IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 8. Psicologia do Trabalho e Organizacional
OS SENTIDOS DO TRABALHO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO PARA TRABALHADORAS DE EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS.
Maria Fernanda Diogo 1
(1. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa buscou compreender os sentidos do trabalho para mulheres que exercem funções de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços na Grande Florianópolis/SC. Sua espinha dorsal foi a perspectiva histórico-dialética, entendendo cada sujeito como social e historicamente determinado, constituído e constituinte de seu contexto. Este é um ponto de vista relacional, ou seja, considera que as individualidades se constroem sustentadas por determinadas condições materiais na tessitura das relações com as pessoas e com o mundo. As categorias trabalho e gênero se entrelaçaram para desenhar o objeto de estudo desta pesquisa. Na perspectiva aqui adotada, trabalho é a atividade que define o indivíduo como ser social. Este ultrapassa a realização da atividade, inscrevendo-se na percepção de mundo daquele que o executa, sendo, pois, imprescindível articular suas dimensões objetivas e subjetivas. O trabalho feminino possui algumas peculiaridades que o colocam em desvantagem em relação ao masculino: ainda se observa acentuada desigualdade salarial entre os sexos, segregação ocupacional e desvalorização cultural do trabalho feminino, dupla jornada de trabalho, taxas de desemprego proporcionalmente maiores para as mulheres, discriminações quanto aos direitos sociais e trabalhistas e aumento da presença feminina em ocupações precárias. Assim, é relevante analisar as transformações do mercado de trabalho também sob o olhar das relações de gênero.
METODOLOGIA:
Esta foi uma pesquisa de campo de metodologia qualitativa, na forma de estudo de caso. Foram realizadas entrevistas individuais abertas com mulheres trabalhadoras do setor de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços buscando apreender seus movimentos nos processos de escolha desta profissão, os sentidos atribuídos aos trabalhos cotidianos, bem como os projetos futuros por elas engendrados. O método de análise foi progressivo-regressivo, baseado na teoria sartreana, buscando destacar a objetivação das subjetividades nos sentidos vertical – contemplando a singularidade na intersecção com a coletividade – e horizontal – levando em consideração as dimensões de passado, presente e futuro, numa perspectiva histórico-dialética. A dialética entre objetivação e subjetivação é o processo que caracteriza o gênero humano e cada sujeito particular, assim, esta análise procurou captar nas falas ou em outras formas de objetivação destes sujeitos, delimitada pela abordagem teórico-metodológica aqui utilizada, o caráter multidimensional dos fenômenos e os diferentes sentidos das experiências vividas, buscando a compreensão entre o indivíduo e seu contexto. Foram delimitadas quatro categorias de análise: (1) A gênese da escolha desta profissão; (2) O cotidiano do trabalho de limpeza e conservação: sentidos vivenciados; (3) O cotidiano do trabalho doméstico; e (4) Como e o quê o sujeito projeta no seu futuro, no trabalho e fora dele.
RESULTADOS:
A análise das entrevistas demonstrou que a gênese da escolha desta ocupação foi motivada pela necessidade econômica aliada à baixa escolaridade. As entrevistadas narraram que iniciar neste trabalho foi uma “falta de opção” e algumas associaram sua realização à vergonha e a sentimentos depreciativos e inferiorizantes. O cotidiano do trabalho foi narrado como fisicamente cansativo, financeiramente mal remunerado e socialmente não-reconhecido e desvalorizado. O trabalho demonstrou ser importante e central na vida destas mulheres, principalmente por suprir ou auxiliar no sustento da família e por propiciar contatos sociais extradomésticos, mas algumas características das relações estabelecidas em seu bojo o tornam fonte de insatisfação e sofrimento psíquico, gerando, de maneira geral, grande descontentamento com a atividade laboral. Além do trabalho remunerado, o serviço doméstico também é cotidianamente realizado, configurando dupla jornada de trabalho, gerando sobrecarga e cansaço. Este foi descrito como “fatalidade” – conseqüência do fato de “ser mulher”, repetitivo, interminável e, sobretudo, “heróico” – valorizando a dignidade da submissão e abnegação daquela que o exerce. Quanto à dimensão de futuro, esta profissão foi significada pelas entrevistadas como pouco atrativa e a mudança de emprego, na maioria dos casos, fica na expectativa de surgir outra possibilidade de inserção profissional.
CONCLUSÕES:
A relação dos sujeitos com as coisas, com a natureza e com o trabalho precisa ser resgatada, pois ele é esta relação. Assim, todo sujeito é o seu trabalho, ou seja, a possibilidade de transformar o mundo, de criar, de se fazer subjetividade objetivada. O trabalho transcende a atividade realizada, pois está permeado pelo corpo e pela subjetividade do/a trabalhador/a, desta forma participa ativamente da construção da psique humana, pois cada sujeito se constitui pelo seu fazer e pela concepção que tem a respeito dele. Nas entrevistas realizadas destacaram-se aspectos desvalorizantes vinculados à profissão de limpeza e conservação: esta foi descrita como não-reconhecida, mal remunerada, desqualificada, socialmente desprestigiada, “coisa sofrida” e cansativa, para a qual são dirigidos olhares depreciativos e humilhantes. Estes aspectos negativos surgiram com grande intensidade e emotividade nas narrativas. A maioria das entrevistadas não foi capaz de falar de sentimentos de prazer ou de realização pessoal associados à atividade e poucas conseguiram perceber sua importância intrínseca, ou seja, seu valor social. A positividade do trabalho está no sentido de “ser trabalhadora”, ou seja, de possuir um emprego formal amparado pela legislação trabalhista e deste ser fonte do sustento familiar - algumas vezes a única - e, também, pelo emprego propiciar contatos sociais extradomésticos amistosos com os colegas de profissão.
Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: TRABALHO; GÊNERO; SENTIDOS DO TRABALHO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006