IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração

ARTICULAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA NO PROJETO GESTÃO ESCOLAR E TECNOLOGIAS

Felipe Casaburi Ferreira 1
Flávio dos Santos Sapucaia 1
Lígia Cristina Bada Rubim 1
Maria Elisabette Brisola Brito Prado 1
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida 1
(1. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa teve como o foco principal a análise das atividades técnico-pedagógicas de planejamento, desenvolvimento e avaliação do projeto Gestão Escolar e Tecnologias, realizadas pela sua equipe gestora. Este projeto é realizado na modalidade semi-presencial, usando ambiente virtual de aprendizagem para a realização das atividades a distância. Projetos desta natureza têm exigido a formação de equipes multidisciplinares que trabalhem na construção de estratégias para o planejamento, desenvolvimento e busca de resultados, a partir de conhecimentos específicos como design, avaliação, tecnologia, pedagogia, conteúdo, logística, etc. Diante desta multiplicidade, surge a necessidade de articulação entre os diferentes saberes para atuação em conjunto visando alcance de objetivos comuns. Esta pesquisa objetiva levantar os pontos de articulação entre os saberes técnicos e pedagógicos da equipe gestora do projeto e pontuar as especificidades e desafios que deles emergem. Com o advento do uso das tecnologias em processos educativos revelou-se a dificuldade de diálogo específico entre as áreas envolvidas, uma vez que desconhecem mutuamente as suas necessidades e possibilidades, podendo dificultar seu processo de implementação. Buscamos, assim, levantar os pontos de diálogo entre a equipe gestora do projeto, visando à compreensão e melhoria do trabalho interno, e a contribuição para outros profissionais que trabalham nesta mesma perspectiva.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa tem como contexto o Projeto Gestão Escolar e Tecnologias, que realiza a formação de gestores escolares (diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos) para uso das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano da escola. O projeto desenvolve-se por meio de um curso de oitenta horas distribuídas em três meses. De agosto de 2004 a novembro de 2006, terá formado cerca de treze mil gestores escolares de escolas públicas, alcance possível pela parceria entre Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Microsoft e Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo e Goiás.

Dentre os diferentes saberes envolvidos no trabalho do projeto, esta pesquisa destaca os de caráter técnico e pedagógico, buscando seus pontos de confluência. Para isto, tem como seus sujeitos os profissionais da equipe gestora que atuam na área técnica, cujas atividades relacionam-se com o desenvolvimento do design educacional e de banco de dados, administração do ambiente virtual de aprendizagem, coleta de dados para acompanhamento e avaliação do projeto; e na área pedagógica, cujas atividades estão ligadas ao planejamento do curso, sua estruturação no formato híbrido, desenvolvimento do conteúdo, implementação do curso, formação e acompanhamento dos professores que nele atuam.

Os procedimentos de levantamento e análise de dados para pesquisa foram baseados na recuperação de registros de atuação, reflexão e reuniões entre a equipe gestora, com base nas teorias de referência.
RESULTADOS:

Os pontos de confluência se revelam no diálogo constante estabelecido entre os saberes técnicos e pedagógicos que compõem o trabalho da equipe gestora. Este diálogo se revelou em vários momentos: planejamento e desenvolvimento do curso e busca dos resultados alcançados; quando a equipe técnica, atuando em sua área específica objetivou atender demandas pedagógicas e quando a equipe pedagógica atuou considerando as possibilidades técnicas.

A partir deste diálogo, as ações técnico-pedagógicas são implementadas nos momentos envolvidos durante todo o projeto. No planejamento do curso, são definidas as diretrizes e organizações iniciais para o seu desenvolvimento, resultando em ações como: a) preparação do ambiente virtual de aprendizagem; b) construção do conteúdo/atividades; c) produção do design gráfico e educacional em consonância; d) produção de material multimídia; e) formação dos professores. No desenvolvimento, quando acontece a formação dos gestores, algumas ações dialogadas que se revelam são: a) configuração do curso no ambiente-virtual, na organização das informações nas ferramentas: fórum, agenda, biblioteca; b) emissão de relatórios quantitativos do ambiente virtual, para tomada de decisões; c) acompanhamento dos professores; d) suporte técnico ao aluno. E por fim, na busca dos resultados alcançados, como em ações que envolvem o levantamento de dados para sistematização da atuação docente e dos resultados alcançados pelos alunos.

CONCLUSÕES:

O diálogo existente entre os profissionais de diversas áreas, que compõem a equipe gestora do projeto, tem orientado o seu trabalho nos seus diferentes momentos, permitindo a articulação dos saberes técnico-pedagógicos e a conseqüente superação da dicotomia entre eles. O reconhecimento da importância da diversidade como momento de complementação de saberes é um dos princípios que pautam esta postura de  diálogo e permite sua permanência ao longo do projeto.

Neste trabalho articulado é possível que cada uma das áreas aprenda com a outra permitindo que suas especificidades sejam compartilhadas e que se construa um novo domínio do conhecimento. Apesar dos pontos de articulação entre elas existem ainda as especificidades de cada uma, que são importantes para a concretização da identidade do grupo e o estabelecimento de limites entre as áreas.

Levando em consideração que aqui tratamos da articulação técnico-pedagógica, não seria possível o trabalho independente dos dois saberes, constituindo uma rede com outros âmbitos que fazem parte das decisões de equipes gestoras de projetos, como a logística de pessoal e de materiais, as relações institucionais e avaliação.

 
Palavras-chave: Trabalho em equipe; Articulação técnico-pedagógica; Modalidade educacional híbrida.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006