IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
USO DE DISTRIBUIÇÕES ESTATÍSTICAS NO TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Cláudio S. Sartori 1, 2
Edjar M. Telles 3
(1. Faculdade de Tecnologia de Sorocaba – FATEC; 2. Centro Universitário N. Senhora do Patrocínio CEUNSP; 3. Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP)
INTRODUÇÃO:

Atualmente é imprescindível o uso da informática no auxílio de cálculos e tratamento estatístico de dados experimentais, pela agilidade na obtenção dos parâmetros de estudo, possibilitando interpretações qualificadas.

Os parâmetros estatísticos necessários, por exemplo: médias, desvios padrões e outros; intervalos de confiança para a média (utilizando distribuições estatísticas) juntamente com as propagações de incertas nas operações e análise gráfica, são objetos fundamentais para a interpretação e apresentação desses dados.

Os parâmetros são obtidos por programa computacional desenvolvido e os dados analisados nesse trabalho são as medidas de freqüência de radiação no infravermelho com uso de Laser de CO2.
METODOLOGIA:

O programa foi elaborado na linguagem Object Pascal sob a plataforma Delphi (®Borland). Elaboraram-se rotinas de cálculos de intervalos de confiança para diferentes distribuições estatísticas de um dado nível de significância fornecido pelo usuário, possibilitando sua comparação com dados da literatura.

Os resultados obtidos podem ser analisados mediante:

Um estudo comparativo entre diferentes amostragens, construindo a distribuição amostral das médias;

A separação dos dados em intervalos pré-determinados e a contagem destes em cada um dos intervalos, objetivando sua comparação com distribuições estatísticas e construção de intervalos de confiança para a média.

RESULTADOS:

Os dados obtidos para a média de 68 dados inseridos para a freqüência de um laser de CO2 foram de 1010,0008 (MHz) com desvio padrão populacional de 0,0191 (MHz). Os dados foram separados em classes e contados dentro da amplitude de cada intervalo, construindo os histogramas que representam: a contagem dos dados em cada classe e sua contagem relativa. O percentual relativo dos dados foi comparado com a distribuição gaussiana.

CONCLUSÕES:

Uma das possibilidades de analisar dados pelo programa é a de construir a distribuição de dados em um número de classes definida pelo usuário e a comparação com distribuições estatísticas.

A construção de intervalos de confiança para a média, usando distribuições estatísticas, pode ser feita para comparação dos dados escolhidos com a média da distribuição feita para outros conjuntos de dados. Os gráficos são elaborados em ambiente comum permitindo a imediata visualização dos resultados obtidos.
Instituição de fomento: FATEC Sorocaba
 
Palavras-chave: dados experimentais; distribuições estatísticas; programação orientada a objetos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006