IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Serviço Social - 7. Serviço Social

SAINDO DO CASULO:  AÇÕES INTERDISCIPLINARES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL NO CEULJI/ULBRA

Dulce Teresinha Heineck 1
Dalva Felipe de Oliveira 1
Elaine Lucio Loeblin 1
José Carlos Pereira dos Santos 1
Fernanda Ruschel Cremonese 1
Lidiane Tanazildo da Costa 1
(1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná )
INTRODUÇÃO:
O Curso de Serviço Social do CEULJI/ULBRA tem como missão: a instauração da qualidade de vida e validação dos direitos humanos na sociedade através do desenvolvimento de competência na formação e nas práticas sociais. Com a virada do milênio, surge a necessidade de interagir as diferentes áreas do conhecimento como condição básica para superar o velho paradigma da fragmentação do conhecimento. Partindo desse pressuposto, surge a visão inovadora da interdisciplinaridade, em que os espaços das pesquisas se articulam com as disciplinas, onde existe troca de saberes entre educadores e educandos. A pesquisa objetivou analisar como se organiza a formação em serviço social identificando os fatores determinantes de qualidade do processo de ensino aprendizagem para o enfrentamento da questão social da atualidade de forma ética.
METODOLOGIA:

O método de procedimento utilizado foi o estudo de caso, as técnicas utilizadas: observação, entrevista, conversação. Instrumentos: questionários, diário de campo e fotografias com os acadêmicos, professores e coordenação do curso de Serviço Social do CEULJI/ULBRA. O método de análise é o dialético, por permitir captar a problemática de forma crítica e em um processo dinâmico de reconstrução do conhecimento.

RESULTADOS:

No processo de elaboração do projeto político pedagógico do curso, coordenação, professores e acadêmicos em um processo contínuo de estudo, de análise e questionamentos foram percebendo que as diversas disciplinas precisariam articular-se, eliminar a fragmentação de conteúdos. Criaram-se os  Núcleos que aglutinam diversas disciplinas, os professores passaram a reunir-se semanalmente e discutirem o que vêm trabalhando e também formas de realizar a interconexão entre os conhecimentos teóricos e práticos. As avaliações passaram a ocorrer de forma interdisciplinar. Na avaliação de segundo bimestre, a prova escrita englobou todas as disciplinas e foi elaborada em conjunto pelos professores. Entrevistando acadêmicos, antes da avaliação transversal ficou claro a ansiedade e insegurança em relação ao rendimento que obteriam e muitos até posicionaram-se contra a nova metodologia. Em relação aos professores havia insegurança quanto à metodologia de elaboração e aplicação da prova. Passado o período da prova, os acadêmicos fizeram observações positivas, muitos destacaram que esse tipo de avaliação é  melhor do que o anterior, pois em vez de realizarem seis, sete provas realizam uma única que apresenta a totalidade dos conhecimentos trabalhados no semestre e possibilita melhor utilização das aulas nas discussões dos conteúdos. Os professores, após a prova transversal, também avaliaram positivamente e apenas destacando correções metodológicas e didáticas a serem feitas.

CONCLUSÕES:

Professores e acadêmicos vêm preocupando-se em construir um processo de formação profissional que possibilite ao acadêmico articular os diversos conhecimentos e entender a importância dessa articulação em sua atuação, enquanto futuro assistente social, no sentido de intervir na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e contribuir ativamente no enfrentamento da questão social de forma ética isto é, fazendo valer em toda sua extensão os princípios éticos da profissão. O curso também organizou o Centro Acadêmico o qual nasceu da iniciativa dos acadêmicos e que possibilita a participação ativa com a coordenação do curso. Além da (Comissão Permanente de Avaliação da Instituição) ocorre a auto-avaliação do curso, através de espaços abertos ou questionários encaminhados aos alunos os quais fazem suas colocações sobre os procedimentos didáticos e metodológicos adotados pelos professores, coordenação e pelos próprios colegas. Os representantes do CA e de turmas, participam das reuniões com a coordenação avaliando todo o processo e juntos buscando melhorias.  O processo de formação profissional e o projeto político pedagógico do curso estão em constante construção e os avanços na qualidade de ensino são resultantes da articulação Ensino-Pesquisa-Extensão e gestão democrática do processo.  A interdisciplinaridade no processo de formação do profissional é fator fundamental para que a intervenção profissional venha ocorrer de forma articulada entre as diversas áreas em que atuam os profissionais.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Formação em Serviço Social.; Interdisciplinaridade; Projeto Ético - Político.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006