IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica

INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ESTRUTURA, NOS PROCESSOS E NAS PESSOAS DA DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA.

David Honorino de Souza 1
Maurício Fernandes Pereira 1
(1. Universidade Federal de Santa Catarina / UFSC / CAD)
INTRODUÇÃO:

Atualmente é indiscutível a importância da tecnologia nas organizações e de seu impacto nas relações sociais e comerciais do mundo moderno. A grande quantidade de informações geradas diariamente e a necessidade de gerenciá-las fazem das tecnologias da informação (TIs) um instrumento essencial para as organizações e a sociedade. As tecnologias da informação (TIs) se constituem em um elemento atualmente presente em vários tipos de organizações. Os hospitais, como organizações de serviços complexos e especializados, também fazem uso intenso das TIs  como elemento auxiliar de seus processos produtivos. A presente pesquisa realiza seus estudos na Diretoria de Administração do Hospital Universitário da UFSC/SC e objetiva verificar as influências que as TIs produziram na estrutura, nos processos e nas pessoas desta organização. Os elementos estrutura, processos e pessoas são considerados pela literatura organizacional características determinantes de uma organização, e servem nesta pesquisa como categorias de análise para avaliar as influências das TIs. As pesquisas realizadas sobre as influências das tecnologias de informações nas organizações são importantes, pois disponibilizam conhecimentos relevantes que permitem compreender os processos de mudança e a aprendizagem organizacional.

METODOLOGIA:
A presente pesquisa é de natureza qualitativa e caracteriza-se por ser um estudo de caso do tipo descritivo. A pesquisa qualitativa busca retratar a realidade de forma completa e aprofundada, usando várias fontes de informação. O estudo de caso se caracteriza por estudar de modo profundo e exaustivo um ou poucos objetos de modo que permita seu entendimento amplo e detalhado. O caráter descritivo da pesquisa caracteriza-se pela descrição das situações encontradas e pelos depoimentos dos participantes da pesquisa. A Diretoria de Administração (DA) é uma das quatro diretorias que compõe a estrutura organizacional do Hospital Universitário e é o local onde foi realizada esta pesquisa. A DA é composta por três divisões administrativas, quatro seções e dez unidades de serviços. Para a elaboração desta pesquisa foram coletados dados de fontes primárias e secundárias. Os dados secundários foram coletados a partir do exame da literatura organizacional e demais fontes documentais disponíveis na organização. Os dados primários foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com atores chaves da organização e por meio de observação participativa. Para auxiliar no processo de entrevistas foi elaborado um questionário que serviu de guia durante o processo de entrevistas. Os atores que participaram das entrevistas foram selecionados de modo intencional, privilegiando aqueles com cargos relevantes e conhecimentos pertinentes aos interesses da pesquisa.
RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa indicam as influências que a inserção das TIs produziram na estrutura, nos processos e nas pessoas do Hospital Universitário UFSC/SC. A pesquisa constatou que as influências produzidas pelas TIs na estrutura da organização foram amplas e evidentes . O primeiro impacto na estrutura organizacional foi decorrente da criação do Serviço de Informática (SI), que significou a ampliação do organograma organizacional. O SI foi criado como unidade administrativa, responsável pela gestão dos assuntos relacionados as TIs e ficou subordinado à Diretoria de Administração e à Divisão de Administração do Hospital. Outra influência na estrutura organizacional foi a criação de novos cargos de chefia e supervisão responsáveis pela gerência das TIs. Com relação às influências das TIs nos processos organizacionais, a pesquisa constatou a automatização dos trabalhos, a mudança nas rotinas de escritório com o decorrente ganho no tempo das operações e certa racionalização de atividades administrativas. As influências que as TIs produziram nas pessoas se fizeram perceber pelo modo como o processo de informatização foi conduzido. Durante este processo houve reações desfavoráveis à nova tecnologia e recusas a seu uso. Procedimentos de supervisão direta e treinamentos foram utilizados para minimizar os impactos das TIs. Outros indivíduos do hospital se mostram entusiastas das TIs e atuaram como catalisadores no processo de maturação das TIs na organização.

CONCLUSÕES:

As tecnologias da informação atualmente estão presentes em várias organizações e constituem-se elementos importantes na gestão dos negócios. Os hospitais estão entre as organizações que fazem uso intenso das TIs com o objetivo auxiliar seus processos produtivos. A introdução das TIs é responsável por várias influências por toda a organização. A presente pesquisa procurou identificar as influências ocorridas na Diretoria de Administração do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina a partir da inserção das TIs. A pesquisa verificou como as TIs influenciaram a estrutura organizacional, os processos produtivos e as pessoas que atuam na organização. Na estrutura organizacional, as TIs produziram a ampliação do organograma organizacional e a criação de novos cargos. Nos processos, as TIs produziram automatização e racionalização de atividades. As pessoas foram influenciadas no modo como faziam seu trabalho e tiveram que receber treinamentos que as capacitassem atuar com as TIs. A pesquisa fornece informações importantes que permitem compreender os processos de mudança organizacional decorrentes da inserção das TIs na estrutura organizacional. Aspectos relacionados à aprendizagem organizacional também foram identificados e se constituem elementos importantes para a promoção da adaptação organizacional.

Instituição de fomento: UFSC/Pibic
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Hospital Universitário; UFSC.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006