IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento

Análise da expressão dos genes Oprm1, Oprk1 e Oprd1 por meio de real time rt-pcr na PAG de ratas adultaS primíparas e multíparas

Elizabeth Teodorov 1
Amanda Ribeiro de Oliveira 1
Luciano Freitas Felicio 1
(1. Departamento de Patologia – Fac. de Medicina Veterinária e Zootecnia – USP)
INTRODUÇÃO:
Muitos trabalhos têm mostrado que os níveis de transcritos para os receptores opióides caem proporcionalmente ao número de gestações dos animais. Assim, foi verificada a expressão de Oprm1, Oprd1 e Oprk1 na substância cinzenta periaquedutal (PAG) em ratas com 1, 3 ou 5 gestações, comparando-as com ratas virgens, obtendo-se dados moleculares correlacionados à experiência reprodutiva.
METODOLOGIA:
Foram utilizadas 21 ratas adultas com aproximadamente 90 dias de idade e 200 gramas de peso corporal, divididas em 3 grupos iguais. Esses animais foram pareados com ratos sexualmente experientes Nas ratas do grupo multíparas, o dia do parto foi considerado o dia zero de gestação, e realizado a análise macroscópica dos filhotes, contagem da ninhada e padronização, sendo respeitado o período de lactação e após o desmame foram novamente pareadas com ratos sexualmente experientes. As mães foram previamente anestesiadas, decapitadas, a região de interesse retirada para obtenção do RNA total do grupo prímíparas (1 gestação) e do grupo multíparas (3 ou 5 gestações), bem como do grupo branco (ratas virgnes). A seguir foram feitos os ensaios de transcrição reversa para análise da expressão dos genes Oprm1, Oprk1 e Oprd1 dos receptores opióides m, k e d por Real Time-PCR.
RESULTADOS:
A análise estatística demonstrou que a expressão dos genes Oprm1 e Oprk1 mostrou-se significantemente elevada em ratas com 5 gestações quando comparadas àquelas com 3 gestações (p < 0,001 e p < 0,001 ) e com as primíparas (p  < 0,05 e p < 0,01). Uma comparação entre todos os genes mostrou aumento significante da expressão de Oprk1 em multíparas com 5 gestações (p < 0,01), seguido por um aumento menos significante de Oprm1(P < 0,05). Além disso, pode-se observar uma queda acentuada da expressão de Oprd1 em ratas com 5 gestações (p < 0,001), enquanto que para demais genes não observou-se alteração em relação à expressão gênica correlacionada à experiência reprodutiva.
CONCLUSÕES:
A experiência reprodutiva expressa por 5 gestações promove aumento significativo nos genes Oprm1 e Oprk1 que codificam para os receptores m e k respectivamente na PAG.
Instituição de fomento: CNPq e FAPESP
 
Palavras-chave: experiência reprodutiva; expressão gênica; substância cinzenta periaquedutal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006