IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 2. Medicina Preventiva
IDENTIFICANDO DÚVIDAS SOBRE SEXUALIDADE E REPRODUÇÃO HUMANA ENTRE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Tâmara Soares Dantas 1
Mireille Coelho de Almeida 1
Jandilene Maria de Freitas Sucupira 1
Aline de Alcântara Correia  2
Mariângela Medeiros Barbosa 3
Henrique Gil da Silva Nunesmaia 4
(1. Graduanda em Medicina da Universidade Federal da Paraíba - UFPB; 2. Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba - UFPB; 3. Médica do Programa de Atendimento Multidisciplinar ao Adolescente; 4. Professor do Departamento de Pediatria e Genética CCS/UFPB)
INTRODUÇÃO:
A incidência de gestação entre adolescentes tem se mostrado crescente nos últimos anos e vai de encontro às taxas de fecundidade do restante da população que, desde a década de 70, declinam. Atualmente a gestação na adolescência vem sendo considerada, em muitos países, um sério problema de saúde pública em virtude dos impactos que pode acarretar à saúde materno-fetal e ao bem-estar social e econômico da população. Em 1998, 700 mil brasileiras entre 10 e 19 anos, faixa etária definida pela Organização Mundial de Saúde como adolescência, deram à luz. Preocupa ainda mais o fato de que entre 1993 e 1998 houve um aumento de 31% no número de partos entre adolescentes de 10 a 14 anos, enquanto que para a faixa etária de 15 a 19 anos o aumento foi de 19%. No Estado da Paraíba, 24,37% dos nascido-vivos em 1999 eram filhos de adolescentes, representando um aumento de dois pontos percentuais em relação a 1996. A antecipação da idade da menarca ao longo dos anos e a precocidade do início das atividades sexuais aliadas à desinformação quanto à Sexualidade, Reprodução e Métodos Contraceptivos são apontados como os principais fatores responsáveis por estes números. Neste trabalho, objetivou-se identificar as dúvidas mais freqüentes entre os adolescentes a cerca de temas relacionados à Sexualidade e à Reprodução Humana e, através destas, sugerir ações médico-educativas objetivas e eficientes na prevenção da gestação não planejada entre estes.
METODOLOGIA:
O universo da pesquisa foi constituído pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente Médici (João Pessoa, Paraíba) matriculados entre 5ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, constituindo cerca de 150 adolescentes entre 11 e 16 anos, que participaram de um ciclo de palestras durante o segundo semestre do ano de 2005 promovido pelo Programa de Prevenção à Gestação Precoce em Escolas Públicas de João Pessoa - PB, projeto extensionista da Universidade Federal da Paraíba. Nessa ocasião foi permitida a apresentação, por escrito, por parte dos adolescentes, de suas dúvidas de modo livre, espontâneo e não-orientado. Os dados referentes às dúvidas registradas foram classificados quanto à área temática. Àqueles referentes à Sexualidade e Reprodução Humana, foram colocadas em planilha Excel (Microsoft), tabuladas e submetidas à análise estatística descritiva.
RESULTADOS:
Setenta e cinco adolescentes, sendo 50 do sexo feminino e 25 do sexo masculino, expressaram dúvidas nas áreas temáticas de Biologia Geral e Humana, Sexualidade e Reprodução Humana. A média de dúvidas expressas foi de 6,64 e 5,58, entre meninas e meninos respectivamente. Dúvidas sobre métodos contraceptivos (61,33%), sobre como se pode engravidar (42,6%), Doenças Sexualmente Transmissíveis - DSTs - (36,0%) e desenvolvimento corporal (28,0%) foram as mais freqüentes. Analisadas as dúvidas em relação ao sexo observou-se que meninas e meninos têm preocupações distintas. Além de questionamentos a cerca de métodos contraceptivos (70,0%), sobre como se pode engravidar (52,0%), desenvolvimento corporal (38,0%) e DSTs (34,0%), dúvidas sobre menstruação (34,0%) e dor/sangramento durante a primeira relação sexual (30,0%) foram também muito incidentes entre elas. Entre os meninos as dúvidas quanto a métodos contraceptivos (44,0%), e sobre como engravidar (24,0%) foram menos freqüentes que entre as meninas. Fizeram questionamentos quanto ao desenvolvimento corporal apenas 8,0% deles. Já quanto as DSTs (40,0%) o interesse foi maior que o das meninas. As dúvidas sobre masturbação foram freqüentes entre eles (24,0%), mas representaram apenas 2,0% das dúvidas delas.
CONCLUSÕES:
As principais conclusões foram: 1) A desinformação sobre Sexualidade e Reprodução Humana foi observada em proporções elevadas. 2) Mitos e fantasias que perturbavam adolescentes há 50 anos ainda constituem motivo de dúvidas entre os adolescentes atuais. 3) Meninos e meninas demonstraram preocupações distintas a cerca destes temas, ainda persistem entre os adolescentes, por exemplo, idéias de que a contracepção é uma responsabilidade predominantemente feminina e de que masturbação é assunto apenas para meninos. 4) A elevada freqüência de dúvidas sobre como é possível ou não engravidar ou de como se pode evitar a gravidez reforça a necessidade de investimentos na educação reprodutiva da população adolescente visando diminuir a taxa de gestações não planejadas entre estes. 5) Um programa de ações médico-educativas deve envolver três instâncias: a) treinamento de professores de todas as disciplinas b) transferência de conhecimentos para os alunos c) orientação dos pais.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Saúde do Adolescente; Gravidez na Adolescência; Sexualidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006