IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROJETO RIO MORNO
Fernanda Cristina Vieira Buarque de Amorim 1
(1. Unidade de Tecnologia e Cidadania Sítio Trindade - Prefeitura do Recife)
INTRODUÇÃO:

O Projeto Rio Morno é um projeto de educação ambiental realizado na Escola Municipal Ricardo Gama, Recife, Pernambuco, com uso da informática na educação. Participaram do projeto 126 alunos, de 1ª a 4ª séries e 5 professores, além da comunidade, a ONG Trapeiros de Emaús e os agentes de saúde ambiental.

A importância do projeto deve-se a utilização do meio onde vive o aluno como situação de aprendizagem, promovendo o engajamento das escolas com o seu entorno. Constitui-se em um estudo sobre os problemas ambientais da localidade, focando a degradação do rio Morno, desenvolvendo conceitos que promovam a conservação integrada e a sustentabilidade urbana. O rio Morno é o principal afluente do Beberibe e se encontra bastante degradado pela forma como vem sendo utilizado pela população, que deposita no seu leito o lixo e o esgoto, além de aterrar suas margens para construção de barracos. O desinteresse da comunidade para com tão importante recurso justifica a relevância do Projeto, que tem como objetivo a valorização do rio através do resgate histórico das condições do patrimônio natural. Além de despertar a consciência ecológica, a cidadania e o protagonismo juvenil, associados a interdisciplinaridade, a gestão ambiental e a inclusão digital. Nesse sentido, o projeto busca através das atividades propostas uma mudança de comportamento contribuindo para a promoção social e a preservação ambiental, tendo em vista a recuperação do rio Morno.

 

 

 

METODOLOGIA:

O projeto foi apresentado aos professores, sendo discutido os problemas ambientais da localidade, as questões pedagógicas, a interdisciplinaridade, as atividades, os conteúdos, e o cronograma.

Em seguida o projeto foi apresentado aos alunos, estes responderam a treze perguntas do pré-teste sobre o rio Morno, para avaliar o conhecimento prévio. O projeto foi apresentado à comunidade através de passeata, onde os alunos e professores da escola saíram às ruas com faixas, panfletos e carro de som. Foram realizadas aulas de campo para observar o rio e os problemas da comunidade. Na escola os alunos analisaram e discutiram o ambiente observado. As atividades foram registradas em relatório, redação, poesia, desenho, música e jornal. No laboratório de informática os alunos pesquisaram na internet e usaram os diversos programas para a realização das atividades. Os alunos entrevistaram antigos moradores para resgatar o passado do rio e sua importância para comunidade. Enquête e feira de conhecimento foram realizadas tratando os temas água, lixo e rio Morno. A comunidade participou de várias reuniões, onde foram discutidos os problemas do rio Morno e as alternativas de solução, foram também apresentados vídeos educativos, teatro, palestras com a finalidade de estimular a coleta seletiva. Durante o projeto foi implantada a coleta seletiva na escola. No final do projeto foi aplicado o pós-teste, com as mesmas questões do pré-teste para avaliar a evolução conceitual do aluno sobre o estudo.

RESULTADOS:

A análise comparativa dos percentuais numéricos do pós e pré-teste demonstram os seguintes resultados: No pré-teste 56% dos alunos responderam que o rio Morno é importante e 35% um problema, no pós-teste 84% consideraram-no importante e 16% um problema, revelando que houve uma maior valorização do Rio. A constatação do uso do rio como destino final do esgoto e do lixo do bairro, por 90% dos alunos no pós-teste e a não aceitação desta condição por 100% deles, demonstra uma evolução conceitual a respeito do uso dos recursos hídricos e as causas de sua degradação. Como soluções para o lixo, 90% escolheram a coleta seletiva/reciclagem, contra 50% no pré-teste. Para as águas servidas no pós-teste o tratamento do esgoto foi a solução escolhida por 88% dos alunos, contra 59% no pré-teste. A escassez de água antes era observada por 48% dos alunos, depois o percentual passou para 82%. Sobre a participação dos alunos na recuperação do Rio tanto no pré como no pós-teste houve uma elevada aceitação, no pré-teste 93% responderam sim, 5% não e 2% não sabiam, no pós-teste 98% responderam sim e apenas 2% não sabiam, o que representa já no pré-teste um elevado grau de comprometimento com a recuperação do rio Morno. Quanto à didática utilizada, 90% dos professores e alunos consideram que a abordagem dos problemas ambientais, partindo do local onde vive é mais interessante e 95% consideraram motivador associar a aprendizagem o uso da tecnologia.

 

CONCLUSÕES:

 

Foram gerados vários conhecimentos relativos ao rio e ao ambiente do entorno da escola (Geografia, História, Biologia, ecologia).

Os alunos produziram diferentes gêneros textuais: relato histórico, mensagens das faixas para a passeata, notícias, reportagens e entrevistas para o jornal, poesia e música.

A cooperação e o envolvimento de professores, alunos, coordenadora e diretor na elaboração e execução das atividades, foi fator decisivo para o sucesso do projeto.

A aprendizagem tornou-se mais significativa, pois utilizamos o ambiente em que vive o aluno como sala de aula, e nos inteiramos das possibilidades que ele nos oferece para a aprendizagem.

Os resultados são revelados na aprendizagem dos alunos e na satisfação dos professores. Quando se compara o pré e pós-teste são observadas mudanças conceituais, com respeito a valorização do rio e os cuidados para sua preservação.

O projeto proporcionou um olhar crítico sobre os problemas vividos pelos alunos ao voltar-se para a realidade local, motivando o protagonismo juvenil, a cidadania e a formação de uma consciência ambiental.

O envolvimento de todos através da participação nas atividades demonstrou a formação de um sentimento de preservação ao meio ambiente.

A utilização do laboratório de informática foi uma excelente ferramenta de aprendizagem, contribuindo para o conhecimento, estimulando a participação dos estudantes nas atividades pedagógicas e nas pesquisas, melhorando a produção textual, a ortografia e a relação interpessoal.

 

 
Palavras-chave: Educação ambiental; protagonismo juvenil; interdisciplinaridade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006