IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UTILIZANDO O XADREZ

Idelmar André Zanella 1
Renata Camacho Bezerra 1
(1. Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu)
INTRODUÇÃO:

O anseio por uma educação mais consistente e qualitativa que possa ser responsável e capaz de formar cidadãos seguros de seus conhecimentos, gerando amparo intelectual para enfrentar os mais diversos desafios da existência, dentro dos contextos sociais, econômicos e culturais do nosso país nos levou a pesquisar alternativas metodológicas que pudessem melhorar a formação do futuro professor de Matemática e que facilitasse o processo de ensino e aprendizagem da mesma. Em resposta a estes anseios elencados surgiu a idéia de se utilizar o Xadrez. Para isso confeccionamos uma apostila de Xadrez como material de apoio para a realização de um curso para acadêmicos de Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, possibilitando a estes futuros professores o uso de estratégias e metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Nosso objetivo foi identificar alternativas metodológicas que o futuro professor acredita ser importante para sua formação e a partir disso elaborar um curso sobre a mesma.

METODOLOGIA:

A pesquisa vem sendo realizada com alunos do Curso de Matemática e após ser identificado que o Xadrez é considerado uma alternativa metodológica optou-se por realizar um curso no Parque Tecnológico Itaipu - PTI sob a coordenação e execução do Laboratório de Ensino de Matemática, no período de Março a Maio deste ano, com aulas uma vez por semana totalizando vinte horas de carga horária. Cada participante receberá como material didático uma apostila que abordará os seguintes conteúdos: histórico do Xadrez; introdução ao tabuleiro e as peças; notação algébrica; regras do jogo; xeque e xeque-mate; afogamento; roque; en passant; promoção e exercícios. Nosso objetivo foi ordenar os conteúdos de forma simples, objetiva e compreensível, para que o leitor tenha de imediato a familiarização com o lúdico, trazendo sempre após a introdução teórica dos conteúdos ilustrações facilitando o aprendizado. O foco das aulas será o dinamismo entre a relação mútua da teoria com a prática, ou seja, o aluno mostrará em realização de partidas aquilo que aprendeu em sala e através de entrevista identificaremos qual sua percepção do trabalho realizado e expectativas para implantar a metodologia em sala de aula.

RESULTADOS:

Como resultados até o momento temos que muitos acreditam que o jogo de xadrez desenvolve o raciocínio lógico, a autonomia e autoconfiança nas decisões a serem tomadas; equilíbrio emocional; concentração; espírito de liderança; respeitar regras e outros inúmeros benefícios. Após aprenderem a utilizar o jogo esperamos que este recurso metodológico (Jogo de Xadrez) seja utilizado em sala de aula através de projetos e do estágio e que possamos averiguar ou não as qualidades que o senso comum atribuem ao mesmo.

CONCLUSÕES:

Assim a perspectiva com a realização deste trabalho, é identificar as idéias dos futuros professores de matemática quanto as alternativas metodológicas para o ensino da Matemática e possibilitar para o nosso futuro professor de Matemática uma ferramenta que possa auxiliar na sua formação, ao passo que este ao entrar no mercado de trabalho, possa utilizar essa proposta como uma forma de sanar as dificuldades do ensino, tornando-o mais qualificado. Esperamos também, que nossos futuros docentes de Matemática possam se beneficiar diretamente dentro da universidade, ou seja, aumentando a capacidade no desempenho acadêmico tendo por conseqüência direta a evolução no desenvolvimento cognitivo; e ao saírem do ambiente universitário levem essa sugestão metodológica de ensino da Matemática para as escolas fazendo com que nossa educação possa iniciar o processo de revitalização deixando de vez as deficiências notórias que vem enfrentando há anos, tornando-a consistente e qualitativa, contribuindo diretamente na evolução da responsabilidade e compromisso social que um educador possui para com esta nação. Para que esses desejos se concretizem, é necessário que nossas universidades desempenhem uma política que revitalize a formação de docentes, introduzindo as estes novas técnicas e estratégias de ensino, fazendo deles profissionais mais dinâmicos, quebrando a monotonia ortodoxa do sistema educacional de ensino deste país.

 
Palavras-chave: Xadrez; Matemática; Formação de Professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006