IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural

REINVENTANDO A AULA COM O USO DA TV E DO VÍDEO: UMA EXPERIÊNCIA NO ASSENTAMENTO RURAL CAPÃO BONITO - SIDROLÂNDIA-MS

Eleuza Ferreira Duarte 1
Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira  1
(1. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
INTRODUÇÃO:

Sabe-se que os dias atuais estão sendo cada vez mais envoltos pela tecnologia, e estas por sua vez estão também adentrando o mundo dos negócios, os lares e os meios escolares. Aliado à globalização, o uso de recursos tecnológicos tem instigado as pessoas a ver e aprender de forma diferenciada, isto é, passou-se a ter uma leitura de imagens e símbolos que alterou consideravelmente o paradigma de ensinar e aprender. Considerando que a clientela escolar rural também está inserida nesse processo, procurou-se desenvolver, através de um projeto, um trabalho junto a esta clientela. A proposta deste trabalho foi de contribuir na formação dos professores que ministram aulas nos assentamentos rurais, facultando a esses professores a oportunidade de inserir no processo didático-pedagógico, os recursos tecnológicos (televisão, vídeo e antena parabólica), adquiridos por conseqüência da realização do presente projeto.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida, em uma escola sediada no assentamento Capão Bonito, no Município de Sidrolândia-MS. O presente projeto surgiu de demandas levantadas durante a realização de várias reuniões e seminários, com a comunidade de assentados. Mediante os dados levantados, a presente proposta foi desenvolvida através  de vários encontros com a coordenadora do projeto, por meio de aulas presenciais, utilizando-se de textos sobre tecnologia educacional, com a utilização de fitas gravadas do Programa TV Escola,  Salto para o Futuro, dentre outros, com o intuito de subsidiar os professores dos assentamentos em conteúdos voltados para a clientela rural. Durante a realização do projeto foram realizados seminários sobre o uso das tecnologias de comunicação e informação, bem como foi oportunizada a participação em diversas palestras, de forma a enriquecer o conteúdo ministrado pelo curso.
RESULTADOS:

Constatou-se, mediante o desenvolvimento da presente pesquisa, que os professores lotados no assentamento rural estão adotando o uso dos recursos tecnológicos em suas aulas, e que a presente pesquisa, além de proporcionar um repensar da prática pedagógica, instigou-os a oferecer um ensino voltado para o convívio rural dos seus alunos, oferecendo aulas mais dinâmicas e ricas em conteúdo. Observou-se, também, em contato com a coordenação pedagógica e direção da escola, a otimização desses recursos tecnológicos, que vêm sendo utilizados em diversas programações da escola, tais como: reunião de pais, comemoração de datas festivas, apresentação de assuntos relacionados com a educação das crianças, entre outros. Outro fator positivo a ser destacado é que os professores atualmente gravam eles próprios os programas de sua preferência e de acordo com o tema a ser trabalhado em sala de aula. É relevante observar que a videoteca montada por eles conta ainda com fitas adquiridas por eles recursos próprios,  numa associação conjunta para a garantia de continuidade do processo iniciado com o desenvolvimento do projeto.

CONCLUSÕES:

Observa-se que não cabem mais questionamentos quanto à necessidade da utilização dos recursos tecnológicos na sala de aula. A discussão agora diz respeito a como utilizar esses recursos da melhor forma possível, adaptando-os ao contexto local, de modo que as aulas e a própria escola tornem-se locais dinâmicos, espaços de fato integrados ao mundo, qualquer que seja a sua localização geográfica.Concluiu-se, portanto, que não basta que a tecnologia exista. É preciso, sobretudo, que exista também uma boa relação dela com o professor, com o conteúdo, com todos os atores da escola e do ambiente de ensino-aprendizagem. É necessário que a tecnologia esteja presente nos projetos da escola, sendo contemplada com políticas governamentais coerentes, com a disponibilização de recursos adequados e de professores capacitados, e que esteja integrada a outros materiais já utilizados na escola..Observa-se que a interação professor-aluno vem se tornando muito mais dinâmica nos últimos anos. O professor tem deixado de ser um mero transmissor de conhecimentos para ser um orientador, um estimulador dos processos que levam os alunos a construírem seus conceitos, valores, atitudes e habilidades, numa perspectiva de crescimento pessoal que os habilitará a serem verdadeiros cidadãos. Cidadãos conscientes de seu papel na construção da sociedade e capazes de perceber como os recursos tecnológicos são aliados para um ensino eficaz na formação de sujeitos críticos e criativos.

Instituição de fomento: Eleuza Ferreira Duarte
 
Palavras-chave: Apoio didático; Recursos tecnológicos; Assentamento Rural.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006