IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 8. Comunicação
A nova face do carnaval em Aracaju: tradição x lucro com o “Rasgadinho de Seu Leopoldo”.
Rebeca Teixeira Marques 1
Marivone Vieira 1
Luciana Renata Santos de Santana  1
Beatriz Colucci 1
(1. Universidade Tiradentes/ Unit)
INTRODUÇÃO:

O carnaval é a principal manifestação cultural do país. Esse folguedo permite compreender a formação histórica e social do país, já que é um dos principais responsáveis pela identificação do Brasil no exterior. Em Aracaju, as instâncias carnavalescas, tão importantes para a identificação nacional, ficaram esquecidas por muito tempo. Até em âmbito acadêmico pode-se verificar falta de bibliografias significantes sobre o carnaval de Sergipe.

 

No ano de 2006, talvez pelo sucesso do carnaval no município de Neópolis, voltado em salientar as raízes da folia familiar do “mela-mela”, alguns bairros da capital reavivaram os Rasgadinhos, pequenos blocos de bairro surgidos no início dos anos 1900 e que fizeram muito sucesso em Sergipe nos anos 60 e 70 do século XX. O mais conhecido deles, O Rasgadinho de Seu Leopoldo, surgiu em Aracaju no ano de 1960, inspirado nos famosos ‘zé pereiras’.

 

Visando transmitir mais informações sobre as ações populares, esse trabalho vem mostrar a importância do Rasgadinho de Seu Leopoldo para a história do carnaval hoje, pois a manifestação foi realizada sem qualquer tipo de patrocínio ou auxílio financeiro de instituições públicas ou particulares durante doze anos. Em seus últimos anos, o bloco conseguiu reunir duas mil pessoas interessadas em ‘brincar o carnaval’, dando, também, oportunidade de externar, em cartazes e placas, os anseios e alegrias dos moradores do bairro, assim como o Zé Pereira o fazia no Brasil do final do século XIX.

METODOLOGIA:

Foi utilizada a técnica da História Oral para que o fenômeno em questão fosse explicado com o auxílio das lembranças dos depoentes envolvidos no evento. Para tanto, diversas entrevistas foram realizadas com o auxílio de gravador e filmadora digital. 

 

Na segunda etapa da pesquisa foram recolhidas fotografias referentes ao Rasgadinho de Seu Leopoldo. Efetuou-se, a partir daí, análise detalhada do conteúdo histórico apresentado nas fotografias. As fotografias selecionadas para integrar a pesquisa foram apresentadas como um todo a cada depoente anteriormente entrevistado, para que a memória dos mesmos fosse acionada, o que os ajudou a identificar novos aspectos estéticos, assim como depoentes não identificados, ou mencionados anteriormente.

 

Por último, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e o levantamento de dados sobre o bairro Suissa, em Aracaju, no período em que foi realizada a manifestação, de 1960 a 1972. Além disso, foram pesquisadas as músicas que se tornaram enredo da manifestação carnavalesca.

RESULTADOS:

Observou-se que a trajetória do Rasgadinho é exaustivamente comentada entre os moradores do bairro Suíssa, de faixa etária entre 50 e 80 anos. Poucos possuíam condições financeiras para solicitar o registro fotográfico de suas participações na manifestação e as grandes coberturas jornalísticas nunca tomaram a manifestação como pauta significativa a ser registrada. Os adultos guardam as mais marcantes lembranças carnavalescas da infância, enquanto incorporam a seus relatos as informações que lhe foram passadas pelos mais idosos; uma colcha de retalhos. 

 

Esse fator é diretamente responsável pelo interesse atual no reavivamento desse tipo de manifestação carnavalesca. No entanto, hoje, a realização do evento é feita por moradores dos bairros com patrocínio de empresas privadas e de políticos, que vêem na folia gratuita uma maneira de divulgar seus interesses.     

CONCLUSÕES:

O estudo permitiu constatar que as manifestações populares criadas com base no Rasgadinho de Seu Leopoldo alteraram essencialmente o objetivo da brincadeira popular. Se antes a manifestação não visava lucros, hoje ela é um joguete da sociedade de consumo, onde a cultura passou a vigorar em segundo plano. O resgate dos Rasgadinhos na capital sergipana agora estão sendo realizados por conta de interesses políticos e de instituições privadas, acompanhando o cenário brasileiro na atualidade.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Carnaval; Aracaju; História Oral.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006