IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Rosi Biadola Silva 1
(1. Universidade Estadual de Maringá)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho procura refletir a respeito do papel desempenhado pelo livro didático no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, principalmente no que concerne ao processo de desenvolvimento da leitura e da escrita. Para tanto, tomou-se por objeto de análise uma unidade de um livro didático adotado na primeira série do ensino fundamental, em uma escola da rede privada, localizada na cidade de Maringá – PR

METODOLOGIA:

Inicialmente procedemos a um trabalho de revisão bibliográfica no campo de estudos da Língüística Aplicada a respeito dos pressupostos teórico-metodológicos que devem nortear o ensino da leitura e da escrita nas aulas de língua portuguesa em ambiente escolar, principalmente dos elementos relacionados às concepções de linguagem e escrita que têm permeado as práticas escolares com a língua materna. Posteriormente, procuramos desenvolver um trabalho de descrição e análise de uma das unidades do referido livro, intitulada "Notícia de Jornal", à luz da teoria pesquisada. Durante esse processo mantivemos também diálogos informais com uma das professoras que utilizava o referido material e tivemos acesso às anotações feitas pelos alunos em seus cadernos.

RESULTADOS:

Os resultados mostram que a concepção de linguagem abordada no material didático estabelece relações de pertinência com a perspectiva interacionista da linguagem, bem como a recomenda. Constatou-se, porém que ao propor algumas atividades referentes à leitura e à escrita, o material produz um efeito de mascaramento dessa concepção, simulando situações que, apesar de aparentarem interação, acabam reduzindo o aluno-leitor-escritor às mesmas situações do ensino tradicional.

CONCLUSÕES:

Faz-se, portanto, necessário, um aprofundamento das reflexões a respeito do uso do material didático em aulas de Língua Portuguesa e que esses estudos ecoem em ambiente escolar, de modo que os profissionais da educação ou os gestores dos estabelecimentos de ensino tenham maior clareza teórico-metodológica ao fazer suas opções quanto ao material utilizado na formação dos educandos.

 
Palavras-chave: livro didático; ensino-aprendizagem de língua portuguesa; ensino fundamental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006