IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 9. Educação Permanente

PROJETO MultiplicaSUS: UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA EM EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA OS SERVIDORES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Ana da Silva Barros Diniz 1
Damiana Bernardo de Oliveira Neto  1
Gustavo T. Cunha  1
(1. UNIVERSIDADE DE CAMPINAS / UNICAMP)
INTRODUÇÃO:
A formação dos profissionais da saúde tem sido uma das prioridades do Ministério da Saúde. A necessidade de se implantar ações voltadas à qualificação e humanização do atendimento no SUS aliada aos novos conhecimentos acerca dos processos de trabalho e educação em saúde impulsionou a construção da Política de Educação Permanente e a Política Nacional de Humanização, principais eixos do projeto educativo na saúde. Esse novo contexto político institucional favoreceu a criação de espaços de reflexões no âmbito do Ministério da Saúde e fortaleceu a criação de estratégias pedagógicas alternativas para a qualificação das práticas e da gestão em saúde e para a efetivação dos princípios e diretrizes do SUS. Entre essas estratégias destaca-se o Projeto MultiplicaSUS, objeto de estudo deste trabalho cujo objetivo é descrever e analisar a construção e a implementação do projeto, buscando identificá-lo como uma experiência inovadora em educação permanente. A elaboração desse estudo é uma iniciativa de divulgação das ações implantadas hoje pelo Ministério da Saúde, relacionadas à capacitação e à formação de seus trabalhadores e objetivando a melhoria de seu quadro profissional e o desenvolvimento institucional.
METODOLOGIA:
Neste trabalho utilizou-se o método de abordagem descritivo-analítico, com base em documentos produzidos na construção e implantação do projeto; nos currículos do curso “(Re) descobrindo o SUS que temos para construir o SUS que queremos”, das Rodas Temáticas, da Capacitação Pedagógica, da Inclusão Digital, e do próprio projeto MultiplicaSUS. Além disso, utilizou-se depoimentos e relatos de experiências dos participantes do projeto; relatórios de avaliação qualitativa e quantitativa, bem como a práxis. Como técnica de pesquisa adotou-se a documentação indireta, por pesquisa bibliográfica de fontes secundárias para análise e estudo. De posse dessa bibliografia, buscou-se identificar a relevância do projeto MultiplicaSUS no ambiente de trabalho do Ministério da Saúde, com relação à aquisição de novos conhecimentos, a respeito do Sistema Único de Saúde, e a coerência entre os objetivos do MultiplicaSUS e as diretrizes da Política de Educação Permanente dos trabalhadores do Ministério da Saúde.
RESULTADOS:
Com base na análise quantitativa das informações, verificou-se que 2.841 servidores já participaram das diversas ações desenvolvidas simultaneamente pelo Projeto MultiplicaSUS. Houve formação de 54 multiplicadores no DF e 150 nos estados, graças ao processo de descentralização. Verificou-se também que o Projeto atingiu de forma satisfatória 97% dos objetivos propostos, 95% das expectativas dos participantes e 96% na aquisição de conhecimentos sobre o SUS e sobre Gestão e Políticas Públicas de Saúde. De acordo com a análise qualitativa, os principais resultados estão expressos na produção de subjetividades e de habilidades técnicas e na identificação do participante como protagonista do sistema. A razão para tanto é que o projeto é visto como uma iniciativa enriquecedora que permite trocas de experiências e a construção de práticas de educação permanente em saúde.
CONCLUSÕES:
A Política de Educação Permanente propõe a formação dos profissionais da saúde com base no modelo pedagógico crítico/reflexivo das práticas desses profissionais. O Projeto MultiplicaSUS é uma iniciativa que traz o desafio da mudança nas práticas e nas relações de trabalho e na qualificação dos serviços oferecidos à sociedade. Diante disso, pode-se dizer que é uma iniciativa inovadora para os servidores do Ministério da Saúde à medida que desafia as abordagens pedagógicas tradicionais, possibilita a visualização dos processos políticos vigentes, permite maior autonomia e valorização dos profissionais da saúde e a implantação e solidificação dos princípios e diretrizes do SUS. É um projeto de inclusão e de inserção do trabalhador em um processo de contínua busca por desafios, que resgata o potencial criativo e inovador, bem como a identidade profissional e institucional, estimulando, por meio da abordagem pedagógica da problematização, a reflexão do cotidiano e a desconstrução de paradigmas para uma formação humanística crítica. Sendo assim, permite o desenvolvimento de habilidades como a observação, a análise, a cooperação e a superação de conflitos, estimula a reflexão do cotidiano e sua reconstrução como um espaço dinâmico e criativo, valoriza o processo de aprendizagem que ocorre no ambiente de trabalho e reconhece o educando como sujeito ativo e o educador como coordenador e estimulador de um ambiente de aprendizagem favorável à aquisição do novo conhecimento.
Instituição de fomento: Ministério da Saúde - MS
 
Palavras-chave: MultiplicaSUS; Educação Permanente; Saúde.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006