IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 2. Antropologia da Saúde
ITINERÁRIOS DE CURA E CUIDADO E REDES SOCIAIS: ESTUDO DE CASO NA BARRA DO RIO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ - SC.
Alessandro da Silva Scholze 1
Dagoberto Mior de Paula 1
Maria Isabel Fontana 1
Yolanda Flores e Silva 1
(1. Centro de Educação de Ciências da Saúde/CCS - UNIVALI)
INTRODUÇÃO:

A família tem como uma de suas funções primordiais o cuidado recíproco entre seus membros, o qual assume formas diversas, de acordo com as estratégias que esse sistema social desenvolve em seu cotidiano. Nesse processo de cuidado, a família interage com o meio no qual se insere, fundando uma cultura particular que influencia as formas pelas quais as pessoas manifestam a doença e buscam recuperar ou preservar sua saúde. Tal busca pode percorrer as redes sociais com resultados positivos ou negativos em termos de obtenção de apoio social, traçando itinerários de cura e cuidado, definidos pelas alternativas de atenção à saúde que a pessoa doente utiliza e avalia, em constante diálogo com os membros de suas redes, por vezes utilizando terapêuticas múltiplas, até mesmo contraditórias, de modo seqüencial ou concomitante. Neste trabalho reunimos três pesquisas desenvolvidas de forma articulada no Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho com área de concentração em Saúde da Família da UNIVALI, as quais tiveram os itinerários de cura e cuidado realizados nas redes sociais como tema comum. Os objetivos das pesquisas incluíram a análise e caracterização das Representações Sociais relativas à saúde e doença e aos itinerários de cura e cuidado, a identificação e o mapeamento destes e das redes sociais nas quais ocorriam.

METODOLOGIA:

Utilizando-nos do método qualitativo em uma pesquisa de caráter etnográfico, realizamos um estudo de caso na Barra do Rio, Balneário Camboriú – SC. O estudo partiu de dados secundários, visando uma abordagem dos aspectos histórico-geográficos da região, e a caracterização das condições de saúde da população local, para o que também contribuiu um estudo anterior sobre itinerários de cura e cuidado junto aos Agentes Comunitários de Saúde que atuavam no Programa Saúde da Família (PSF) dessa localidade. A seguir, conduzimos entrevistas semi-estruturadas com 10 famílias moradoras da área de abrangência do PSF da Barra, juntamente com observações na comunidade, desenvolvidas a partir de um roteiro previamente estabelecido. Os entrevistados foram selecionados a partir das observações realizadas por um dos pesquisadores como médico do PSF da Barra, inicialmente buscando famílias com pessoas sob cuidados por problemas crônicos de saúde e, a seguir, envolvendo grupos familiares com perfis diversos, a fim de realizar uma aproximação com a heterogeneidade da comunidade considerada. As entrevistas, gravadas nas residências dos entrevistados, foram transcritas e analisadas conforme a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), enquanto os demais dados receberam análise teórica.

RESULTADOS:

Os DSC definiram a saúde em um sentido holístico, relacionando-a com harmonia e equilíbrio na vida individual, social e familiar; além de representá-la como o contrário da doença e, também, como a situação de normalidade das funções vitais que dispensa a atenção médica. As representações sobre doença incluíram o desequilíbrio resultante do modo de vida da pessoa, bem como o contrário da saúde e, ainda, uma forma de castigo divino pelos erros cometidos. O DSC sobre o apoio social mostrou fontes de apoio diferentes de acordo com cada forma de apoio buscado, dentre as quais a família foi a mais rica, tanto em disponibilidade como em variedade das formas de apoio mediadas..Assim, a família se constituiu no centro das redes sociais, a partir do qual os itinerários percorriam alternativas disponíveis nos diferentes sistemas de atenção à saúde: formal, informal e popular; refletindo as Representações Sociais dos informantes quanto ao processo saúde-doença. Os itinerários identificados conduziam a quatro agrupamentos abrangentes de possibilidades de cura e cuidado: tentar resolver em casa, o posto de saúde da Barra, as organizações sociais e as alternativas pagas. O PSF foi encontrado como parte das redes e dos itinerários por meio das referências ao posto de saúde e aos profissionais da equipe, mas não foi citado diretamente.

CONCLUSÕES:

As Representações Sociais verificadas na comunidade estudada permitiram explicar a construção do conhecimento sobre saúde-doença nas famílias e, identificar os itinerários de cura e cuidado utilizados pelas mesmas. A identificação e compreensão dos itinerários de cura e cuidado e das redes sociais podem contribuir para a integração dos saberes populares às ações do sistema de saúde formal, levando em consideração o contexto social no qual são aplicadas. A capacitação das equipes de PSF para a atuação junto às redes e aos itinerários, além da divulgação mais ampla das propostas do programa, foi sugerida como forma de aplicação prática desses resultados.

 
Palavras-chave: família; apoio social; Programa Saúde da Família.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006