IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior

DOCÊNCIA SUPERIOR: DESAFIOS À AÇÃO EDUCATIVA NA UNIVERSIDADE

Salete de Fátima Noro Cordeiro 1
Mara Rita Duarte de Oliveira 1
(1. UNIVESIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS SUL E SUDESTE DO PARÁ- MARABÁ)
INTRODUÇÃO:

Os cursos de licenciatura do Campus Universitário Sul e Sudeste do Pará (CSSP) passaram por significativas mudanças em seus projetos pedagógicos: a matrizes curriculares foram discutidas, reformuladas e reescritas com a identidade dos sujeitos locais. Entretanto, sabemos que o projeto pedagógico de um curso não se sustenta apenas pelos pressupostos teóricos e filosóficos ou por uma proposta curricular inovadora, mas por uma ação docente que esteja à frente de um projeto de formação de educadores.Diante das transformações e mudanças no campo dos saberes acadêmicos, do mundo do conhecimento e da tecnologia, surgem algumas questões norteadoras que nossa pesquisa tenta responder: quem são os docentes que atuam nos cursos de licenciatura do CSSP e traçar o seu perfil, entre outras questões que são centrais  no desenvolvimento de um projeto pedagógico para um curso de licenciatura da universidade pública. Em decorrência destes questionamentos o objetivo principal foi analisar a atuação docente dos cursos de licenciatura, possibilitando momentos de avaliação dos projetos pedagógicos e da relação entre pesquisa e ensino na reconstrução de novas práticas educativas da docência no ensino superior.

METODOLOGIA:

Para atingir nossos objetivos, lançamos mão da pesquisa qualitativa  onde acompanhamos o trabalho docente através de instrumentos baseados na etnografia; de relatórios acadêmicos e estatísticos , análise dos planos de curso e planejamento das disciplinas curriculares, além de realizar encontros  de formação com bolsistas , orientadores e coordenadores do projeto. Foram realizadas socializações do projeto para os professores dos cursos de licenciatura; sessões semanais de estudos sobre a docência no ensino superior e outras atividades com docentes para discussão das dificuldades e perspectivas da docência na universidade. Fizeram parte da amostra vinte e dois professores efetivos dos cursos de licenciatura os quais participaram através de entrevistas ou questionários.

RESULTADOS:

Como resultados, podemos destacar que as principais dificuldades encontradas pelos professores refere-se à estrutura física inadequadas para realizar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão nos cursos de licenciatura, que interferem diretamente na qualidade do processo educativo, além de dificultar o processo de trabalho compartilhado e coletivo nos cursos de graduação. No que se refere às questões de estrutura física e acadêmica, destacam o acervo bibliográfico que apareceu como um dos principais problemas do trabalho docente. Segundo a fala dos professores é um dos principais problemas do trabalho docente, pois a falta de bibliografia atualizada para os cursos de graduação, ocasiona um sério problema na formação do acadêmico, visto que sem esse recurso ficam impossibilitados de realizar produções acadêmicas de qualidade, o que implica diretamente na qualidade das aulas e na produção de pesquisa. A maioria dos professores responderam  a questão da falta de oportunidade  para aperfeiçoamento profissional, o que reflete na docência do ensino superior. A maioria dos entrevistados afirma que o fato de ainda não haver um projeto pedagógico com a identidade do curso de licenciatura do CSSP, ou seja, da própria região em que tais cursos se situam, dificulta a formação dos graduandos voltados para questões regionais e com qualidade exigida pelo trabalho docente na educação básica.

CONCLUSÕES:

Diante dos resultados coletados e da análise das falas e entrevistas e da própria observação dos investigadores podemos dizer que em Universidade Periféricas  como as nossas, com parcos recursos é muito difícil investimentos em programas e projetos de formação docente.Nas falas do professores identificamos a necessidade de aperfeiçoamento em sua formação para que o processo educativo  seja de qualidade. A formação do professor de licenciatura deve dar conta do trabalho docente e pedagógico, articulando ensino, pesquisa e extensão na formação dos licenciados. Sabemos que a qualificação docente é fundamental para que o processo educativo seja qualificado. Assim, os professores devem desenvolver formas educativas ancoradas em uma sólida ética profissional e humanística.

Instituição de fomento: UFPA- PROINT
 
Palavras-chave: Docência; Universidade; Educação.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006