IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CONTRIBUIÇÃO À DISCUSSÃO SOBRE O ACESSO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA À UNIVERSIDADE: UTILIZAÇÃO DE ARTETERAPIA PARA DIMINUIÇÃO DE ESTRESSE EM ESTUDANTES DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO OFICINA DO SABER (UFF/RJ)
Maria de Fatima Laranjeira 1
(1. Projeto Oficina do Saber - UFF/RJ)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo acrescentar novos elementos à discussão do acesso de jovens de comunidades carentes à universidade. Foi realizada uma pesquisa com alunos de um curso pré-vestibular comunitário na qual foram constatados índices de estresse próximo aos 80% e, numa segunda etapa, observou-se como a aplicação de um trabalho de arteterapia pôde reduzir tais índices em um grupo destes alunos. Estes jovens constituem uma população muito suscetível às pressões da vida, o que pode gerar graves problemas físicos e psicológicos, inclusive sobre seu aprendizado (perda de memória e concentração). Quando alunos de escolas públicas conseguem ter acesso a um curso pré-vestibular, embora possam vislumbrar a oportunidade de ascensão a uma vida melhor, carregam também, além da insegurança característica da faixa etária, pouco conhecimento acadêmico e a consciência de que terão que se submeter a um processo extremamente competitivo. Isto, somado às pressões sociais e familiares, aumenta consideravelmente seus níveis de estresse e ansiedade. Assim, faz-se necessário questionar quais outros elementos, além dos acadêmicos, podem estar contribuindo para o fracasso escolar e insucesso nos exames vestibulares. Dessa forma é necessário considerar outros tipos de intervenção e, a que foi feita teve como base a arteterapia em grupo, que se mostrou um recurso eficaz e de baixo custo na diminuição dos índices de estresse, além de possibilitar um aumento de motivação e confiança social.

METODOLOGIA:

Amostra: foram realizados dois tipos de pesquisa: uma para verificação de índices de estresse entre o conjunto dos alunos (74 pesquisados) e outra, com um grupo, menor, que apresentou níveis de estresse a partir da primeira investigação (10 sujeitos). Os instrumentos utilizados foram: ‘Inventário de Sintomas de Stress de  Marilda Lipp’ (ISSL) e a arterapia foi realizada com a metodologia da Gestalt-terapia. Ao final, foi reaplicado o ISSL e respondido um questionário para obtenção de dados sobre outros fatores que pudessem ter interferido na vida dos membros do grupo naquele período. Quanto aos procedimentos houve a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foram aplicados os testes e feita a correção de acordo com o Manual do ISSL. A partir dos resultados fez-se um convite aberto a todos os alunos que apresentaram índices de estresse a partir do nível II (Fase de Resistência). Na primeira reunião, através do método do Brainstorming, foram verificadas quais as principais questões que os levavam ao estresse para definir os temas a serem trabalhados. Para cada tema houve a utilização de um material diferente. A análise dos índices de estresse foi feita de acordo com o Manual do ISSL. Para melhor visualização dos dados foram utilizados cálculos de percentagem com o único objetivo de poder realizar comparações. A análise do questionário e da reunião final foi feita mediante a técnica de análise do relato verbal por categorias.

RESULTADOS:

Do total de alunos participantes da pesquisa, 78,38% apresentaram sintomas de estresse, com um percentual de 51,72 % de casos em agravamento e 12,07% na fase de quase-exaustão segundo os critérios do ISSL. As mulheres foram as que apresentaram os maiores índices tanto em relação ao número (79,31%) quanto ao grau e casos em agravamento. Após a aplicação do trabalho de arteterapia, dos 10 participantes, houve a eliminação do estresse em 5 casos, a diminuição dos índices em 3 e a permanência ou agravamento em 2, sendo que em ambos os casos o questionário sobre fatores intervenientes no período revelou a ocorrência de problemas graves como mudanças nas condições financeiras da família, uma séria depressão do progenitor com a qual o pesquisado vive e, no outro caso, uma tentativa de suicídio por parte de um membro da família.

CONCLUSÕES:

A importância da obtenção destes dados pode ser analisada a partir de diferentes aspectos. Em se tratando da questão mais geral da sociedade, estes jovens estão submetidos a situações desumanas e sujeitos a sérios problemas biopsicossociais e exclusão social que, cedo ou tarde, terão que ser computados nas tristes estatísticas do país. Por outro lado, uma política educacional séria não pode deixar de observar a existência dos elementos estressores que, de forma geral, podem diminuir a capacidade de aprendizagem ou até impedir a continuidade destes alunos na escola, elementos que não são considerados quando da discussão sobre o fracasso e a evasão escolar e, consequentemente, sem nenhuma política de intervenção adequada.  Outro ponto importante a ser considerado é que existe a possibilidade de que a habilidade de lidar com o estresse e a ansiedade possa se constituir num elemento importante para o sucesso nos exames vestibulares, talvez tanto quanto a habilidade acadêmica ou o conhecimento que possuem para realizar tais provas. Sendo assim, pesquisas  e intervenções que tenham uma visão mais ampla da questão educacional e que sejam eficazes e de baixo custo são necessárias. Neste caso,  a arteterapia mostrou-se uma ferramenta útil na diminuição ou até na eliminação de casos de estresse, porém, mais que isso, pôde auxiliar estes jovens no sentido de entenderem seus mecanismos de escolhas e decisões, pensar em aspectos relevantes de suas vidas e perceber que são parte de uma sociedade que precisa ser transformada e que eles podem e devem atuar nesta transformação.

 
Palavras-chave: acesso à universidade pública; exclusão social; estresse/arteterapia.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006