IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
MORFOLOGIA TESTICULAR E ESPERMATOGÊNESE DO PACAMÃ Lophiosilurus alexandri STEINDACHNER, 1877 (SILURIFORMES: PSEUDOPIMELODIDAE).
Marcelo Diniz Monteiro de Barros 1
Rodrigo José Guimarães Cruz 1
Renê Eiji Souza Hojo 1
Vanderlei da Conceição Veloso Júnior 2
José Enemir dos Santos 3
(1. Programa de Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados da PUC Minas.; 2. Bolsista Iniciação Científica FIP PUC Minas; 3. Programa Pós-graduação em Zoologia de Vertebrados PUC Minas /Tutor PET-Biologia)
INTRODUÇÃO:

O pacamã pertence à ordem Siluriformes e à família Pseudopimelodidae. Peixes dessa ordem não apresentam escamas sobre o corpo ou, o mesmo é coberto parcial ou totalmente com placas ósseas. Pseudopimelodidae é considerada uma das famílias pouco estudadas entre os catfish Neotropicais de água doce, possui 26 espécies descritas e ocorre apenas na América do Sul. L. alexandri é endêmico da bacia do São Francisco e vive preferencialmente em águas lentas de forma sedentária. Possui corpo achatado dorsoventralmente salpicado de manchas. O acúleo da nadadeira dorsal é curto e forte, o primeiro raio da nadadeira peitoral contém espinhos proeminentes e a nadadeira caudal apresenta raios medianos alongados. O presente estudo apresenta dados acerca da morfologia de testículos e da espermatogênese do pacamã utilizando técnicas anatômicas, morfométricas e de microscopia de luz.

METODOLOGIA:

Utilizaram-se 27 exemplares machos de L. alexandri, capturados trimestralmente no rio Santo Antônio (19o09’11’’S; 42o41’23’’W), Joanésia, Minas Gerais, durante o período de Julho/2004 a Junho/2005, utilizando-se redes de emalhar com tamanhos de malhas de 8 a 16 cm de distância entre nós opostos. Para cada exemplar registrou-se o comprimento total (cm) e o peso corporal (g). Testículos em maturação/maduro foram dissecados, medidos longitudinalmente (cm), pesados (g) e divididos anatomicamente em regiões cranial e caudal. A partir de 20 testículos em maturação/maduro, fixados em formol, foram obtidos, nas duas regiões, o número de franjas e, com auxílio de paquímetro, o comprimento das mesmas. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística.Testículos inteiros e fragmentos das regiões cranial e caudal em maturação/maduro foram fixados em líquido de Bouin por 8 a 12 horas, incluídos em parafina, seccionados com 3 a 5 µm de espessura e corados com hematoxilina-eosina e tricrômico de Gomori. Para detectar carboidratos e proteínas na região caudal dos testículos em maturação/maduro utilizaram-se técnicas histoquímicas clássicas: ácido periódico-Shiff (PAS), Alcian blue (AB) pH 2,5, Alcian blue (AB) pH 0,5 e ninhidrina-Schiff (NS).

RESULTADOS:

Testículos de L. alexandri são órgãos pares, apresentam franjas em toda sua extensão e estabelecem relações anatômicas com a bexiga gasosa e rins dorsalmente e com o intestino ventralmente. A região cranial corresponde aproximadamente a 60% do comprimento e contém 41 a 73 franjas e a região caudal representa 40% e possui 44 a 68 franjas. O comprimento das franjas craniais é 3,70 ± 1,70 mm e o das caudais 0,20 ± 0,10 mm, as quais mostraram diferenças significativas entre as duas regiões. As franjas craniais são espermatogênicas e as caudais espermatogênicas e secretoras. A secreção foi identificada no lume dos túbulos e do ducto espermático comum e ela reagiu positivamente às técnicas de PAS e de NS, indicando presença de glicoproteínas neutras. Histologicamente os testículos apresentam compartimentos tubular e intersticial. A espermatogênese é cística, os cistos ocorrem em toda extensão dos túbulos seminíferos e as células da linhagem espermatogênica têm desenvolvimento sincrônico. Durante a liberação de espermatozóides, os cistos rompem-se, os túbulos seminíferos anastomosam-se e os espermatozóides atingem os ductos espermáticos e o ducto espermático comum, local onde permanecem armazenados até o momento da espermiação. O interstício é constituído de células e fibras do tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e de células de Leydig, as quais foram observadas isoladas ou em grupos. Elas são arredondadas, com citoplasma acidófilo, núcleo vesiculoso e nucléolo proeminente.

CONCLUSÕES:

A organização histológica dos testículos de L. alexandri apresenta regiões cranial espermatogênica e caudal espermatogênica e secretora, padrão diferente da maioria dos teleósteos.

Instituição de fomento: Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) PUC MINAS - Projeto: 2002/07-TLE.
 
Palavras-chave: morfologia; testículos; pacamã.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006