IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia

REGISTRO DE Pomadasys ramosus (POEY, 1860) (ACTINOPTERYGII: HAEMULIDAE) NA PRAIA DO MALHADO, ILHÉUS (BAHIA).

Paulo Roberto Duarte Lopes 1
Jailza Tavares de Oliveira-Silva 1
Ideval Pires Fernandes 2
(1. Departamento de Ciências Biológicas / UEFS; 2. Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis / UESC)
INTRODUÇÃO:

Pomadasys ramosus, pertencente à família Haemulidae, é considerada pouco comum, atinge pelo menos 24,8 cm de comprimento e é citado como ocorrendo das Antilhas ao Rio de Janeiro em águas estuarinas e chegando a penetrar em água doce.

METODOLOGIA:

A Praia do Malhado, localizada na sede do município de Ilhéus (litoral sul do estado da Bahia), encontra-se sob influência do Porto do Malhado (o mais importante do sul baiano) e é considerada imprópria para banho pois recebe efluentes de um canal que corta vários bairros da cidade. O único exemplar a que se refere este estudo, medindo 199,0 mm de comprimento total e que se encontra depositado na coleção do Laboratório de Ictiologia (Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia), foi coletado nesta praia com auxílio de calão por pescadores artesanais locais em junho de 2005

RESULTADOS:

sendo identificado com base na seguinte combinação de caracteres: nadadeira dorsal composta de 13 espinhos e 12 raios, nadadeira anal composta de 3 espinhos (sendo o segundo mais desenvolvido que os demais) e 7 raios, pré-opérculo fortemente serreado sendo os espinhos do ângulo mais desenvolvidos que os demais, focinho pontudo sendo seu comprimento maior que o do diâmetro orbital e pelo colorido do corpo que é prateado, um pouco mais escuro superiormente e com estrias longitudinais escuras sendo a mediana mais visível. Outros caracteres merísticos e morfométricos para caracterização desta espécie são apresentados.

CONCLUSÕES:

Deste modo, amplia-se o conhecimento sobre a ictiofauna marinha do litoral baiano (o mais extenso dentre as unidades federativas brasileiras), em particular do litoral sul, além de se fornecer mais informações sobre a presença de P. ramosus no Brasil, ampliando o número de exemplares desta rara espécie depositados em coleções.

Instituição de fomento: Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz
 
Palavras-chave: registro; Pomadasys ramosus; Bahia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006