D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
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INVADINDO A INTIMIDADE ALHEIA: REPERCUSSÕES DOS SENTIMENTOS DE INVASÃO DE INVASÃO DE PRIVACIDADE NO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO CLIENTE HOSPITALIZADO. |
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Renata Campos de Lima 1 |
José Roberto da Silva Brêtas 1 |
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(1. Departamento de Enfermagem/ Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) |
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INTRODUÇÃO: |
No estudo intitulado “A corporalidade do cliente segundo as representações de estudantes de Enfermagem”, foi possível desvelar a significativa dificuldade da estudante de enfermagem em lidar com as questões de sexualidade, emergentes da prática de promoção do cuidado ao cliente, além do sentimento de estar invadindo a privacidade do mesmo ao expor sua intimidade. Esta segunda fase do estudo, é continuidade do mesmo por meio do aprofundamento na categoria “invasão de privacidade e constrangimento”, mais especificamente nas subcategorias denominadas “sentimento de vergonha ao cuidar” e “expondo a intimidade do outro”. Sabemos que o ato de cuidar na enfermagem estabelece uma relação muito próxima, íntima muitas vezes, de contato físico intenso e permeado por várias sensações e sentimentos. Esta atuação diretamente sobre o corpo do cliente faz com que a estudante de enfermagem entre em contato com a intimidade do mesmo. Objetivos: conhecer como as estudantes percebem a invasão de privacidade do corpo do cliente; identificar quais as subjetividades emergentes desta situação. |
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METODOLOGIA: |
Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, fundamentado nos pressupostos da teoria da Representação Social. Foi realizado junto a 20 sujeitos que cursam a 2ª, 3ª e 4ª séries do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Esta opção deve-se ao fato dos sujeitos estarem em um período em que estão estagiando em hospitais e assim possamos atingir os objetivos propostos. Os dados foram obtidos em entrevista aberta (não-estruturada) com duas perguntas norteadoras: 1) Quando presta cuidados, você se sente invadindo a intimidade do cliente? 2) Como você se sente ao cuidar do corpo de um(a) cliente? As entrevistas foram gravadas, transcritas e impressas para a realização da leitura flutuante do material. Como forma de tratamento dos dados utilizou-se o método Análise de Conteúdo (Análise Categorial). |
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RESULTADOS: |
Expressos pelas seguintes categorias e sub-categorias: a relação do cuidar e o sentimento de invasão de privacidade; relações de gênero (o gênero enquanto dimensão de igualdade e desigualdade entre os sexos, os símbolos da cultura na construção do gênero, estereótipos emergentes das relações de gênero); o corpo enquanto objeto de ensino (a participação do professor na relação estudante-cliente, a postura do(a) estudante junto ao cliente, a importância da discussão do tema sexualidade na graduação de Enfermagem); a sexualidade no ambiente hospitalar. |
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CONCLUSÕES: |
As representações do sentimento de invasão de privacidade e intimidade pelos(as) estudantes de enfermagem desvelou uma significativa relação de gênero nas práticas de cuidado, perpassando tanto pela sexualidade humana quanto por suas imbricações no cotidiano dos(as) estudantes. |
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Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
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Trabalho de Iniciação Científica
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Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Sexualidade . |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |