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D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 10. Odontologia

PROMOÇÃO DE SAÚDE: PERCEPÇÃO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE – PB

Joaquina Araújo Amorim  1
Vanda Sanderana Macêdo Carneiro 1
Ermano Batista da Costa 1
Fabiana Maria Barbosa de Souza 1
(1. Universidade Estadual da Paraíba)
INTRODUÇÃO:

A carta de Ottawa define promoção de saúde como conjunto de ações voltadas para prevenção de doenças e riscos individuais, considerando a influência de aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais sobre as condições de vida e saúde. Promoção de saúde significa então a construção de políticas públicas saudáveis, por meio de: criação de ambientes suportivos, fortalecimento da ação comunitária, desenvolvimento de habilidades de autocontrole e autonomia pessoal, e reorientação de serviços de saúde (WHO, 1986). A reorientação da saúde se dá movendo-se o papel do setor de saúde no sentido da promoção, tornando necessário que políticas públicas saudáveis sejam colocadas na agenda dos formuladores de políticas (RABELLO,2004). Para intervenção efetiva na Odontologia, necessita-se que os Cirurgiões Dentistas tenham conhecimento sobre promoção de saúde, para que as ações sejam aplicadas, consolidadas e ampliadas para toda população. O Cirurgião Dentista deve perceber que é multiplicador da promoção de saúde, não apenas com ações profiláticas ou reabilitadoras, mas também mostrando como o meio em que a população vive vem intervir na saúde, e como aquela deve agir para exigir o direito à saúde. Considerando a Odontologia como parte integrante para efetivação da proposta de mudanças na Promoção de Saúde, buscou-se avaliar a percepção dos Cirurgiões Dentistas sobre Promoção de Saúde Bucal.

METODOLOGIA:

É um estudo quantiqualitativo, descritivo e transversal. O universo foi constituído por Cirurgiões Dentistas (119) da rede pública de Campina Grande que atuavam na Atenção Básica. A amostra foi de 23 Cirurgiões Dentistas que corresponde a 19,33% do universo, escolhidos aleatoriamente através de sorteio nos seis distritos sanitários da área urbana de Campina Grande. Utilizamos como instrumento de pesquisa um formulário com perguntas objetivas e subjetivas, as quais eram respondidas pelos Cirurgiões Dentistas. A pesquisa obedeceu todos os procedimentos e exigências que envolvem a resolução do Conselho Nacional de Ética de número 196/96. As principais variáveis estudadas foram: Dados sociodemográficos, de qualificação e a percepção sobre Promoção de Saúde.

RESULTADOS:
Dos 23 participantes da pesquisa, a maioria (82,6%) tinham entre 41-60 anos; 82,6% participaram de encontros técnico-científicos nos últimos dois anos; a maioria (86,9%) dos CDs concluíram o curso de graduação nas décadas de 70 e 80, 56,5% em universidades públicas; quanto a titulação, 39,1% tinham especialização, e apenas 17,4% tinham curso de mestrado. Em relação ao conhecimento sobre os documentos básicos de Promoção de Saúde, apenas 8,7% tinham lido ou participado de discussões sobre a Carta de Ottawa, e 4,3% tinham conhecimento da Carta de Alma-Ata, das Declarações de Bogotá e de Adelaide. Quando foi perguntado aos profissionais sobre qual a sua percepção em relação à Promoção de Saúde, observou-se que 65,2% conceituaram de forma errônea a Promoção de Saúde, e 47,8% tinham um entendimento preventivista. Já em relação ao conceito de Promoção de Saúde Bucal, houve grande maioria que o vinculasse à prevenção em saúde bucal (73,9%), havendo os que associaram além da prevenção, a reabilitação bucal (26%). 60,8% dos Cirurgiões Dentistas realizam ações educativas, sendo a mais freqüente a Palestra (47,8%); 30,4% afirmaram realizar ações de Promoção diariamente, o que deve ser considerado com ressalvas já que destes 57,1% conceituaram erroneamente a Promoção de Saúde.
CONCLUSÕES:

Podemos concluir que ainda há uma grande percentagem de Cirurgiões Dentistas que não desempenham ações de Promoção de Saúde na sua atividade cotidiana, e a percepção sobre Promoção de Saúde ainda é muito vinculada a de ações de Prevenção pelos profissionais, devendo estes serem capacitados a discernir estes dois pilares da Odontologia, Promoção e Prevenção.

Instituição de fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Promoção de Saúde; Condutas na prática dos Dentistas; Odontologia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006