IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Amanda Marina Andrade Medeiros 1
Cristiano Alberto Muniz  2
(1. Faculdade de Educação - UnB; 2. Prof. Dr. do Departamento de Métodos e Técnicas - UnB)
INTRODUÇÃO:

A matemática sempre foi vista como uma disciplina complicada para aprender e difícil de ser ensinada. Ter boa memória, ter raciocínio lógico e ser inteligente são características relacionadas com aqueles que são bons em matemática, excluindo dos que não tiveram sucesso nesta as qualidades relacionadas a esse conhecimento. Ser professor de matemática é desmistificar tais concepções sobre o ensino da matéria, é desafiar a sociedade por um novo conceito sobre o ensino dessa. É nesse sentido que se apresenta a enorme necessidade de projetos de formação continuada para os professores que estão em exercício, onde muitos ainda têm idéias e concepções inadequadas sobre o ensino de matemática. Salientamos, também, a importância de uma formação inicial de qualidade, onde o aluno esteja inserido em uma prática real em sala de aula associada à pesquisa. É nesse contexto que o presente trabalho vem identificar em que sentido e medida a inserção da pesquisa-ação no espaço escolar se constitui em possibilidade de formação inicial e continuada no campo da educação matemática. Portanto são alguns objetivos específicos do estudo: analisar se para os professores a pesquisa-ação no âmbito escolar tem sido possibilidade de formação continuada; observar se a pesquisa no espaço escolar está estimulando os professores a repensarem seus atuais métodos de ensino; analisar o processo de formação continuada instaurado a partir da inserção na pesquisa-ação do projeto (Re) Educação Matemática.

METODOLOGIA:
A pesquisa-ação pressupõe ser a mais apropriada para se desenvolver no âmbito escolar, já que promove a participação dos professores na busca de soluções aos seus problemas. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública de Brasília. Os participantes da pesquisa foram os professores, a direção e a coordenação da escola, além dos alunos da Universidade de Brasília matriculados na disciplina Projeto 4, com ênfase na regência. A partir da análise da proposta de pesquisa e do universo a ser explorado a entrevista semi-estruturada foi escolhida como instrumento. A observação de aulas também foi utilizada como uma estratégia para analisar os resultados da inserção do projeto na escola.
RESULTADOS:

Foi possível verificar que a fala dos professores está, na maior parte das vezes, relacionada ao envolvimento e à satisfação com a inserção do projeto na escola. Nos relatos os professores destacam a questão da mudança que tiveram no que diz respeito ao ensino da matéria, se antes eles tinham em sala de aula uma didática tradicional no ensino da matemática, hoje eles têm outra concepção. Muitos relatam que agora consideram o aluno como ser ativo no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Com a observação de aulas também é possível verificar que os procedimentos e métodos utilizados pelos professores têm sido muito pertinentes, considerando o aluno como um sujeito inserido em uma cultura e como um ser que tem história e experiências vividas.

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados foi possível verificar que a inserção da pesquisa-ação no espaço escolar com o projeto (Re) Educação Matemática, segundo os professores, se constitui sim em possibilidade de formação inicial e continuada no campo de educação matemática. A presente pesquisa observou que o projeto inserido no espaço escolar estimula os professores a refletirem sobre seus atuais métodos e repensarem um novo ensino da matemática.  A pesquisa torna visível a importância da inserção de projetos de pesquisa no espaço escolar, pois esses possibilitam tanto uma formação real dos alunos que estão na formação inicial, pois inseridos no contexto escolar podem tornar visíveis as teorias aplicando-as em sala de aula, como também uma formação continuada dos professores que estão dentro da escola, já que muitos desses não têm contato com as novas teorias e métodos, o que será providenciado com tal ação.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Educação Matemática; Formação Inicial; Formação Continuada.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006