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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 5. Rádio e Televisão

A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO PARTIDO DOS TRABALHADORES PELO PROGRAMA JORNAL DA CÂMARA/ VOZ DO BRASIL NO PERÍODO ANTECEDENTE AO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES 2004

Wesley Pereira Grijó  1
Marcos Roberto Belfort Rodrigues 1
Wlívio Ricardo Saraiva Lopes 1
Elthon Ranyere Oliveira Aragão 1
Andressa Bonfim Silva 1
Rosinete Ferreira 1, 2
(1. Universidade Fedral do Maranhão - UFMA/ Curso de Comunicação Social; 2. Professora Mestra / Orientadora)
INTRODUÇÃO:

Os Meios de Comunicação de Massa, dentre eles o Rádio, são apontados pelos estudiosos como instrumento de construção de realidades, e por conseqüência de sentidos, sendo a produção do discurso controlada, selecionada, organizada e redistribuída, segundo Michel Foucault. Quando o discurso radiofônico está inserido num contexto de disputa eleitoral, a construção simbólica dos agentes sociais torna-se mais expressiva, como é o caso do programa Jornal da Câmara/ Voz do Brasil. Considerando o poder de difusão do programa, cuja audiência potencial é de 100%, devido à obrigatoriedade da inserção dos programas do poder legislativo, a construção simbólica pode ser de grande influência na escolha dos eleitores. A pesquisa tinha como finalidade verificar a construção de discurso realizada pelos gatekeepers na elaboração do programa analisado e como ele pretendeu envolver o Partido dos Trabalhadores (PT) numa atmosfera simbólica que facilitasse a eleição de filiados do partido a prefeituras e câmara municipais no Brasil, uma vez que os deputados federais exercem grande influência em suas bases eleitorais. Este estudo analisou como o programa Jornal da Câmara projetou simbolicamente o PT, durante o período antecedente ao segundo turno das eleições 2004, principalmente no que diz respeito ao direcionamento que o programa deu às opiniões do partido aos fatos que estavam sendo discutidos pela sociedade, como denúncias sobre irregularidades no Programa Bolsa Escola e a reabertura do caso Vladimir Herzog.

METODOLOGIA:

Como procedimento metodológico para a realização da pesquisa foi feita a leitura de scripts, ou seja, os textos lidos no programa Jornal da Câmara/ Voz do Brasil, entre os dias 18 e 29 de outubro de 2004, período que antecedeu o segundo turno das eleições municipais. Em seguida, realizou-se a análise de discurso dos textos do período pesquisado. Com embasamento de pesquisa bibliográfica, principalmente, em estudos sobre análise de discurso de autores como Michel Focault, Milton Cunha e Dominique Maingueneau, comparou-se a construção simbólica das notícias referentes a parlamentares filiados ao partido dos trabalhadores em comparação às notícias que tinham como protagonistas parlamentares de outros partidos, principalmente da oposição, como PSDB e PFL. Para melhor análise do objeto empírico estudado, optou-se por estudar somente a posição do PT em relação às principais questões debatidas pela sociedade no período da pesquisa.

RESULTADOS:
Tendo o segundo turno das eleições 2004 coincidido com denúncias e irregularidades no programa Bolsa Escola e da divulgação de supostas fotos do jornalista Vladimir Herzog, casos intrinsecamente ligados à história e ideologia petista, verificou-se que o discurso do Jornal da Câmara representou um espaço de fala privilegiado para os deputados do PT, desarticulando qualquer crítica ao governo vigente, ou seja, desarticulando de forma implícita qualquer fala dos partidos de oposição. Em várias matérias, verificou-se claramente, a valorização de discurso de petistas, cujas colocações dificilmente eram contestadas nas matérias por outros deputados. Em compensação, qualquer discurso opositor ao governo ou a algum discurso de parlamentar do PT foi prontamente desarticulado com a fala de algum deputado do partido do governo vigente, quando não era por meio deste, era por algum deputado de partido aliado, como PCdoB. O processo de construção de imagem positiva do PT serviu naquele momento (através do posicionamento sobre os dois acontecimentos de interesse público) para difundir e/ou sedimentar as lutas histórias ou momentâneas do partido nos ouvintes do programa radiofônico.
CONCLUSÕES:

Seguindo os estudos de Michel Foucault sobre a produção de discursos e de conceitos provenientes de pesquisas de Milton Cunha e relacionado-os à análise do script do programa e ao momento político do Brasil, concluiu-se que o programa Jornal da Câmara/ Voz do Brasil construiu um partido, cujos interesses vão ao encontro de anseios dos ouvintes (interlocutores), que naquele momento também eram eleitores que deveriam ir às urnas nos dias subseqüentes. Tal efeito pretendia ser alcançado através do estabelecimento de vínculos sócio-culturais. Isso acontece com mais evidência em enunciados que propagam os interesses petitas e desarticulação, mesmo que implícita, dos enunciados da oposição.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Análise de discurso; Jornal da Câmara/ Voz do Brasil; Política.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006