IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo

FATORES DE QUALIDADE DE ÁGUA SUBTERRÂNEA PARA O USO E NA IRRIGAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS PIAUÍ E REAL - SERGIPE/BRASIL

Flávia Dantas Moreira 1
José Bomfim Oliveira Santos Júnior 2
Ronaldo Souza Resende 3
Júlio Roberto Araújo de Amorim 3
(1. Departamento de Geografia, Universidade Federal de Sergipe/DGE-UFS; 2. Departamento de Eng. Agronômica, Universidade Federal de Sergipe/DEA-UFS; 3. Embrapa Tabuleiros Costeiros/EMBRAPA)
INTRODUÇÃO:

A água subterrânea deve ser encarada como uma reserva estratégica primordial para o atendimento das necessidades humanas, complementando a oferta de água superficial e sendo, em algumas regiões do Estado de Sergipe, a única fonte de obtenção desse recurso.

A regionalização das características físico-químicas das águas subterrâneas gera informações que subsidiam o processo de tomada de decisão relacionada à adoção de políticas de utilização do recurso hídrico, ao processo de outorga de água para projetos de irrigação implantados ou em vias de implantação.

O Estado de Sergipe possui uma densidade média de 0,22 poços tubulares profundos perfurados por quilometro quadrado. A bacia hidrográfica dos rios Piauí e Real está localizada na porção centro-sul do estado, com uma área que compreende 6.702,15km². O uso desses poços é destinado predominantemente ao consumo humano e dessedentação animal com perspectivas de utilização para agricultura.

O trabalho consiste na consolidação de um banco de dados georreferenciado, com base em Sistema de Informações Geográficas sobre a qualidade das águas subterrâneas da bacia hidrográfica dos rios Piauí e Real permitindo confeccionar mapas temáticos apresentando a distribuição espacial de parâmetros de qualidade de água.

METODOLOGIA:

Para confecção dos mapas temáticos referentes aos diversos parâmetros de qualidade de água avaliados foram utilizados os bancos de dados existentes no Departamento Estadual de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe – DEHIDRO – e na Superintendência de Recursos Hídricos – SRH, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia – SEPLANTEC, o que equivale a 215 análises físico-químicas de água de poços tubulares profundos, para a bacia hidrográfica do rio Piauí-Real. 

O banco de dados foi, estruturado em planilha do software Excel, sendo os dados importados pelo software Spring e pelo Surfer, para confecção dos mapas de cada variável.

 As variáveis de trabalho utilizadas são aquelas componentes das análises físico-químicas de rotina: Sólidos totais (105°C), Bicarbonatos (expresso em HCO3-), pH, Cloreto, Sódio e RAS. Uma vez que as análises que compõem os bancos de dados foram obtidas em diferentes épocas, a variabilidade temporal de qualidade da água não se constituirá em restrição aos objetivos do trabalho.

RESULTADOS:

Com base nas variáveis analisadas, em relação a bacia hidrográfica dos rios Piauí e Real, os resultados obtidos apresentam as seguintes características.

Em relação ao pH, os dados analisados - 77,21% das amostras apresentam valores entre 6 e 8, resultando em uma situação de águas levemente ácida a levemente alcalina.

Para o conjunto de Sólidos Totais Dissolvidos, a maior faixa percentual é de 60,46 para valores abaixo de 450 mg/l. Este cenário indica uma baixa salinidade, não apresentando a água riscos potenciais de salinização do solo.

Os resultados obtidos a partir do Cloreto, demonstra que 66,05% possui valores compreendidos entre 0 e 4 meq/l, logo o risco de causar toxicidade em folhas de plantas na irrigação por aspersão será baixo.

O Sódio apresenta dados com baixo risco de sodificação, este que é responsável pela capacidade de infiltração da água no solo, fato comprovado em 62,79% das análises, representando a classe de 0 a 3 (meq/l). Embora a predominância de baixos valores de Sódio revelem, também, um baixo risco de utilização dessa águas para irrigação gerando redução da capacidade de infiltração de água no solo, quando se analisa a predominância de 67,91% menor que 3 de baixos valores de RAS, combinando com a predominância baixos valores de SDT (60% menor que 450 mg/l) evidencia-se um nível de risco ligeiro a severo de se ter problemas de infiltração.

No caso do Bicarbonato, 39% está envolvida no intervalo de 0 e 1,5 meq/l, indicando um baixo risco de precipitação de Cálcio ou Magnésio no solo e no sistema de irrigação.
CONCLUSÕES:
Com base nas variáveis analisadas para a bacia hidrográfica do rio Piauí e Real foi constatado um baixo risco potencial da água subterrânea para fins de irrigação tanto no aspecto do solo, como da planta e do sistema.
Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Recursos Hídricos; Banco de Dados; Sistema de Informação Geográfica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006