IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 8. Medicina
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE PROTOZOÁRIOS NO BAIRRO BELA VISTA, NO ANO DE 2004, EM CAMPINA GRANDE - PARAÍBA.

Teobaldo Gonzaga Realço Pereira  1
Alex Bruno Soares  2
Ana Carolina Gadelha Gonçalves  2
Anunciado Alves de Melo  3
Jackson Borba da Cruz  3
Thayze Teixeira Melo Nunes Martins  2
(1. Prof. Pós-Dr./Orientador. Unidade Acadêmica de Medicina - UFCG; 2. Acadêmico. Unidade Acadêmica de Medicina - UFCG; 3. Prof. Mestre/Co-orientador. Unidade Acadêmica de Medicina - UFCG)
INTRODUÇÃO:

Os protozoários são organismos unicelulares, com uma pequena massa citoplasmática contendo um ou mais núcleos e capazes de multiplicação dentro dos hospedeiros. Estão entre os maiores causadores de morbidade em muitas regiões do país. As doenças são determinadas pelas lesões provocadas pelos parasitos, pela competição com o hospedeiro, pelos nutrientes ou por reações do organismo contra a presença dos invasores (reações imunológicas). Os protozoários intestinais mais freqüentes são adquiridos por via oral, ao ingerir água ou alimentos contaminados por fezes contendo cistos ou pelo contato oral-fecal direto, que é mais comum entre as crianças. Uma dificuldade ao combate das protozooses é a resistência dos protozoários aos métodos normais de cloração da água e também a sua sobrevivência por meses em água fria e limpa. A investigação da prevalência de protozooses é fundamental para o controle eficiente desse patógeno. Assim, o presente estudo, teve como objetivo analisar estatisticamente a prevalência de protozooses no bairro Bela Vista da cidade de Campina Grande no ano de 2004.

METODOLOGIA:

Foram coletados e analisados os dados de exames parasitológicos de fezes realizados em indivíduos residentes no bairro Bela Vista com os resultados registrados no livro de exames do Centro de Saúde do mesmo bairro, no ano de 2004. Primeiramente, houve uma separação dos dados encontrados de acordo com o tipo de protozoário e, posteriormente, os mesmos foram classificados segundo critérios de sexo e idade dos indivíduos contaminados. Em seguida, foi determinado a freqüência absoluta e relativa dos diferentes tipos de protozoários encontrados nos indivíduos de ambos os sexos e em diversas faixas etárias.

RESULTADOS:

Foram realizados 494 exames com 131(26,5%) positivos para algum tipo de protozoário. Dentre os 131 resultados positivos, 24,4% foram em indivíduos do sexo masculino e 75,6% no sexo feminino. Entre os protozoários, a maior prevalência foi para o Endolimax nana com 49,6%, seguido de Entamoeba coli com 31%, Iodamoeba bütschlii 12,8%, Giárdia lamblia 9,2% e Entamoeba hystolítica 2%. No sexo feminino o protozoário mais prevalente foi Endolimax nana com 54,7%, acompanhado de Entamoeba coli 25,6%, Iodamoeba bütschlii 11,6%, Giárdia lamblia 5,8% e Entamoeba hystolítica com 2,3%. O protozoário mais freqüente no sexo masculino foi Endolimax nana com 35,5% seguido por Entamoeba coli 29,0%, Giárdia lamblia com 11% e Iodamoeba bütschlii 16,1%. Na correlação dos protozoários por faixa etária, a maior prevalência no sexo feminino foi na faixa acima dos 40 anos com 46,5% dos casos, seguido por 34% no intervalo de 20 a 39 anos, 4,7% entre 10 a 19 anos e 13,9% na faixa de 0 a 9 anos. No sexo masculino a maior prevalência foi na faixa de 0 a 9 anos com 45,2%; 19,4% em homens com mais de 40 anos; 19,4% entre 10 e 19 anos e 16,1% na faixa dos 20 a 39 anos.

CONCLUSÕES:

Os resultados mostram uma prevalência relativamente alta de protozoários, principalmente, em mulheres acima de 40 anos. Nos homens, o maior número de resultados positivos foi na faixa de 0 a 9 anos. Estes dados devem-se provavelmente a maior permanência das mulheres e crianças nas suas residências, onde o contato com o meio ambiente contaminado é maior.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Campina Grande
 
Palavras-chave: Protozoários; Estudo; Prevalência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006