IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
INVADINDO A INTIMIDADE ALHEIA: REPERCUSSÕES DOS SENTIMENTOS DE INVASÃO DE INVASÃO DE PRIVACIDADE NO CUIDADO DE ENFERMAGEM AO CLIENTE HOSPITALIZADO.
Renata Campos de Lima 1
José Roberto da Silva Brêtas 1
(1. Departamento de Enfermagem/ Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP)
INTRODUÇÃO:
No estudo intitulado “A corporalidade do cliente segundo as representações de estudantes de Enfermagem”, foi possível desvelar a significativa dificuldade da estudante de enfermagem em lidar com as questões de sexualidade, emergentes da prática de promoção do cuidado ao cliente, além do sentimento de estar invadindo a privacidade do mesmo ao expor sua intimidade. Esta segunda fase do estudo, é continuidade do mesmo por meio do aprofundamento na categoria “invasão de privacidade e constrangimento”, mais especificamente nas subcategorias denominadas “sentimento de vergonha ao cuidar” e “expondo a intimidade do outro”. Sabemos que o ato de cuidar na enfermagem estabelece uma relação muito próxima, íntima muitas vezes, de contato físico intenso e permeado por várias sensações e sentimentos. Esta atuação diretamente sobre o corpo do cliente faz com que a estudante de enfermagem entre em contato com a intimidade do mesmo. Objetivos: conhecer como as estudantes percebem a invasão de privacidade do corpo do cliente; identificar quais as subjetividades emergentes desta situação.
METODOLOGIA:

Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, fundamentado nos pressupostos da teoria da Representação Social. Foi realizado junto a 20 sujeitos que cursam a 2ª, 3ª e 4ª séries do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Esta opção deve-se ao fato dos sujeitos estarem em um período em que estão estagiando em hospitais e assim possamos atingir os objetivos propostos. Os dados foram obtidos em entrevista aberta (não-estruturada) com duas perguntas norteadoras: 1) Quando presta cuidados, você se sente invadindo a intimidade do cliente? 2) Como você se sente ao cuidar do corpo de um(a) cliente? As entrevistas foram gravadas, transcritas e impressas para a realização da leitura flutuante do material. Como forma de tratamento dos dados utilizou-se o método Análise de Conteúdo (Análise Categorial).

RESULTADOS:
Expressos pelas seguintes categorias e sub-categorias: a relação do cuidar e o sentimento de invasão de privacidade; relações de gênero (o gênero enquanto dimensão de igualdade e desigualdade entre os sexos, os símbolos da cultura na construção do gênero, estereótipos emergentes das relações de gênero); o corpo enquanto objeto de ensino (a participação do professor na relação estudante-cliente, a postura do(a) estudante junto ao cliente, a importância da discussão do tema sexualidade na graduação de Enfermagem); a sexualidade no ambiente hospitalar.
CONCLUSÕES:
As representações do sentimento de invasão de privacidade e intimidade pelos(as) estudantes de enfermagem desvelou uma significativa relação de gênero nas práticas de cuidado, perpassando tanto pela sexualidade humana quanto por suas imbricações no cotidiano dos(as) estudantes.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Sexualidade .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006