IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 4. Materiais Odontológicos

Adesão entre o ionômero de vidro e a resina composta (técnica de sanduíche imediata) utilizando a técnica de condicionamento tradicional e um adesivo auto-condicionante: avaliação através de teste de cisalhamento

Breno Pereira Pinheiro 1
César Perez 1
Andréa Melo 1
Thais da Matta 1
Beatriz Furtado 1
Juliana Manso 1
(1. Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:

O uso combinado do cimento de ionômero de vidro (CIV) e da resina composta se apresenta como uma opção conservadora e adequada para a odontologia restauradora e preventiva. No entanto, apesar de ter sido desenvolvida desde a década de 80, persistem controvérsias quanto à metodologia mais adequada para o condicionamento do cimento de ionômero de vidro convencional e a posterior adesão da resina composta. Protocolos inadequados podem levar a falhas que podem comprometer a restauração pela sensibilidade do ionômero após a inserção. Sendo uma opção restauradora comum em todos os níveis de odontologia, desde a clínica particular até a saúde pública, é muito importante que uma metodologia simples e com melhores resultados seja estabelecida. Neste trabalho comparou-se a resistência da adesão frente a um teste por cisalhamento utilizando-se a técnica imediata convencional (com ataque ácido e lavagem sobre o ionômero após presa inicial) e com um adesivo auto-condicionante.

METODOLOGIA:

10 corpos de prova de cada grupo diferente foram realizados, compreendendo os seguintes grupos: G1: condicionamento ácido por 15 segundos imediatamente após presa inicial do CIV, e aplicação de adesivo, G2: aplicação de adesivo auto-condicionante imediatamente após presa inicial do CIV. Os corpos de prova cilíndricos de resina de 3.0 mm de diâmetro por 5.0 mm de altura foram feitos a partir de uma matriz bipartida de teflon e inseridos sobre o ionômero pré-tratado (condicionado e com adesivo aplicado). O CIV convencional para restauração foi inserido em cavidades retentivas pré-estabelecidas em blocos de resina acrílica. Após 1 semana em água destilada, os corpos foram levados a uma máquina de ensaios EMIC e submetidas a teste de cisalhamento. Os resultados expressos em MPa, foram analisados estatisticamente (testes ANOVA e Tuckey) e o tipo de fratura (se coesiva ou adesiva) analisada em microscópio esterioscópico.

RESULTADOS:

As médias dos resultados expressos em MPa foram G1 (tradicional) = (5,8890±1,6407) e G2 (auto-condicionante) = (8,2020±0,9767). Houve diferença estatística entre os grupos teste ANOVA (p<0.05) e de Tukey (p<0.05). Em ambos os grupos 8 dos 10 corpos de prova fraturaram coesivamente no CIV.

CONCLUSÕES:

A utilização de adesivo auto-condicionante apresentou resultados melhores de adesão frente a um teste de cisalhamento em relação à técnica imediata tradicional.

 
Palavras-chave: técnica do sanduíche; ionômero de vidro; resina composta .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006