IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A APROPRIAÇÃO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE
Andréia de Assis Ferreira 1
Paulo Cezar Santos Ventura  2
(1. REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BH; 2. CEFET/MG)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa acerca das contribuições da Informática Educacional (IE) para o processo de ensino-aprendizagem de todas as disciplinas tem se intensificado na última década. Contudo, a prática pedagógica cotidiana, especialmente das escolas públicas, ainda não incorporou esse recurso de forma adequada. O papel do professor nesse processo é crucial. Dentro dessa problemática maior, focalizamos em nossa investigação, o professor de História e sua relação com a IE. Nosso problema envolveu, de um lado, as contribuições da IE para o processo de ensino-aprendizagem de História e, de outro, a relação que os professores dessa disciplina estabelecem com a IE e suas dificuldades em se apropriarem dessa tecnologia.

Nesse sentido, procuramos responder às seguintes questões: quais são as concepções dos professores de História acerca da IE? Qual o contato desse profissional com o computador e que conhecimento possui acerca da IE? Como o professor de História acredita estar reagindo ao cenário de mudanças e desafios proporcionados pelo uso do computador no ambiente educacional?

A nosso ver, compreender melhor essas questões é o primeiro passo quando pensamos em contribuir para a elaboração de propostas e projetos envolvendo a IE que se mostrem mais adequados e significativos para os professores de História.
METODOLOGIA:

Essa investigação – fruto de um Mestrado concluído em 2004 – envolveu os professores de História da Rede Municipal de Belo Horizonte (RME/BH). O questionário mostrou-se o instrumento mais adequado para esta pesquisa, visto que, sem a presença do pesquisador, o pesquisado pode se sentir menos constrangido. Além disso, dada a quantidade de pessoas envolvidas, tornar-se-ia difícil realizar entrevistas ou outro instrumento que exigisse o contato presencial. Esse instrumento foi utilizado para a coleta de informações que foram tabuladas e trabalhadas numa perspectiva de análise estatística quantitativa, que permitiu informações qualitativas, como a percepção dos professores sobre questões da Informática Educacional e de suas aplicações no Ensino de História.

O instrumento foi enviado a todos os professores de História da Rede Municipal de Ensino/BH (totalizando 397 questionários). Apesar das dificuldades, nos surpreendemos com o número de questionários recebidos: 150 questionários (38% do total). Adotamos uma combinação de abordagens – qualitativa e quantitativa – para analisar os dados coletados. Na análise dos dados, foi utilizado o pacote estatístico SPSS 8.0 for Windows, programa que oferece um grande número de possibilidades de análises, associações, comparações, tanto de dados quantitativos quanto de dados qualitativos. Este se mostrou indicado para a tabulação dos dados, por contar com recursos como o cruzamento de respostas múltiplas e correlação de variáveis.
RESULTADOS:

A maioria dos respondentes possuía entre 36 e 45 anos de idade, 57% mulheres e todos eram licenciados em História. Mais da metade dos sujeitos leciona há mais de 10 anos.

A maioria dos professores mostra ter acesso ao computador: 81% possui computador em casa e, destes, 50% possui o equipamento há mais de 5 anos. Uma parcela significativa de professores, 47%, declara já ter feito algum curso de informática. Contudo, 80% não o utiliza em sala de aula – muitos deles, mesmo lecionando em escolas que possuem laboratório de informática – por se sentir inseguro. Os resultados evidenciaram diversas concepções, em relação a utilização da Informática Educacional no processo de ensino-aprendizagem de História  entre elas: ‘O uso do computador nas escolas é algo irreversível e uma exigência da atualidade’; ‘O computador não substituirá o professor’; ‘É preciso utilizar o computador e softwares educativos de forma consciente’; ‘O computador é um transmissor de informações’; ‘O computador é uma ferramenta lúdica e rica visualmente’; ‘É preciso conhecer tecnicamente o computador para ser capaz de utilizá-lo nas aulas de História’. Os dados evidenciaram também algumas concepções em relação ao Ensino de História: 'O ensino de História preocupa-se em estabelecer relações de causa e efeito entre os fatos'; 'A História pode ser vista como uma sucessão de fatos encadeados entre si'; 'O ensino de História é o registro dos acontecimentos vividos pelo homem em diferentes épocas'.
CONCLUSÕES:

Esse estudo evidenciou que os professores de História da RME/BH se mostram relativamente bem informados quanto ao potencial do computador no ensino, possuem, muitos deles, computadores e os utilizam para fins diversos, contudo, sabem muito pouco sobre as possibilidades de utilização de softwares e outros recursos voltados para o ensino de História.

Evidenciamos que a maioria utiliza o computador em seu cotidiano e percebe seu impacto na sociedade atual e no ensino de todos os níveis. Contudo, informaram que uma grande parte das escolas da RME/PBH não dispõe de laboratório de informática ou equipamentos básicos para a inserção da IE na escola. Essa limitação impossibilita iniciativas e desmotiva os professores.

Entretanto, encontramos professores envolvidos, entusiasmados com as possibilidades oferecidas pela IE, em todas as idades e tempo de magistério. Profissionais que se mostram interessados em romper com uma visão estreita de ensino de História e, acreditam que, contando com os recursos IE, poderiam construir uma prática mais criativa e significativa para seus alunos.

De um modo geral, é evidente a necessidade de uma maior divulgação e acesso às possibilidades oferecidas pela IE para os professores de História. E isso inclui desde os futuros professores aos mais experientes, pois, como evidenciou nosso estudo, ao contrário do que se costuma esperar, foram os professores com maior tempo de magistério e idade que se mostraram mais ativos e interessados quanto a IE.
 
Palavras-chave: Informática Educacional; Ensino de História; Concepções de Professores .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006