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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA LUTA PELA TERRA

Jane Cristina Beltramini Berto 1
(1. Universidade Estadual de Maringá)
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa, baseada nas Diretrizes Operacionais para a Educação do Campo e nas disposições preliminares do Plano Estadual de Educação e, pautada pelas teorias bakhtinianas, à luz da lingüística aplicada, objetivou analisar o ensino-aprendizagem de língua materna (LM), quanto à leitura, à produção textual e à análise lingüística, através das práticas pedagógicas de professores de língua portuguesa, em uma instituição escolar pública localizada no Assentamento Pontal do Tigre, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, no município de Querência do Norte, extremo noroeste do Paraná.

METODOLOGIA:

Fez-se um levantamento do contexto histórico de ocupações de terras no Paraná e, em seguida, refletiu-se sobre as iniciativas que apontam para a necessidade de uma Educação verdadeiramente do Campo. Ao introduzir o referencial teórico de Geraldi, Kleiman, Matêncio, Freire, Silva e Soares teve-se como objetivo principal analisar a relevância dessas práticas para os sujeitos envolvidos, considerando o contexto sócio-político ideológico das comunidades atendidas pela escola. Compreendendo a linguagem como "lugar de interação entre sujeitos" em suas múltiplas manifestações em contextos sociais concretos, e desse lugar, considerou-se sua totalidade intrinsecamente integrada à vida humana como prática social na constituição desses sujeitos.

RESULTADOS:

Aproximando o olhar da realidade própria de uma escola que atende a uma comunidade do campo, os resultados apontam para a necessidade da implementação de políticas públicas que atendam a essas realidades específicas

CONCLUSÕES:

Espera-se contribuir para estudos futuros dentro desse tema, que demanda ainda muitas discussões acerca das peculiaridades de escolas públicas localizadas em assentamentos, formação de professores e o projeto oficial para Educação do Campo nesses estabelecimentos.

 
Palavras-chave: língua materna; educação do campo; mst.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006