IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Economia - 4. Economia Industrial
ALGUNS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO do oeste do estado do paraná: um estudo dAS GRANDES EMPRESAS INDUSTRIAIS e agroindustriais locais no PERÍODO 2000-2005
Jaqueline Malman Nunes 1
Fred Leite Siqueira Campos 1, 2, 3
Andréia Tiecher 2
Margareth Marcon 2
Simone de Mattos Muller 2
Maxiel Roberto Machado 2
(1. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); 2. Faculdade Educacional de Medianeira / FACEMED; 3. Faculdade Anglo-Americano de Foz / FAA)
INTRODUÇÃO:
Dadas às características paradigmáticas das tecnologias da informação, a difusão de elementos centrais desta nova base tecnológica do desenvolvimento mundial pode ser vista como um indicativo da capacitação de um sistema local de inovação (entendido como o meio inovativo que conta com empresas e outros agentes) para o diálogo tecnológico com outros sistemas em nível nacional e internacional. Nesse sentido, objetivou-se, com este trabalho, caracterizar o Sistema Local de Inovação da região oeste do Estado do Paraná, destacando-se as atividades inovativas (em tecnologia) das grandes empresas industriais e agroindustriais locais.
METODOLOGIA:
A caracterização do Sistema Local de Inovação do oeste do Paraná foi buscada por meio de informações coletadas em levantamentos feitos junto às dez maiores empresas industriais e agroindustriais locais (além de dados de outras organizações que pesquisam ou que atuam no setor industrial do local pesquisado) com o objetivo de: (a) aferir o grau de adesão das empresas da região oeste do Paraná à chamada “revolução da microeletrônica”; (b) avaliar a adoção de técnicas organizacionais compatíveis com as mudanças nas relações intra e interempresas, a partir da utilização da automação de base microeletrônica e; (c) analisar os impactos sentidos e/ou pressentidos pelos respondentes no que diz respeito à introdução de automação de base microeletrônica nas suas respectivas empresas. Além disso, a presente pesquisa foi realizada sob um prisma que propõe a análise da questão da inovação em uma perspectiva que leva em consideração os elementos de três domínios que se caracterizam pela simultânea autonomia e interdependência. Estes domínios são: o tecnológico, o econômico e o institucional.
RESULTADOS:
Na região oeste do Paraná há total adesão às tecnologias da microeletrônica (100% dos respondentes a utilizam em seus processos produtivos). Também, o grau de interligação entre os agentes locais geradores e/ou que difundem as inovações é elevado. Há baixa dependência exógena. Nesse sentido, as mudanças ocorridas e as decisões de produção (e de automação) são influenciadas, fundamentalmente, por variáveis endógenas ao Sistema de Inovação do oeste do Paraná. Ainda, no que diz respeito à difusão das telecomunicações e da microeletrônica de rede, as empresas utilizam a Internet e os serviços telefônicos avançados com freqüência (tanto em seu relacionamento com clientes, quanto em suas relações com o mercado). Além disso, há a adoção de técnicas organizacionais modernas (por 100% dos respondentes) e, também, perspectivas positivas sobre o poder da difusão tecnológica por parte de todos os pesquisados. O domínio tecnológico apresenta características de eficiente geração de inovações, com elevado e crescente número de pessoal empregado e formado na área de engenharia e tecnológica. Também, apesar de pequena, há produção patenteada local. O domínio econômico é de moderada geração endógena de inovações tecnológicas. Além disso, alguns segmentos buscam inovações de produtos (como é o caso das empresas exportadoras, ligadas à produção de soja). Institucionalmente (com destaque aos órgãos financiadores), o Estado do Paraná apóia mais do que proporcionalmente às firmas e cidades da região oeste, sendo essa região responsável (em 2003), por quase 15% do direcionamento dos investimentos públicos estaduais. Por fim, existe boa articulação entre as grandes firmas industriais e os órgãos locais impulsionadores de inovações (tais como: a UTFPR, a UNIOESTE e a Itaipu).
CONCLUSÕES:
Logo, as evidências apresentadas neste trabalho servem para se contrapor às visões do senso comum que apontam (erradamente) para a baixa possibilidade de funcionamento de um sistema de inovações no âmbito de formações sócio-econômica locais recentes (como é o caso do oeste do Paraná). Estas mesmas evidências também apontam para as características do Sistema Local de Inovação do oeste do Paraná: boa articulação dos agentes internos, existência de financiamento público; geração e/ou adaptação de novos produtos e processos e adoção das bases do desenvolvimento proporcionado pelas tecnologias da informação.
Instituição de fomento: Programa de Domínio Tecnológico Avançado – PDTA, promovido pelo ITAI – Instituto de Tecnologia Aplicada à Inovação, ITAIPU.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sistema local de inovação; Empresas industriais; Empresas agroindustriais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006