde se verificou os valores de consumo total da dieta para T1- 5507 gramas; T2- 5328 gramas; T3- 5075 gramas e T4- 5110 gramas e valores de conversão alimentar para T1- 3,59; T2- 3,77; T3- 3,78 e T4- 3,50. Para os parâmetros de avaliação das características da carcaça, não foram encontradas diferenças significativas entre os tratamentos para os parâmetros peso vivo, peso de carcaça e peso de vísceras. Somente para o parâmetro peso de pele, os tratamentos T1 (237 gramas), T2 (249,80 gramas) e T4 (215 gramas) foram estatisticamente similares e estatisticamente superiores (P< 0,0284) ao tratamento T3 (190 gramas).

CONCLUSÕES:

O uso de extratos herbais melhora positivamente os parâmetros zootécnicos de coelhos submetidos a dietas com alto conteúdo de fibra na sua composição.

 
Palavras-chave: coelhos; extratos herbais; desempenho.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006